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Associação de moradores influencia positivamente decisão de compra de lotes, aponta pesquisa
Diverse group of business people sitting on chairs in audience and listening at meeting or seminar (Foto: Freepik)
Levantamento mediado pela ADIT revelou diferentes impactos da gestão associativa no sucesso de empreendimentos imobiliários
Uma pesquisa realizada pela ADIT Brasil, em parceria com Murilo Nascimento, diretor-executivo da VIP Engenharia, revelou que 86% dos consumidores entrevistados afirmam que uma boa gestão associativa influencia positivamente a decisão de compra de um lote. Na pesquisa, os profissionais que trabalham diretamente com o mercado imobiliário foram considerados como consumidores.
Os dados foram apresentados na última quarta-feira (17), em um webinar gratuito, também realizado pela ADIT Brasil. O encontro online abordou o tema da associação como ativo de valor, apresentando além da pesquisa, uma discussão de boas práticas de mercado, com Mariângela Machado, da Focus Trading, e Rodrigo Souza, da GSP Loteamentos.
O bate-papo destacou informações inéditas sobre as percepções de empreendedores e consumidores a respeito de diversos fatores que intervêm na decisão de compra e na valorização dos ativos imobiliários. Para Murilo, moderador do Webinar, os resultados apresentados mostram como loteadores e associados veem cada um dos tópicos explorados e como isso pode impactar o setor.
“Nós quisemos entender de uma maneira geral se uma boa gestão de associação tem o poder de influenciar positiva e negativamente na valorização desse ativo. Depois nós isolamos algumas variáveis para entender a correlação de quais delas influenciam mais ou menos”, detalhou.
Tendências para a gestão associativa
Um dos pontos de relevância destacado pela pesquisa é o interesse por ESG. Cerca de 64% dos consumidores consideram que esses aspectos têm um impacto muito forte na valorização do ativo.
Assim, além da confiança na administração da associação vista como um fator crucial para a aquisição de ativos imobiliários, a adoção de práticas sustentáveis e a garantia de uma governança sólida têm sido vistos como diferenciais importantes para o mercado imobiliário atual.
O padrão urbanístico também é um fator de grande peso para os consumidores. Segundo a pesquisa, 82% dos entrevistados consideram que um bom padrão urbanístico, com calçadas uniformes e altura das casas padronizadas, contribui significativamente para a valorização do ativo imobiliário.
Gestão associativa na perspectiva dos desenvolvedores
A pesquisa revelou que a grande maioria dos empreendedores, cerca de 94,40%, acredita que um empreendimento bem-sucedido impacta positivamente o negócio como um todo. Isto pois, os desenvolvedores enxergam esses empreendimentos como uma vitrine para novos negócios, capazes de atrair investidores e impulsionar o crescimento da empresa.

Renato Souza, gerente de Aprovações da GSP Loteamentos, reforçou enquanto loteador a importância de mostrar o histórico da empresa e apresentar ao comprador outros empreendimentos já entregues.
“Isso acontece tanto para os novos negócios, tanto para mostrar quem é a sua empresa até para órgãos públicos, investidores, quando você chega em uma nova cidade e sua empresa não é conhecida. Então, você começa a dar exemplos e modelos das implantações já feitas. Por isso, é muito importante um empreendimento bem cuidado”, contou Souza.
Em contrapartida, a pesquisa mostrou que a maioria dos empreendedores (77%) não tem uma frequência de atualização regular da documentação da associação, realizando esse processo apenas quando surgem problemas. Isso aponta para uma necessidade de maior atenção e proatividade na gestão documental para evitar contratempos futuros.
Administração e relacionamento na associação de moradores
Mariângela Machado, diretora da Focus Trading, explicou que é essencial saber as diferenças entre administrar e cuidar, destacando que administrar envolve a gestão estratégica e operacional dos empreendimentos, enquanto cuidar se refere ao zelo pelo bem-estar e satisfação dos clientes.
“Quando os empreendedores e associações, através de suas gestões, souberem essa diferença, nós vamos dar um passo gigante, como o que o homem deu à lua para a humanidade. Então, há uma diferença enorme”, elucida a executiva.
“Administrar é organizar, é fazer procedimentos, é manter o empreendimento limpo, é manter uma ‘boa cara’, eu preciso chegar e tenho que ver que as coisas estão em ordem. Cuidar é surpreender, é encontrar além do que eu imagino, como um paisagismo que surpreende, uma recepção diferenciada”, ressaltou.
Por fim, a pesquisa identificou que, para a maioria dos empreendedores, a área de relacionamento é a responsável pela interface com a associação. No entanto, há uma tendência crescente de criação de áreas específicas para a gestão da associação dentro das empresas.
A mudança reflete uma maior valorização da gestão associativa e sua importância estratégica para o sucesso dos empreendimentos. Os dados ressaltam a necessidade de uma gestão associativa bem estruturada e proativa, capaz de influenciar positivamente tanto a decisão de compra dos consumidores quanto a valorização dos ativos imobiliários.
A pesquisa completa pode ser baixada clicando no link abaixo:
- Por Maíra Sobral – Analista de conteúdo na ADIT Brasil
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