A ADIT Brasil utiliza cookies para tornar sua experiência online ainda mais incrível e completa! Ao continuar com a gente nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossa Política de Privacidade! Saiba mais
Recusar CookiesAceitar Cookies
Conectar • Fomentar • Desenvolver
  • fale conosco
  • 82 3327-3465
ÁREA DO ASSOCIADO
ADIT Brasil
  • ADIT Brasil
    • Institucional
    • Estrutura Administrativa
    • Associe-se
  • Eventos
    • ADIT Invest
    • COMPLAN
    • Conexão Flórida
    • IMOBTUR
    • ADIT Juris
    • ADIT Arq
    • ADIT Share
  • Agenda
    • 5 de agostoPlano Diretor como estratégia de desenvolvimento urbano
    • 7 e 8 de agosto de 2025Curso: Inteligência Comercial para Projetos Imobiliários
    • 11 a 13 de agosto de 2025Missão Técnica Balneário Camboriú Vertical
    • Ver todos
  • Cursos e Missões
  • Conteúdos
    • Artigos / Matérias
    • Webinars
    • Podcast Além da Curva
    • Podcast Alta Temporada
    • Podcast Talks
    • Perfil
    • Livros
    • Pesquisas/Estudos
    • Vídeos
  • Associados
    • Diretório de Associados
    • Clube de Benefícios
    • Adit Meets
    • Associe-se
Logo adit ondemand
ADIT Brasil

Artigos / Matérias

Setor hoteleiro trabalha com perspectivas positivas para o Brasil

Primeiro ADIT Hotel – Seminário sobre Desenvolvimento e Investimentos Hoteleiros destaca previsões otimistas de CEOs importantes em negócios de hospitalidade

08/11/2018
  • Compartilhe:

São Paulo, novembro de 2018 – Os próximos anos serão de retomada e crescimento para a hotelaria no Brasil, em meio a um cenário marcado por conversões de marcas, uso intensificado de novas tecnologias e busca implacável pela fidelização dos clientes, com ofertas de novas experiências. Esse foi o panorama traçado por diretores gerais de importantes redes de hospitalidade no ADIT Hotel – Seminário sobre Desenvolvimento e Investimentos Hoteleiros, que teve sua primeira edição realizada ontem (5/11) no Pullman Hotel Vila Olímpia São Paulo. O evento é organizado pela ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil.

Patrick Mendes, da AccorHotels, Alejandro Moreno, da Wyndham Hotel & Resorts, e Roberto Bertino, da Nobile Hotels, foram os convidados para o painel “CEOs: para onde caminha a hotelaria nacional”. O encontro foi mediado por Felipe Cavalcante, presidente da ADIT Brasil, e mostrou que o setor tem perspectivas positivas. “Os últimos três anos no Brasil foram dramáticos para o negócio hoteleiro”, definiu Mendes. “Agora, com as mudanças políticas e, aos poucos, com a saída da crise, a tendência é de aquecimento do turismo e das viagens de negócios”.

Participaram do debate Roberto Bertino (Rede Nóbile Hotéis), Alejandro Moreno (Wyndham Hotels & Resorts), Patrick Mendes (AccorHotels) e Felipe Cavalcante (ADIT Brasil/Iloa Resort)

Os debatedores concordaram que a profusão de marcas nos portfólios das redes permite atender a variados perfis de clientes, mas pode deixar o consumidor confuso. Segundo eles, isso já vem sendo atenuado com criações de mais chancelas guarda-chuvas, além de associações de novas bandeiras a referências do mercado. “Marcas para outros públicos poderão ter a assinatura ‘by Wyndham’”, exemplificou Moreno. Por sua vez, Bertino acredita que as conversões seguirão em alta. “O Brasil tem 10 mil hotéis e 540 mil quartos, ou seja, potencial para consolidação de nomes fortes”.

O setor está atento a novos anseios e hábitos do consumidor. “Já não dá para dividir o negócio entre hotelaria para business e para turismo. Quem viaja a negócios também quer um momento de lazer, de imersão na cultura local”, ressaltou Mendes. Segundo ele, 30% dos negócios da AccorHotels já são “lazer-driven”. Para Moreno, o Brasil é mais enxergado como destino de lazer por turistas de países vizinhos. “Ainda podemos ser olhados com mais carinho pelo resto do mundo”. Bertino ponderou que um embaraço para a hotelaria de lazer é a dependência grande das operadoras de turismo. “Ademais, os voos e a malha aérea são insuficientes, principalmente no Nordeste”, acrescentou o executivo.

