Artigos / Matérias
Senior Living: a oportunidade do setor imobiliário para atender população idosa em crescimento
Futuro do Mercado Imobiliário deve incluir cada vez mais demandas do público 60+.
Com o envelhecimento da população global, o setor imobiliário está diante de uma oportunidade sem precedentes. Segundo dados do relatório World Population Prospects da ONU, a população com idade acima de 65 anos em 2022 chegou a marca de 771 milhões, cerca de três vezes mais do que em 1980, quando esse grupo representava 285 milhões de pessoas.
Os dados podem ser encontrados em um estudo recente conduzido pela Caio Calfat Real Estate Consulting e pela Brain Inteligência Estratégica.
O estudo aborda os potenciais dos empreendimentos voltados para a terceira idade nas próximas décadas e os resultados revelam uma série de oportunidades para investidores e empreendedores que desejam explorar o potencial desse segmento.
As projeções apontam para um crescimento contínuo, com a estimativa de que em 2030 o número de idosos ultrapasse a marca de 994 milhões e, até 2050, alcance a casa de 1,6 bilhão de pessoas com 65 anos ou mais.
No Brasil, esse fenômeno não é diferente. Até 2060, espera-se um aumento significativo na parcela da população com mais de 60 anos em comparação com outros grupos etários. As estatísticas indicam que essa fração representará cerca de 32,18% da população total do país.
Diante desse cenário demográfico, surge a necessidade de repensar o mercado imobiliário. Uma resposta promissora é o conceito de “Senior Living”, que visa atender às necessidades do público acima de 60 anos em todas as fases de suas vidas, desde o momento em que eles desfrutam de plena autonomia até o momento em que possam necessitar de cuidados e acompanhamento diário.
O estudo da Caio Calfat e da Brain identificou alternativas de investimento no setor Senior Living, como a construção de residências de alto padrão para idosos, a adaptação de imóveis já existentes para atender às necessidades dessa população e o desenvolvimento de serviços especializados.
Características e tendências do Senior Living
O que acontece é que o envelhecimento da população revela uma demanda crescente por habitações e serviços adaptados às necessidades específicas dos idosos. Os empreendimentos Senior Living representam uma solução inovadora para suprir essa carência de forma eficiente.
Esse tipo de empreendimento oferece uma variedade de facilidades e serviços, incluindo moradias acessíveis, atendimentos de saúde, atividades recreativas, segurança e assistência personalizada que vão de encontro com a realidade global e exigência de adaptação para a mudança demográfica que deve se acentuar nas próximas décadas.
Além de atender às necessidades básicas dos idosos, esses empreendimentos também promovem a construção de comunidades fortes e inclusivas, proporcionando oportunidades para interação social e o fortalecimento de vínculos afetivos.
Dessa forma, apostar no Senior Living não apenas atende às necessidades crescentes da população idosa, mas também representa uma estratégia de investimento sólida e sustentável para o futuro.
Se você está interessado em explorar as oportunidades do mercado imobiliário voltado para a terceira idade, no IMOBTUR’23 você poderá ter um panorama sobre o Senior Living no Brasil, a partir de dados de mercado e insights dos especialistas sobre as necessidades, desejos e crescimento do público interessado nesse tipo de empreendimento.
O IMOBTUR é o seminário da ADIT Brasil destinado ao setor imobiliário-turístico, que reúne meios de hospedagem, plataformas e operadores de aluguel por temporada e investidores para discutir o futuro da hospitalidade. Clique aqui e saiba mais!
Mais notícias
-
Multipropriedade por quem entende: estratégias que funcionam e erros para evitar
-
Complan’24 reúne mais de 700 participantes e amplia discussões sobre o futuro das cidades
-
Criação dos Distritos Turísticos acelera desenvolvimento do setor em localidades do país
-
Artigo – Gestão de Stakeholders em projetos imobiliários: uma abordagem estratégica