Artigos / Matérias
Com mais de 60% das vagas preenchidas, Complan 2023 é o evento de desenvolvimento urbano mais aguardado do setor imobiliário
Evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de outubro, no Bourbon Atibaia Resort, em Atibaia (SP).
Realizado pela ADIT Brasil, a 13ª edição do Complan, o principal seminário de comunidades planejadas, loteamentos e desenvolvimento urbano, anuncia os painéis confirmados. Faltando pouco menos de 30 dias, mais de 50% dos ingressos desta edição já foram vendidos.
Voltado para loteadores, incorporadores, construtores, master developers, arquitetos e desenvolvedores urbanos em geral, o encontro tem como foco gerar negócios e insights entre os diferentes atores do mercado imobiliário. Atualmente, já são mais de 3 mil profissionais impactados ao longo de 12 edições.
Em 2022, o evento bateu recorde de público, tendo ingressos esgotados e mais de 650 participantes. A expectativa é que, neste ano, o seminário alcance mais um sold out, deixando o Bourbon Atibaia Resort de casa cheia durante os três dias de programação.
Entre os destaques deste ano, o escritório dinamarques de consultoria de pesquisa e design urbano Gehl Architects será representado por Esben Neander Kristensen, líder da equipe global de design urbano da empresa.
Com o tema “Cidades para as Pessoas & Vida: Design urbano holístico”, a palestra de Esben vai tratar dados comparativos de como os pedestres utilizam os espaços públicos e como as cidades podem transformar o trânsito urbano, proporcionando maior qualidade de vida e o bem-estar coletivo.
As pesquisas de Jan Gehl, fundador do escritório, sobre Cidades para Pessoas, deu ainda origem ao livro de mesmo nome, lançado em 2010, que se tornou uma das principais referências de estudo para o Novo Urbanismo.
O painel terá mediação de Ricardo Birmann, diretor-presidente da Urbanizadora Paranoazinho, entidade para o desenvolvimento urbano no norte do Distrito Federal.
Mais destaques dos painéis confirmados
Outra personalidade que vai abordar um dos temas de grande relevância para as comunidades planejadas na atualidade é Fernando Amorim, diretor-estatuário da Moura Dubex, uma das maiores incorporadoras da região Nordeste.
Acompanhado no palco por Renê Rocha, diretor da Altre e Votorantim, a sua palestra sobre “Lições dos Bairros Planejados ancorados em Shoppings Centers” vai oferecer uma troca de aprendizados muito rica sobre a tendência dos shoppings como life centers.
Erika Matsumoto também é um dos destaques da programação, levando para o palco a discussão “Como viabilizar Bairros Planejados Econômicos”, dentro de um dos principais macrotemas do evento.
Erika atuou na Racional Engenharia por 22 anos, onde se tornou a primeira mulher a assumir a vice-presidência da empresa. Esteve à frente de projetos como as obras da fábrica Jaguar Land Rover, da Faculdade Albert Einstein e do Shopping Park Jacarepaguá. Atualmente é CEO da Urba, empresa de loteamentos do Grupo MRV&CO, líder de mercado no segmento imobiliário.
Com muitos outros cases, palestras e grandes profissionais do setor, o Complan 2023 terá uma programação vasta, conectando os participantes aos melhores nomes do mercado imobiliário brasileiro. A seguir confira uma prévia dos demais painéis confirmados:
- “O case dos condomínios de segunda moradia com lagos no litoral do Rio Grande do Sul”, com Fábio Maltz Sclovsk, da Melnick Arcadia, Rodolfo Fork, da Peatonal Inteligência Urbana e moderação de Sérgio Villas Bôas.
- “O sucesso das incorporações em bairros planejados”, palestra ministrada por Paulo Toledo, CEO da CIA Multiplataforma Imobiliária e por Fabiano de Marco, Sócio da Idealiza Cidades.
- “Onde o paisagismo e o urbanismo se encontram”, a palestra vai reunir o conhecimento de dois grandes especialistas em arquitetura, Benedito Abbud, founder da Benedito Abbud Arquitetura Paisagística, e Guilherme Takeda, da Takeda Design.
- “Cenário do mercado de loteamentos no Brasil”, comandada pelo economista Fábio Tadeu, é CEO da Brain Inteligência Estratégica, empresa de pesquisa e consultoria em negócios, com atuação em Mercado Imobiliário, Pesquisa de Bens e Serviços e Estratégia Empresarial.
- Case: Parc Autódromo, um dos últimos projetos do renomado arquiteto, engenheiro civil e urbanista brasileiro Jaime Lerner, será apresentado por Fernando Bau, sócio-fundador da Bairru Urbanismo.
- Case Vila Carnaúba, uma proposta de lifestyle equilibrado e integrado à natureza, será exposto por Eduardo Juaçaba, partner do Grupo Carnaúba.
- “Desenvolvendo Cidades Responsivas”, palestra conduzida pela arquiteta e urbanista Luciana Marson Fonseca, sócia-fundadora e diretora do Instituto Cidades Responsivas (Grupo Ospa) e da Escola Livre de Arquitetura – ELA.
- “Conhecer as características dos terrenos para identificar as vocações – as lições dos urbanistas”, palestra conduzida por Luiz Antônio Camargo, diretor-executivo do Grupo Sólido, e por Ivo Szterling, diretor de urbanismo da Vitae Urbanismo. A moderação será de Hélio Mítica, sócio-fundador da AREAURBANISMO, no palco do Complan 2023.
- “E(nvironment)SG na Prática. Debate sobre projetos comprometidos com a mitigação das crises climáticas”, palestra de Beatriz Codas, sócia-fundadora da Geasa Engenharia, Paulo Velzi, coordenador geral da Riviera de São Lourenço (Sobloco), e Richard Schwambach, sócio-diretor da WERT Empreendimentos. A moderação será de Myriam Tschiptschin, gerente do Núcleo de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável, na CTE.
- “Represamento Amigável”, painel de Deni Lamb, CEO na Lotenet, empresa especializada em coordenação de vendas e inteligência imobiliária para o mercado de loteamentos.
Aprenda lições fundamentais sobre urbanismo e comunidades planejadas com alguns dos maiores mestres do segmento. Adquira seu ingresso o quanto antes clicando no link.
Mais notícias
-
Novas regras de financiamento da Caixa Econômica Federal devem impactar viabilidade do mercado imobiliário
-
Maior edição do Imobtur fortalece a inovação no mercado imobiliário-turístico
-
Tecnologia e o impacto na eficiência e experiência no aluguel de curta temporada
-
Como os novos hábitos de consumo e estilo de vida transformam os espaços residenciais