Artigos / Matérias
Com novo formato, ADIT Juris reúne quase 300 advogados e desenvolvedores em Florianópolis
Palestras silenciosas e speakers de diferentes áreas estão entre os diferenciais da edição de 2024
Programação diversificada para advogados e desenvolvedores, palestras silenciosas com diferentes atividades acontecendo em um mesmo ambiente e muito networking qualificado. Esses foram alguns dos aspectos que marcaram a 13ª edição do ADIT Juris, principal seminário jurídico do país para os setores imobiliário e turístico, que aconteceu nessa segunda (18) e terça-feira (19), em Florianópolis, Santa Catarina.
O evento, realizado pela ADIT Brasil, reuniu quase 300 advogados, escritórios jurídicos, empresários, investidores, construtores, incorporadores, loteadores, proprietários de terrenos, redes hoteleiras, imobiliárias, entre outros. Na ocasião, foram debatidos os aspectos jurídicos de temas como loteamentos e bairros planejados, timeshare e funding, dentro de uma programação com 16 painéis e palestras, coqueteis e momentos de conexão e aprendizado entre players e advogados.
De acordo com Caio Calfat, presidente da ADIT Brasil e diretor-geral da Caio Calfat Real Estate Consulting, o novo formato é um dos principais pontos da 13ª edição do ADIT Juris.
“Foi um evento excelente, com um aumento de 50% do público que tivemos ano passado. O novo formato agradou, e é um dos pontos de destaque desta edição. Através de painéis simultâneos dentro da mesma sala, com fone de ouvido, houve uma integração e uma interação maior entre os participantes e os palestrantes, houve a possibilidade da pessoa mudar de painel instantaneamente sem sair do lugar, e isso foi muito importante”, pontuou o presidente da ADIT.
Conexão entre advogados e desenvolvedores
Outro diferencial do ADIT Juris, e que sempre é enfatizado pelos participantes, é a possibilidade de reunir advogados e desenvolvedores tratando de assuntos em comum. “A gente coloca no palco o empreendedor e o advogado, juntos, tratando do mesmo assunto. Em outros eventos promovidos, que também são extremamente necessários, são advogados falando para advogados. Trata-se de reciclagem, trata-se de aprimoramento do próprio advogado. Mas aqui não, aqui nós estamos colocando no mesmo ambiente, seja no palco ou na plateia, o empreendedor e o advogado, discutindo os mesmos temas e os mesmos problemas que eles vêm enfrentando nos seus empreendimentos”, completou Calfat.
Sandra Pires é sócia e diretora da Pires Advogados e Consultores, escritório que fica em Recife, capital de Pernambuco. Para ela, o evento foi uma oportunidade de compartilhar experiências com colegas de diferentes cargos, áreas e locais do país.
“Já participei de várias edições e é sempre muito gratificante, porque o evento é dinâmico, o perfil e o tipo de seminário é de muita troca, de perguntas e respostas, de casos práticos. Eu acho que esse é um grande diferencial e, para mim, foi muito bom estar aqui, porque eu pude falar e partilhar com os colegas e outros players do mercado, sobre os problemas das praias, faixas de areia, zoneamento e terrenos de marinha”, destacou a advogada que também foi uma das palestrantes do evento.
O compartilhamento de ideias e experiência foi bastante valorizado e reforçado no ADIT Juris, em todos os momentos do evento, como ressalta Carlos Ferrari, sócio da NFA Advogados. Segundo Ferrari, as conexões permitem conhecer o que está sendo feito e em que se pode avançar, trazendo mais qualidade para o serviço jurídico.
“Foi um grande prazer participar do ADIT Juris, porque os debates são um momento de não só encontrar os amigos, mas de trocar muito conteúdo com os empreendedores. Esse ano teve essa preocupação de trazer para parte da programação o conhecimento jurídico do dia a dia, a prática e a legislação, mas também de convidar os empresários, os loteadores, construtores, incorporadores para trazerem a visão deles de como a legislação e as inovações regulatórias têm impactado o setor imobiliário. Eles, muitas vezes, trazem os desafios que estão sendo superados com criatividade e competência”, disse.
Visitas técnicas
O ADIT Juris também proporcionou Visitas Técnicas para três empreendimentos considerados modelo na região. Conduzidos pelos diretores executivos e advogados, os inscritos puderam conhecer a história, operações e detalhes da estruturação jurídica do Viva Park, Pedra Branca e Passeio Primavera.
Para Rita Martins, diretora do escritório Rita Martins & Advogados e coordenadora da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da ADIT, a visita técnica foi uma oportunidade de conectar advogados e executivos com cases de sucesso.
“Foi uma experiência muito boa e é a primeira vez que em um evento jurídico a gente faz essa atividade de visitar o empreendimentos in loco. Foi muito interessante a possibilidade do advogado estar ali vendo o empreendimento materializado, conversando com os CEOs e diretores das empresas, que narraram toda a trajetória, as dores e as delícias de terem feito o empreendimento naquele determinado local, cidade e condições”, frisou Rita Martins.
Confira mais detalhes sobre a visita técnica, clicando aqui.
- Graziela França – Head de conteúdo da ADIT Brasil
Mais notícias
-
Novas regras de financiamento da Caixa Econômica Federal devem impactar viabilidade do mercado imobiliário
-
Maior edição do Imobtur fortalece a inovação no mercado imobiliário-turístico
-
Tecnologia e o impacto na eficiência e experiência no aluguel de curta temporada
-
Como os novos hábitos de consumo e estilo de vida transformam os espaços residenciais