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Associação de moradores influencia positivamente decisão de compra de lotes, aponta pesquisa
Levantamento mediado pela ADIT revelou diferentes impactos da gestão associativa no sucesso de empreendimentos imobiliários
Uma pesquisa realizada pela ADIT Brasil, em parceria com Murilo Nascimento, diretor-executivo da VIP Engenharia, revelou que 86% dos consumidores entrevistados afirmam que uma boa gestão associativa influencia positivamente a decisão de compra de um lote. Na pesquisa, os profissionais que trabalham diretamente com o mercado imobiliário foram considerados como consumidores.
Os dados foram apresentados na última quarta-feira (17), em um webinar gratuito, também realizado pela ADIT Brasil. O encontro online abordou o tema da associação como ativo de valor, apresentando além da pesquisa, uma discussão de boas práticas de mercado, com Mariângela Machado, da Focus Trading, e Rodrigo Souza, da GSP Loteamentos.
O bate-papo destacou informações inéditas sobre as percepções de empreendedores e consumidores a respeito de diversos fatores que intervêm na decisão de compra e na valorização dos ativos imobiliários. Para Murilo, moderador do Webinar, os resultados apresentados mostram como loteadores e associados veem cada um dos tópicos explorados e como isso pode impactar o setor.
“Nós quisemos entender de uma maneira geral se uma boa gestão de associação tem o poder de influenciar positiva e negativamente na valorização desse ativo. Depois nós isolamos algumas variáveis para entender a correlação de quais delas influenciam mais ou menos”, detalhou.
Tendências para a gestão associativa
Um dos pontos de relevância destacado pela pesquisa é o interesse por ESG. Cerca de 64% dos consumidores consideram que esses aspectos têm um impacto muito forte na valorização do ativo.
Assim, além da confiança na administração da associação vista como um fator crucial para a aquisição de ativos imobiliários, a adoção de práticas sustentáveis e a garantia de uma governança sólida têm sido vistos como diferenciais importantes para o mercado imobiliário atual.
O padrão urbanístico também é um fator de grande peso para os consumidores. Segundo a pesquisa, 82% dos entrevistados consideram que um bom padrão urbanístico, com calçadas uniformes e altura das casas padronizadas, contribui significativamente para a valorização do ativo imobiliário.
Gestão associativa na perspectiva dos desenvolvedores
A pesquisa revelou que a grande maioria dos empreendedores, cerca de 94,40%, acredita que um empreendimento bem-sucedido impacta positivamente o negócio como um todo. Isto pois, os desenvolvedores enxergam esses empreendimentos como uma vitrine para novos negócios, capazes de atrair investidores e impulsionar o crescimento da empresa.
Renato Souza, gerente de Aprovações da GSP Loteamentos, reforçou enquanto loteador a importância de mostrar o histórico da empresa e apresentar ao comprador outros empreendimentos já entregues.
“Isso acontece tanto para os novos negócios, tanto para mostrar quem é a sua empresa até para órgãos públicos, investidores, quando você chega em uma nova cidade e sua empresa não é conhecida. Então, você começa a dar exemplos e modelos das implantações já feitas. Por isso, é muito importante um empreendimento bem cuidado”, contou Souza.
Em contrapartida, a pesquisa mostrou que a maioria dos empreendedores (77%) não tem uma frequência de atualização regular da documentação da associação, realizando esse processo apenas quando surgem problemas. Isso aponta para uma necessidade de maior atenção e proatividade na gestão documental para evitar contratempos futuros.
Administração e relacionamento na associação de moradores
Mariângela Machado, diretora da Focus Trading, explicou que é essencial saber as diferenças entre administrar e cuidar, destacando que administrar envolve a gestão estratégica e operacional dos empreendimentos, enquanto cuidar se refere ao zelo pelo bem-estar e satisfação dos clientes.
“Quando os empreendedores e associações, através de suas gestões, souberem essa diferença, nós vamos dar um passo gigante, como o que o homem deu à lua para a humanidade. Então, há uma diferença enorme”, elucida a executiva.
“Administrar é organizar, é fazer procedimentos, é manter o empreendimento limpo, é manter uma ‘boa cara’, eu preciso chegar e tenho que ver que as coisas estão em ordem. Cuidar é surpreender, é encontrar além do que eu imagino, como um paisagismo que surpreende, uma recepção diferenciada”, ressaltou.
Por fim, a pesquisa identificou que, para a maioria dos empreendedores, a área de relacionamento é a responsável pela interface com a associação. No entanto, há uma tendência crescente de criação de áreas específicas para a gestão da associação dentro das empresas.
A mudança reflete uma maior valorização da gestão associativa e sua importância estratégica para o sucesso dos empreendimentos. Os dados ressaltam a necessidade de uma gestão associativa bem estruturada e proativa, capaz de influenciar positivamente tanto a decisão de compra dos consumidores quanto a valorização dos ativos imobiliários.
A pesquisa completa pode ser baixada clicando no link abaixo:
- Por Maíra Sobral – Analista de conteúdo na ADIT Brasil
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