Mendes falou sobre o impacto da internet e das redes sociais no setor, destacando que o público quer ser surpreendido, não quer mais padronização. “Por trinta ou quarenta anos oferecemos o mesmo quarto, a mesma cama, o mesmo botão. De cinco anos para cá a mesmice virou o demônio. O cliente quer que uma mesma rede ofereça acomodações diferentes em diferentes localidades”, declarou o CEO da AccorHotels. Para ele, a tecnologia terá papel importante nessa demanda. “Já temos, por exemplo, um quarto com cama rotatória, home cinema gigante, lavadora de roupas a seco e até um robô que faz o atendimento. São gadgets que começam a se tornar coisas importantes”.

Sobre o AirBNB e propostas emergentes para hospedagem, os debatedores os reconhecem como concorrentes em destinos de lazer, mas nem tanto no segmento corporativo.

Quanto à visão de futuro, a perspectiva é boa. Disse Mendes: “Já assistimos a um leve aquecimento do mercado, um tom menos negativo que o dos últimos três anos. Já realizamos o que podíamos em cortes de custos e melhorias organizacionais. Agora, temos de melhorar a qualidade da receita, aproveitar os programas de fidelidade ao máximo”. Moreno seguiu o mesmo tom. “No passado, eu não acreditava que o Brasil vivia de ciclos, mas hoje sei que isso é real. Temos de aproveitar momentos favoráveis para nos desenvolvermos e ampliar os serviços”.

Bertino frisou que, com a crise recente, as redes hoteleiras tornaram-se campeãs em gestão de custos. “Quem sobreviveu à crise sai fortalecido. Agora, é torcer para que as reformas estruturais necessárias sejam realizadas. O otimismo é constante, mas precisamos de uma conjuntura boa. Investir em hotéis não é tarefa fácil”.

Informações para imprensa:

2PRÓ Comunicação
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Renê Gardim – rene.gardim@2pro.com.br
Guilherme Kamio – guilherme.kamio@2pro.com.br
(11) 3030-9463 / 9422/ 9403

  • Compartilhe:

Mais notícias

  • O que cidades europeias ensinam sobre planejamento urbano e como Brasil pode se inspirar

  • Como a Serra Gaúcha construiu uma identidade e se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasil

  • Retrofit impulsiona preservação histórica e revitalização urbana nas cidades brasileiras

  • Bleisure ganha força e transforma desenho e rentabilidade da hotelaria brasileira

Insights

Receba conteúdo útil e relevante sobre os mercados imobiliário e turístico.

ADIT Brasil
  • Página Inicial
  • Institucional
  • Estrutura Administrativa
  • Eventos
  • Agenda
  • Cursos e Missões
  • Webinars
  • Artigos / Matérias
  • Podcast Além da Curva
  • Podcast Alta Temporada
  • Podcast Talks
  • Pesquisas / Estudos
  • Livros
  • Vídeos
  • Associados
  • Fale Conosco

ADIT Brasil

  • Institucional
  • Estrutura Administrativa
  • Associe-se

Eventos

  • ADIT Invest
  • COMPLAN
  • Conexão Flórida
  • IMOBTUR
  • ADIT Juris
  • ADIT Arq
  • ADIT Share

Cursos e Missões

  • Curso: Associação como ativo de valor para projetos imobiliários com etapa prática na Riviera de São Lourenço
  • Curso viabilidade para loteamentos urbanos
  • Missão Técnica China
  • Missão Técnica Hotelaria de Luxo em São Paulo
  • ESCRITÓRIO:
    Av Paulo Falcão, 525 - Jatiúca, Maceió - AL | CEP: 57036-390

    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 8h às 12h / 13h às 17h

    ASSOCIACAO PARA O DESENVOLVIMENTO IMOBILIARIO E TURISTICO DO BRASIL
    CNPJ: 08.116.783/0001-85
    comunidade@adit.com.br

Great Place To Work

Copyright © 2019

  • 82 3327-3465

Copyright © 2021

Desenvolvido por Yooh

Menu

  • Página Inicial
  • ADIT Brasil
    • Institucional
    • Estrutura Administrativa
    • Associe-se
  • Seminários
  • Agenda
  • Cursos e Missões
  • Conteúdos
    • Artigos / Matérias
    • Webinars
    • Podcast Além da Curva
    • Podcast Alta Temporada
    • Podcast Talks
    • Perfil
    • Livros
    • Pesquisas/Estudos
    • Vídeos
  • Associados
    • Diretório de Associados
    • Clube de Benefícios
    • Adit Meets
    • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Logo adit ondemand