Artigos / Matérias
Recordes de participantes em seminários e eventos internacionais marcam ano da ADIT Brasil
Entidade intensificou ações gratuitas e iniciativas de engajamento para associados
Em 2024, a ADIT Brasil realizou mais de 100 ações voltadas para impulsionar os setores imobiliários e turísticos do país, conectar grandes players, fomentar networking de alto nível e gerar novas oportunidades de negócios. Entre seminários, missões técnicas, meets, ativações de comunidade, webinars e podcasts, contabilizamos mais de 15 mil participações.
Um dos importantes marcos para a entidade foi o convite para integrar a Associação de Desenvolvedores Imobiliários da América Latina (ADI Latam), sendo a única representante do país no grupo que já inclui Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Colômbia, México, Nicarágua, Panamá e Guatemala.
Com a entrada na ADI Latam, a ADIT Brasil abre novas portas para seus associados, proporcionando acesso a uma rede ainda maior de contatos e oportunidades de negócios também em uma escala internacional.
De acordo com o presidente do Conselho da ADIT Brasil, Caio Calfat, 2024 foi um ano de consolidação estratégica e ampliação do impacto da entidade nos mercados nacional e internacional.
“Este ano, a ADIT Brasil reafirmou sua posição como uma entidade de referência nos mercados imobiliário e turístico, não apenas em território nacional, mas também no cenário internacional. Os temas abordados em nossos encontros foram de relevância e repercussão indiscutíveis, gerando uma conexão estratégica entre os principais stakeholders do setor. Além de fortalecer nossa marca junto aos associados e aos mercados em que atuamos, expandimos significativamente nossa presença e reconhecimento no setor internacional, e a nossa intenção é ampliar ainda mais essas ações”, afirmou o presidente.
Seminários conquistam mais adesão do público
Os seminários nacionais promovidos pela ADIT Brasil em 2024 reuniram mais de 2.200 participantes e reafirmaram sua relevância como espaço de debate e construção de soluções para os mercados imobiliário e turístico.
O ADIT Juris, que aconteceu em Florianópolis, estreou um novo formato de palestras silenciosas e reuniu 300 advogados e desenvolvedores, reafirmando sua posição de um dos principais fóruns jurídicos e de negócios do setor. Já o ADIT Share, voltado ao mercado de timeshare e multipropriedade, atraiu mais de 520 empresários, executivos C-Level e investidores a Atibaia para quatro dias intensos de atividades, que incluiu coquetel, visita técnica e curso sobre propriedade compartilhada e clubes.
Já o ADIT Invest, em Goiânia, contou com mais de 30 gestores de assets e fundos de investimento no palco, compartilhando insights para os mais de 280 participantes, além de um workshop sobre viabilidade econômico-financeira e estruturação de operações de funding para loteamentos, coquetel de networking e uma visita técnica, fortalecendo o ecossistema de investidores e empreendedores. Em agosto, o ADIT Arq, realizado em São Paulo, ressaltou a importância do projeto arquitetônico como protagonista na relação entre arquitetos e incorporadores com mais de 250 empresários.
O COMPLAN, em Foz do Iguaçu, foi o maior evento do ano, reunindo quase 700 inscritos e se consolidando como um marco na história da ADIT Brasil. A 14º edição do principal fórum sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do país contou com palestrantes internacionais, que enriqueceram o debate com experiências globais: Diego Moresco, CEO do Nordelta (Argentina), Erick Brimen, CEO da Próspera (Honduras) e Samuele Sordi, diretor de arquitetura da Pininfarina (Miami). Já o Imobtur, realizado em São Paulo, encerrou o ciclo de eventos, conectando tendências e oportunidades nos mercados imobiliário e turístico com quase 300 empresários e executivos desses setores.
Cursos e missões técnicas chegam a três países
Ao longo de 2024, a ADIT Brasil ampliou também suas operações especiais, com a realização de cursos, missões técnicas e eventos em novos formatos, tanto no Brasil, como no exterior. No total, foram 14 cidades visitadas no Brasil, Estados Unidos, Holanda, Áustria e Suíça.
Entre as missões técnicas, a entidade realizou cinco ao longo do ano, passando por 11 cidades: Turismo, Multipropriedade e parques na Serra Gaúcha – Porto Alegre, Canela e Gramado – RS; de Urbanismo na Europa – Amsterdam, Utrecht e Rotterdam, na Holanda, Viena, na Áustria, e Zurique, na Suíça; Gigantes da Multipropriedade – Olímpia, SP; Regeneração Urbana, em São Paulo, SP; e Uso Misto São Paulo e São Caetano do Sul, SP.
Já dentro do programa ADIT Academy, os cursos de associação de moradores como ativo de valor; de timeshare, multipropriedade e clubes, além de inteligência comercial reuniram quase 200 participantes.
Dois importantes marcos para a entidade em 2024 foram a realização de eventos com novos formatos: a primeira edição do ADIT On The Road, que aconteceu em Fortaleza num formato mais exclusivo de petit comitê, foi tão bem recebido que visitará diferentes cidades em 2025, e o Conexão Flórida, evento que reuniu quase 100 players em Miami com foco em ampliar a ponte de investimentos entre Brasil e Estados Unidos, e também deve acontecer novamente no próximo ano.
