Artigos / Matérias
Disney anuncia primeira comunidade planejada: Cotino, na Califórnia. Conheça o projeto Storyliving by Disney!
Desenvolver comunidades planejadas é a próxima empreitada da The Walt Disney Company. Introduzir “novos bairros vibrantes” com toda a magia intrínseca à empresa é o conceito por trás do chamado Storyliving by Disney.
Intitulado de Cotino, o primeiro bairro residencial do projeto será construído no Rancho Mirage, na Califórnia, onde o próprio Walt Diney já morou. Ao todo serão 1900 unidades em uma propriedade de 2,5 milhões de metros quadrados – outros locais nos Estados Unidos estão sendo estudados para desenvolvimento no futuro.
Cotino vai agrupar vilas, condomínios e complexos habitacionais em torno de um oásis de 24 acres alimentados pela tecnologia Crystal Lagoons. No local, componentes públicos também serão incorporados: hotéis, distritos de entretenimento, restaurantes, lojas e uma programação robusta, focada no bem-estar dos moradores – a ideia é oferecer o conforto já popular dos grandes resorts da marca. Segundo comunicado, a associação de moradores será administrada por funcionários treinados pela própria Disney. Taxas serão cobradas para o acesso a programas exclusivos – de shows ao vivo a aulas de culinária.
E apesar de ser um produto assinado pela equipe criativa dos Parques Disney, a ideia é que as comunidades tragam experiências únicas e com histórias próprias – algo desconectado do universo do Mickey, mas ainda assim fantástico.
“Por quase 100 anos, a Disney compartilhou histórias que tocaram os corações e mentes das pessoas em todo o mundo”, disse Josh D’Amaro, presidente da Disney Parks, Experiences and Products. “Enquanto nos preparamos para entrar em nosso segundo século, estamos desenvolvendo novas e empolgantes maneiras de levar a magia da Disney para as pessoas onde quer que estejam, expandindo a narrativa para a vivência. Mal podemos esperar para receber os moradores dessas belas e únicas comunidades da Disney, onde eles podem viver suas vidas ao máximo”.
Vale ressaltar que a multinacional estadunidense pretende apenas comercializar os produtos. A Disney não vai construir ou vender casas. Cotino, por exemplo, será desenvolvido pela DMB Development – que tem no currículo empreendimentos de luxo como Silverleaf, em Arizona e o Kukui’ula, no Havaí.
Preços, formas de financiamento e outros detalhes financeiros não foram anunciados. Unidades de aluguel não vão existir.
Leia mais sobre Bairros e Comunidades planejadas:
Novas tecnologias para comunidades planejadas
Marketing para Comunidades Planejadas: insights para resultados mais duradouros
Qual o segredo do sucesso das comunidades planejadas?
Comunidades Planejadas: Soluções urbanas eficientes para a qualidade de vida
5 dicas jurídicas para implantar seu Loteamento e Comunidade Planejada