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Vantagens e desvantagens da aplicabilidade de Smart Cities no desenvolvimento urbano
Por ADIT Brasil
Quais as vantagens e desvantagens da aplicabilidade do conceito de Smart Cities no desenvolvimento urbano?
De paisagismo e engenharia, a aspectos financeiros e de administração condominial, desenvolver do zero um masterplan não é tarefa fácil. Uma comunidade planejada bem executada possibilita a conveniência de morar em um local que atenda de forma eficiente demandas de lazer, comércio, moradia e até emprego. Nesse universo, as smart cities, ou cidades inteligentes, apresentam diversos pontos a serem considerados em sua construção.
Para o consultor de estratégia no desenvolvimento de Smart Cities, bairros planejados, máster developments e loteamentos, Luciano Borghesi, da DRTZ, a grande questão é como aplicar o conceito de smart city na escala do desenvolvimento urbano. A pauta foi discutida na última edição do Complan, Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano, que aconteceu em outubro do ano passado, em Goiânia (GO). A palestra “Smart City Design” é uma das que estão disponíveis gratuitamente no ADIT On Demand, a plataforma de streaming da ADIT que reúne palestras, debates, webinários e entrevistas voltados para os mercados imobiliário e turístico.
“Entre as vantagens eu destaco o teor sustentável e disruptivo, a maior qualidade de vida e o menor gasto de tempo das pessoas que moram ali. É um empreendimento holístico, colaborativo e que permite maior qualidade de vida para a população”, explica Borghesi.
Entre os pontos negativos ele destaca a ampliação do escopo de atuação do empreendedor. “Ele acaba tendo que atuar de maneira mais complexa, abraçando um monte de disciplinas adicionais no processo que pode transformá-lo em algo não gerenciável e com um custo muito maior.”
Iluminação, municipalidade, segurança e trânsito: como lidar com todas essas dinâmicas, gerar resultados dentro do custo de mercado e ainda apresentar uma boa resolução de governança, tecnologias e meio ambiente? Na palestra de Borghesi, ele apresenta uma síntese de toda essa complexidade de forma prática e direta. É uma boa demonstração de todo o conteúdo garimpado para o On Demand.
“Todo incorporador é focado em produto. Ele sempre vai atrás do melhor projetista, por exemplo, e isso precisa mudar. É necessário realinhar a cadeia de valores e pensar primeiro nas pessoas”, explica o estrategista. Mudar a prática de mercado é um desafio e adequar o empreendimento ao que se espera de uma smart city mais ainda. “Você pode se perder no meio do processo e tornar isso tudo um frankstein.”
A dica é uma só: avaliar a geografia e escala do projeto que se tem em mente. “Não dá para incorporar tudo, isso vai estressar você e te tirar do mercado. Faça o que te cabe, pense primeiro nas pessoas, projete lugar e endereço e o resultado será mais significativo.”
IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS NO CONCEITO DE SMART CITY
Em sua palestra, Luciano Borghesi cita uma famosa frase de Shakespeare.
O que é a cidade senão as pessoas?
E ele explica. “Pessoas dão alma a festas e restaurantes. Pessoas somam à qualquer experiência e não podemos perder essa perspectiva de vista jamais.”
O cotidiano, no fim das contas, tem força. Desenvolver valores humanos é um caminho a ser seguido em toda comunidade planejada. “Costumo dizer que empreendimentos de grande escala precisam canalizar as expectativas de públicos diferentes. Tornar essa expectativa comum a todos eles. É um primeiro passo essencial para perpetuar o conceito do seu empreendimento.”
Os primeiros compradores precisam absorver a ideia que está sendo vendida, aprová-lo e defendê-lo nas etapas seguintes. “Isso vai gerar maior liquidez de venda para as etapas futuras. É uma estratégia para o sucesso do seu business.”
Ainda na palestra, a importância da economia compartilhada, a dimensão religiosa e sua relação com a existência do seu projeto no mapa de uma região, motivos para estruturar centralidades de uso misto, o efeito da contaminação urbana positiva e como público de rendas distintas são relevantes para o funcionamento da vida em comunidade.
Você pode assistir ao vídeo completo clicando aqui.
No ADIT On Demand, grandes especialistas e os principais players do setor discutem desenvolvimento urbano e o futuro das cidades em mais de 51 horas de vídeos. Ao todo são 66 vídeos publicados e 9 coleções distinta. Seu acesso a todo o conteúdo custa R$ 49,90 o mês.
Luciano Borghesi – Consultor de estratégia de produto imobiliário para o aumento de competitividade no desenvolvimento de smart cities, bairros planejados, master developments, loteamentos e condomínios de incorporação. Sua competência resulta da sinergia de atuação como consultor de gestão empresarial, gestor de incorporação e desenvolvimento urbano e desenvolvimento de masterplans na Europa, que permitem a geração de conteúdo estratégico valor agregado para gerar diferenciais a empreendimentos imobiliários.
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