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Vacation clubs são alternativa para fidelizar clientes e driblar sazonalidade
Opção de hospedagem se mostra efetiva para garantir maior ocupação na baixa temporada
Os Vacation Clubs no Brasil têm evoluído para oferecer uma combinação de ocupação contínua, experiências personalizadas e inovação, criando um modelo de negócio robusto que atende tanto às necessidades dos clientes quanto aos objetivos dos resorts.
Com estratégias focadas em maximizar a ocupação durante a baixa temporada, fidelizar clientes por meio de experiências diferenciadas e oferecer flexibilidade e exclusividade, Felippe Wildhagen, diretor de vacation ownership e projetos do Bourbon Hospitalidade, explica como Vacation Clubs estão fomentando o futuro do turismo no Brasil.
“O papel principal é fidelizar o cliente que já faz um uso recorrente conosco. Só que a gente tem um desafio maior de encantá-lo cada vez mais. Então, é dar continuidade nessa relação já fidelizada, mas com uma experiência diferenciada, focando sempre na excelência na prestação de serviço”, destaca Felippe.
Já Carlos Eduardo Gonçalves, diretor de Marketing & Experiência do Cliente na WAM Group, acredita que o Vacation Club democratiza o turismo, por permitir que clientes tenham acesso a resorts, hotéis e parques em vários destinos, com condições exclusivas, por exemplo.
Carlos cita também que essa opção de hospedagem oferece ainda benefícios exclusivos que a diferencia de outros modelos pela flexibilidade de uso, padrão das acomodações e clube de vantagens.
“Os membros podem usar pontos ou semanas em uma ampla variedade de destinos ao redor do Brasil, permitindo personalização e flexibilidade de acordo com as suas preferências. Os resorts, hotéis e parques têm amenidades e atendimento diferenciado que superam as de hotéis comuns, além de descontos e vantagens exclusivas para proprietários e associados”, elucida o diretor da WAM.
A estratégia contínua de gerenciamento da sazonalidade
Dainara Warken da Rosa, gerente de Operações de Vacation Club e Multipropriedade
no Costao Vacation Club e Costao Estaleirinho, conta que apesar das temporadas mais altas apresentarem uma procura maior, seja de forma particular ou de Vacation Club, os valores no contrato são ajustados para manter o faturamento de diária média do resort.
“Inclusive, este é um dos mecanismos que mantém o Vacation Club fazendo tanto sentido. É papel do empreendedor, na construção do produto, pensar na oferta e demanda de cada período, construindo um calendário e tabela de pontuação que faça sentido”, enfatiza Dainara.
Carlos Eduardo revela as estratégias para maximizar a utilização das propriedades durante os períodos de baixa temporada, que vão de pacotes promocionais a shows e eventos, como atividades gastronômicas e de esporte e lazer.
“Além da nossa rede própria de hotéis, resorts e parques, colaboramos com agências de viagens e operadoras, promovendo pacotes especiais em baixa temporada. Incentivamos a troca de semanas oferecendo benefícios como pontos adicionais, mais dias de estadia ou late check-out, aumentando o tempo de permanência e consumo de A&B”, diz.
Dainara também destaca que mais do que descontos atrativos, a qualidade da entrega dos serviços e instalações precisa estar entre os pontos altos dos benefícios da baixa temporada, mantendo o padrão da marca.
“Na baixa temporada, o sócio deve encontrar a mesma qualidade de serviço e a mesma entrega de todas as atrações e equipamentos do resort. Isso ajuda, inclusive, a segurar a redução de preço de diárias, mantendo uma diária média com resultado positivo”.
Alinhamento entre fidelidade e satisfação do cliente
Felippe Wildhagen explica como o sistema de pontos e valores do vacation são estruturados, uma vez que as condições diferenciadas são um grande atrativo para o produto e têm grande influência na satisfação do cliente.
“No timeshare a gente trabalha com a fixação das condições de contrato. A gente tem produto que varia de cinco anos de uso até 13 anos de uso então no ato firmado aquelas condições, estão congeladas. A gente tem uma taxa de manutenção e tem outras estratégias para fazer a compensação do efeito inflacionário”, expõe.
“Mas uma vez firmado o contrato não tem alteração nas condições estabelecidas e todo ano no fechamento do exercício e do orçamento a gente faz atualização do produto como um todo, mas aí são para novos contratos”, complementa Felippe.
Para garantir a satisfação dos membros e promover a fidelidade à marca, Dainara alerta para o tratamento que é disponibilizado ao hóspede, exigindo um encantamento constante desde o atendimento à gastronomia.
“Nem todo sócio entra no Vacation Club pelo valor das diárias, vantajoso no longo prazo. Muitos chegam e ficam pelos diferenciais, pela forma como são tratados e porque enxergam o valor da marca em todos os detalhes”, reforça.
“O sócio de Vacation Club espera ser membro vip do resort, ter acesso a produtos exclusivos e ser enxergado como alguém que é prioridade. É exatamente o que entregamos, com mimos e diferenciais ao longo da estadia”, relata Dainara.
Demandas e expectativas do vacation club
Para Dainara, as experiências de viagem em família são demandas urgentes e crescentes nas famílias brasileiras, o que incentiva a busca por formas de viajar mais inteligentes e econômicas, o que coloca o Vacation Club como solução.
Dessa forma, compreender as aspirações dos clientes e oferecer um serviço que vá além das expectativas se torna uma tarefa indispensável, como afirma Felippe.
“As estratégias para garantir a satisfação dos membros e promover fidelidade é um trabalho infinito. O cliente está sempre trazendo novas aspirações para nós e é um Desafio constante, ainda mais para Bourbon que tem excelência na hospitalidade, entender a aspiração do cliente e ofertar um bom serviço”, destaca.
“O cliente tem muita informação, tem acesso a vários canais onde ele se posiciona e a gente fica atento nesses canais para entender a aspiração do cliente e fazer algo que vai de encontro com a expectativa dele”, enfatiza o executivo.
Já Carlos Eduardo, da WAM, reforça a importância do pós-venda na fidelização dos clientes e de processos bem definidos para dar o suporte necessário ao usuário em qualquer momento do seu contrato e de sua estadia.
“Além de um serviço de pós-venda de excelência, com apoio constante para garantir o sucesso do cliente, implementamos sistemas de comunicação contextual, como envio de mensagens com informações importantes e dicas sobre o destino, regras de uso, pesquisas de satisfação de atendimento e pós-estadia e, principalmente, agindo rapidamente para resolver problemas ou melhorar a experiência do cliente a cada feedback”, finaliza Carlos.
- Por Maíra Sobral – Analista de conteúdo na ADIT Brasil
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