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Artigos / Matérias

Modelo alternativo de hospedagem conquista perfil de viajantes de curta distância

18/10/2024
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(Foto: Michal Jarmoluk/Pixabay)

Mercado de short stay apresenta crescimento, mas exige cuidados e recursos da hospitalidade tradicional

O mercado de aluguel de curta temporada, conhecido como short stay ou short term rental, tem se destacado como uma opção cada vez mais atrativa para investidores e proprietários de imóveis. Com a flexibilidade e potencial de rentabilidade, o modelo tem ganhado força, principalmente em destinos turísticos e centros de negócios.

A popularização das plataformas digitais e as novas tendências de viagens de curta distância, de até 500 km, em alta nos últimos cinco anos, segundo dados do Airbnb, têm aquecido a demanda por acomodações flexíveis, tanto para lazer quanto para trabalho.

“Em 2023, hóspedes no Airbnb viajaram para mais cidades do que nunca: foram mais de 2.330 cidades visitadas, número recorde no Brasil”, conta Fiamma Zarife, diretora geral da plataforma na América do Sul.

(Foto: katyveldhorst/Pixabay)

“Opções de acomodações disponíveis para todos os tipos de viagens possibilitam que viajantes descubram novos lugares e que encontrem, na plataforma digital, estadias que atendam às necessidades específicas de suas viagens, seja a lazer ou a trabalho”, completa a diretora.

O que torna um imóvel atraente para locatários de curta duração?

A preocupação com a hospitalidade é um fator super importante para que um imóvel possa se destacar entre os locatários. Afinal, no modelo de short stay, o consumidor procura um padrão de atendimento e serviço muito similar ao de um hotel.

“O anfitrião pode adequar sua acomodação, bem como a recepção dos hóspedes, para tornar seu espaço um ‘preferidos dos hóspedes’, seleção que ganha o selo com base em avaliações, comentários e confiabilidade de outros hóspedes que já tenham reservado o espaço anteriormente”, explica Fiamma sobre um dos recursos para atribuir credibilidade aos imóveis cadastrados.

Além disso, o proprietário ou administrador do imóvel deve garantir o conforto do locatário, colocando a limpeza e organização do espaço como prioridade e tendo alguém à disposição para prestar assistência durante o período de estadia e auxiliar com questões relacionadas ao check-in e check-out, como pontua Ilana Soria, gerente comercial no Expedia Group.

“Oferecer serviços como check-in automático, kit de boas-vindas, café da manhã, ou dicas locais pode melhorar a experiência do hóspede. Ter uma boa administração ou gestão profissional, com respostas rápidas e eficiência na resolução de problemas, melhora a experiência do hóspede e resulta em melhores avaliações”, destaca.

(Foto: Pexels/Pixabay)

Outro ponto essencial é o marketing e a estratégia de precificação conforme a demanda local, que pode aumentar significativamente a visibilidade do imóvel nas plataformas digitais, como explana Gabriel Fumagalli, cofundador e CEO da Xtay.

“Investir em fotografias de alta qualidade e descritivos atraentes para as plataformas de locação faz uma grande diferença na hora de captar a atenção dos locatários. Bons anúncios, bem posicionados e com uma comunicação clara, ajudam a destacar o imóvel no meio da concorrência”, diz Gabriel.

Consenso entre os executivos, imóveis em regiões próximas a pontos turísticos, centros de negócios ou de fácil acesso ao transporte público também tendem a ser mais procurados para locações de curta temporada, sendo indicados para investidores e proprietários apostar em imóveis em áreas de alta demanda. 

E para os investidores?

Com o uso da tecnologia, milhões de pessoas podem locar seus imóveis e se beneficiar economicamente do mercado da hospitalidade. Uma grande chance para quem tem empreendimentos em pontos estratégicos para locações curtas gira em torno dos eventos e datas festivas do país.

Dados do Airbnb revelam que o Carnaval de 2024, gerou um aumento de 136% nas buscas por acomodações realizadas por hóspedes de todo o mundo com destino ao Brasil. O show da Madonna, em Copacabana, fez aumentar em 1.000% as buscas por acomodações no Rio de Janeiro.

“Os grandes eventos potencializam o fluxo de turistas para as cidades, incluindo bairros próximos de onde eles acontecem e é mais uma oportunidade para donos de imóveis gerarem uma renda extra”, ressalta Fiamma.

Show da Madonna, realizado no Rio de Janeiro, em maio de 2024 (Foto: Alexandre Macieira/RioTur/Reprodução)

Para Ilana, como o proprietário não depende de um único locatário e pode diversificar e atender a diferentes perfis, outros benefícios podem ser observados, como maior controle sobre o imóvel, manutenções frequentes e reajustes de preços.

“Aluguéis de curta duração costumam ter diárias mais altas do que os contratos de locação de longo prazo, o que pode gerar maior rentabilidade, especialmente em regiões turísticas e de grande fluxo de negócios. O proprietário tem maior liberdade para ajustes e flutuações de valores de diárias de acordo com a demanda do mercado”.

O modelo de short stay permite ainda maior flexibilidade operacional e redução do risco de inadimplência, condições muito relevantes para aumentar a rentabilidade e assegurar a qualidade do serviço ofertado.

“O proprietário pode escolher períodos de locação, ajustando conforme suas necessidades ou estratégias de mercado. Os pagamentos no short stay são feitos de forma antecipada, eliminando o risco de inadimplência comum em contratos de longo prazo”, afirma Gabriel.

Licenças e legislações para o mercado

Embora o futuro do short stay se mostre promissor, o setor exige atenção às mudanças legais e ao comportamento do consumidor. Ilana menciona que algumas cidades e empreendimentos residenciais podem dispor de normativas e regras que limitam a prática.

“Algumas cidades/países possuem regulamentações específicas para aluguel de curta temporada, que podem limitar o número de dias de aluguel ou exigir licenças específicas. Alguns condomínios estabelecem regras internas que podem restringir a prática de aluguel de curta duração”, frisa Ilana.

(Foto: ASPhotohrapy/Pixabay)

Além disso, Gabriel Fumagalli alerta que a ausência de uma legislação federal específica para o setor no Brasil cria incertezas, e muitos proprietários ainda não declaram seus rendimentos de forma correta, o que pode gerar complicações fiscais.

“Algumas cidades podem vir a exigir licenças específicas e cumprimento de normas, e até mesmo recolhimento de tributos, como o ISS. O setor de hotelaria tradicional exerce pressão para uma regulamentação mais rígida do mercado de aluguel de curta temporada, o que pode levar a mudanças nas exigências legais em breve”, indica Gabriel.

O mercado do short stay e todo seu potencial será um dos temas abordados durante o IMOBTUR, seminário da ADIT Brasil que reunirá diversos meios de hospedagem, plataformas e operadores de aluguel por temporada, OTAs, startups de tecnologia e investidores para discutir o futuro da hospitalidade. O evento acontecerá dia 28 de novembro, em São Paulo. Inscreva-se aqui.

  • Por Maíra Sobral – Coordenadora de conteúdo na ADIT Brasil
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