Projetos visitados por participantes em Miami
Conteúdos fomentam discussões essenciais para o mercado
O braço de conteúdo também cresceu em produções que auxiliam o público a aprender com os maiores players do mercado, além de engajar e ativar ainda mais a comunidade de associados da ADIT Brasil. Dentro das ações de conteúdo estão as matérias, webinars, podcasts, entrevistas de perfil e publicação de livros.
2024 foi muito especial para entidade, pois contou com o lançamento de duas publicações editoriais: Férias Compartilhadas 2, uma coletânea de artigos que trata de diferentes aspectos da multipropriedade e timeshare no Brasil; e a 2ª edição do Manual de Melhores Práticas dos Condo-Hotéis, realizado em parceria com o Secovi-SP e que contou com a colaboração de um grupo de trabalho de especialistas do setor. Os dois livros foram lançados em seminários da ADIT Brasil.
Também foram realizados 19 webinars, eventos gratuitos e online da ADIT, com mais de 1700 inscritos e 62 facilitadores. As transmissões seguem disponíveis no Youtube da entidade.
Em um novo formato, o podcast ADIT Talks aliou bom conteúdo, grandes nomes do mercados imobiliários e turísticos e temáticas diversas em 12 episódios. Já o Além da Curva contou com 19 episódios de entrevistas realizadas por Felipe Cavalcante a players do segmento imobiliário. Juntos, os podcasts da ADIT Brasil contabilizaram mais de 11 mil reproduções este ano.
As matérias, artigos e releases também têm espaço e relevância para a associação. Foram mais de 80 textos publicados ao longo do ano no site da ADIT Brasil, além de 42 entrevistas de perfil.
Comunidade ADIT Brasil alcança novos associados
Engajar os associados, promover networking e conversas qualificadas também estão entre os objetivos da ADIT Brasil enquanto entidade de classe. Por isso, em 2024, foram realizadas 35 atividades, entre ADIT Meets Online, Confrarias, Welcome, Happy Hour de Encerramento, atividades esportivas em seminários e o ADIT On The Road.
O número de associados também cresceu: conquistamos 94 novas empresas e, agora, somos 434 grupos qualificados e engajados em impulsionar os setores imobiliários e turísticos do país.
Durante a pior catástrofe climática vivida pelo Rio Grande do Sul, a ADIT mobilizou seus associados em uma campanha de solidariedade, arrecadando e destinando recursos materiais e financeiros, como cobertores, kits escolares e auxílio na reconstrução de casas.
A associação também apoiou através da realização de estudos e posicionou-se favorável à continuidade do PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos e Turismo), atuando ao lado de outras entidades para garantir que o setor não fosse prejudicado.
Comunicação amplia alcance da entidade
A comunicação desenvolvida pela ADIT Brasil é fundamental para o alcance das ações realizadas. Incorporada em todos os setores e atividades da entidade, as estratégias adotadas em mais de 50 campanhas fazem parte do sucesso obtido em 2024.
Este ano, foram consolidados mais de 18 mil contatos na base de leads e nas redes sociais alcançamos mais de 44 mil pessoas, com aumento de seguidores em todas: Instagram, LinkedIn e Youtube.
Além disso, o setor foi responsável por desenvolver a nova marca da ADIT Brasil, que é mais moderna, funcional e reflete os objetivos e novo momento da entidade.
Propriedade Compartilhada ganha destaque
Este ano, foi destacado o braço dedicado à Propriedade Compartilhada, fortalecendo a representatividade dos mercados da multipropriedade e timeshare, que estão em plena expansão.
Ao longo de seis meses já foram realizadas diversas ações para desenvolver o mercado de forma sustentável, envolvendo, inclusive, a criação de um glossário de termos técnicos da propriedade compartilhada, pesquisa com as salas de vendas e reuniões com players do mercado, para tratar de assuntos comerciais, boas práticas e demandas existentes.
ADIT conquista selo GPTW pela 2ª vez
Mais uma vez, a ADIT Brasil conquistou o selo Great Place To Work, um importante reconhecimento do compromisso com um ambiente que valoriza as pessoas e inspira o crescimento profissional de cada colaborador da entidade.
Além disso, diversas ações internas para celebrar os profissionais, individual e coletivamente, foram desenvolvidas ao longo do ano: promoções, estruturação de um novo organograma, ampliação dos benefícios e um programa de incentivo ao desenvolvimento do colaborador.
Para 2025, as expectativas são as melhores e de mais crescimento e ações para impulsionar ainda mais os setores imobiliário e turístico, que são fundamentais para o país.
“Em um 2024 muito intenso e abundante em aprendizados, reforçamos nosso compromisso com os setores imobiliário e turístico, que desempenham um papel vital para o desenvolvimento do país. Para 2025, estamos ainda mais confiantes em continuar a missão da ADIT Brasil de agregar valor aos associados e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Com certeza, será um ano de novas conquistas, com iniciativas que visam impulsionar a inovação e a sustentabilidade nesses segmentos estratégicos”, completou Martín Diaz, presidente-executivo da ADIT Brasil.
- Graziela França – head de Conteúdo da ADIT Brasil
Mais notícias
-
ADIT Brasil lança edição atualizada do Glossário da Propriedade Compartilhada
-
Novo ano de conexões, conhecimento e experiências inicia na ADIT Brasil
-
Condomínios do Litoral Norte do RS serão visitados durante Missão da ADIT Brasil
-
ADIT Brasil lança cursos de Charrette Imobiliária em São Paulo e Porto Alegre