Artigos / Matérias
ADIT Juris: Participantes conhecem modelos de empreendimentos de sucesso durante visita técnica
Como parte complementar da programação do ADIT Juris 2024, o principal seminário jurídico do país para os setores imobiliário e turístico, 45 pessoas puderam conhecer as práticas e o funcionamento de empreendimentos de sucesso localizados em Florianópolis, Santa Catarina.
Pela primeira vez no evento jurídico realizado pela ADIT Brasil, os participantes puderam se inscrever também para a Visita Técnica, que aconteceu ao longo da segunda-feira (18), nos empreendimentos Viva Park, Pedra Branca e Passeio Primavera. Na ocasião, diretores executivos e advogados contaram um pouco da história, operações e detalhes da estruturação jurídica dos empreendimentos.
“Foi uma experiência muito boa e é a primeira vez que em um evento jurídico a gente faz essa atividade de visitar o empreendimentos in loco. Foi muito interessante a possibilidade do advogado estar ali vendo o empreendimento materializado, conversando com os CEOs e diretores das empresas, que narraram toda a trajetória, as dores e as delícias de terem feito o empreendimento naquele determinado local, cidade e condições”, destacou Rita Martins, diretora do escritório Rita Martins & Advogados e coordenadora da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da ADIT.
As diferenças entre os três empreendimentos também foi um dos pontos destacados pelos participantes, que puderam conhecer diferentes formas de operação durante as visitas. Bruna Grillo Fuchter, CEO da Cena Empreendimentos, participou da visita técnica com parte de sua equipe e frisou que as experiências apresentadas colaborarão para o empreendimento que estão fazendo no município de Navegantes.
“De manhã fomos no Viva Park, em Porto Belo, e foi muito interessante observar todos os pontos que eles tiveram sucesso nesse bairro planejado. Pra gente que está iniciando um em Navegantes, foi bem importante porque é diferente da Pedra Branca, que foi a pioneira nesse bairro planejado, percorreu todos os percalços, não teve atalho e não teve como aprender com ninguém. Assim, o Viva Park conseguiu dar celeridade no processo do bairro planejado, que geralmente são projetos que levam anos para se desenvolver. Achei que foram pontos muito valiosos de lições e aprendizados pra gente”, reforçou.
Além de apresentar projetos que são modelo em todo o país, a Visita Técnica também proporciona a troca entre participantes e executivos, que estão abertos a tirarem as dúvidas e contarem os bastidores de seus empreendimentos, como contou Ilana }Cerqueira, do Grupo Expedia. “Foi super bacana e estou muito satisfeita. Nós vimos bairros em que as construções ainda estão acontecendo e também já temos um bairro mais desenvolvido. É interessantíssimo que também pudemos conhecer os líderes das operações, que tiraram dúvidas e responderam os nossos questionamentos”.
Mostrar que é possível desenvolver projetos de qualidade e que sejam referências em suas áreas e localidades é outro ponto agregador das visitas, já que os participantes conseguem entender o modus operandi, os desafios e potencialidades de cada empreendimento de forma única. “Nós temos que quebrar os paradigmas. Nós achamos que isso aqui é inalcançável, mas quando você chega, pisa aqui, é uma realidade. Acho que isso ajuda a entender melhor que é possível. A gente visitou o Viva Park, agora estamos no tão falado Pedra Branca, e é surpreendente ver o que eles conseguiram fazer aqui, como a parte de convivência, ver que tem vida. Passamos há pouco na praça e as crianças estão usando, os pais conversando, fachadas ativas, muitos comércios de variedades, tem pub, tem academia, tem farmácia. Então, realmente eles chegaram onde muitos empreendedores desejam chegar”, completou Magalhães.
- Graziela França – Head de conteúdo da ADIT Brasil