Artigos / Matérias
Tudo o que você precisa em um só lugar: os bairros planejados de Florianópolis
Troca de ideias, experiências e aprendizado in loco. A Missão Técnica Bairros Planejados de Floripa, realizada pela ADIT Brasil nos dias 21 e 22 de junho, foi uma imersão inédita e exclusiva por cases de sucesso na cidade. Em dois dias de roteiro, quase 40 empresários participaram e conheceram de perto os empreendimentos Deltaville Acqua, Vivapark Porto Belo, Porto Belo Golf Resort, Jurerê In e Cidade Pedra Branca.
Em cada um dos locais, as visitas tiveram início com a apresentação do projeto por seus desenvolvedores, representados pelo Grupo Ábaco, Vokkan Urbanismo, Wert Empreendimentos, Habitasul Desenvolvimentos Imobiliários e Pedra Branca Empreendimentos.
“O aprendizado adquirido nas missões da ADIT é imensurável. Conhecer em detalhes empreendimentos que são referências no urbanismo nacional e internacional sob a ótica do desenvolvedor e, ainda, construir um network de qualidade. Esses momentos são mais uma forma de fomentar a criação de novos negócios, conhecimento e inovação. Quem participa reduz a curva de aprendizado, capta novas ideias, insights e soluções depois de conhecer quais escolhas fizeram desses projetos um sucesso”, defende Gabriel Senna, gerente de Novos Negócios da ADIT Brasil.
A Missão Técnica recebeu, ainda, nota 10 na pesquisa de satisfação enviada aos participantes.
“A Missão Técnica é um dos eventos mais legais da ADIT. O que mais me chamou atenção foi os empreendedores realmente abrirem a caixa preta dos empreendimentos. Eles estavam muito abertos a responderem o que tá acontecendo e não terem a vaidade que muitas vezes os empreendedores tem de mostrar não somente o que dá certo, como também os desafios que acontecem no desenvolvimento de grandes empreendimentos. O principal aprendizado é resiliência. O quanto eles foram empreendedores foram resilientes nesses projetos e o quanto tiveram força de vontade e garra. Eles olham pra trás e falam com orgulho do que desenvolveram”, Luiz Antônio Camargo, sócio-diretor do Grupo Sólido.
“Tem sido incrível [participar das missões] primeiramente pela sinergia que é criada com o setor empresarial do nosso segmento durante esses eventos. Tem demonstrado bastante, pra mim, o quanto é importante esse mindset, as visões e discussões que a gente participa. Enriquece o diálogo, a troca de experiência e interpretação do que é vivenciado em cada ambiente. A Missão Florianópolis foi realmente surpreendente”, Leonardo Paes, diretor da LPLAN Gerenciadora de Obras e Gestor de Engenharia do Maceió Mar Empreendimentos.
“Missões técnicas como essas realizadas pela ADIT em Santa Catarina são de relevante importância para o segmento, onde pessoas de todo o Brasil trocam experiências profissionais e presencia in loco os acertos e os erros de grandes projetos de engenharia e urbanismo, vendo tudo o que aconteceu ao longo dos seus 15 ou 20 anos de existência”, Deraldo Campos, sócio proprietário da Deraldo Campos Arquitetura & Urbanismo.
“Essa visita técnica nos mostrou que em todos os empreendimentos visitados houve um longo período de planejamento multidisciplinar para chegar até o ponto em que eles se encontram hoje. Com um bom e forte planejamento, é possível alcançar resultados transformadores para toda uma comunidade”, Higo Moura, diretor de Incorporação da LEEVE Engenharia.
Deltaville
Com um espaço de 1.715.000m², o Deltaville é um bairro planejado desenvolvido pelo Grupo Ábaco com foco no conceito de viver bem. Um projeto que reúne infraestrutura e segurança, o espaço conta com playground, pista de cooper, rede elétrica subterrânea, moderno paisagismo, ciclovia, academia ao ar livre, áreas públicas totalmente urbanizadas, quadra de esportes e, ainda, áreas destinadas para condomínios e empreendimentos comerciais.
José Dombroski, diretor-presidente do Grupo Ábaco, foi responsável por fazer a apresentação deste case para os participantes. O momento de diálogo foi seguido pela visita guiada a um dos condomínios do empreendimento: o Acqua Condomínio Clube.
Com lotes a partir de 150m², o condomínio conta com uma área de lazer completa para quem o escolhe como local de moradia. São três piscinas, prainha artificial, lounge com deck, praça com espelho d’água e uma série de lagos artificiais, conectando-se a algumas residências.
Vivapark Porto Belo
Primeiro bairro parque do Brasil e primeiro do mundo a conquistar selo de sustentabilidade, o Vivapark Porto Belo foi desenvolvido pela Vokkan Urbanismo e teve Júlio Kipper, sócio-proprietário da empresa, apresentando seu projeto durante a missão técnica.
Com um conceito de levar proximidade à natureza, o empreendimento foi pensado para ter uma área verde de 17m² por habitante – número superior à recomendação da Organização Mundial da Saúde. Ele foi construído estrategicamente entre o mar e a BR-101, próximo às belezas naturais, praias paradisíacas, culinária e artesanato.
O Vivapark é o único bairro com rede de acabamento 100% subterrâneo e fibra ótica, selo LEED com referência mundial e certificação de sustentabilidade. Além disso, o projeto também conta com a presença de empreendimentos uni e multifamiliares, comércio (o Open Mall), serviços, educação e lazer ancorados em sua área central.
Porto Belo Golf Resort
O primeiro campo de golfe iluminado da América Latina. É por esta característica que o projeto da Wert Empreendimentos ficou conhecido nacionalmente. Richard Schwambach, sócio da empresa, foi responsável por fazer a apresentação do Porto Belo Golf Resort durante a Missão Técnica.
A estrutura deste empreendimento só existe em outros três países: Estados Unidos, China e Coreia do Sul. A obra, autorizada pela prefeitura de Porto Belo em março, tem previsão para entregar o campo esportivo dentro de 12 meses e deve ser finalizada em até dois anos.
Dentro do campo, quem decidir investir e morar neste empreendimento terá acesso a lagos para stand up paddle, pista de skate, 5km de ciclovia, espaço para caminhada e mais 15 quadras de esporte, indo desde o futebol society até o beach tennis. O empreendimento contará ainda com dois parques aquáticos, sendo um deles com águas aquecidas, um spa, pronto atendimento e quiosques de churrasqueira.
O projeto é assinado pelo americano Erik Larsen. As áreas comuns pelo MQ Escritório de Criação, do designer Mario Quintana e do arquiteto Humberto Wildner. Oito residências modelos serão feitas em parceria com a SysHaus e o arquiteto Arthur Casas. Enquanto a arquiteta Juliana Pippi será responsável pela decoração das casas.
Jurerê In
Desenvolvido pela Habitasul Desenvolvimentos Imobiliários, Jurerê In, ao norte da ilha de Santa Catarina, é um dos bairros planejados mais conhecidos de todo o Brasil e foi apresentado por Jose Mateus, diretor de negócios, Felipe Moleta, diretor de desenvolvimentos imobiliários, e Lorena Babot, arquiteta e urbanista.
O empreendimento passou por um reposicionamento de marca – antes Jurerê Internacional -, focando na qualidade de vida e sustentabilidade. De acordo com a empresa, o ‘In’ representa integração, inspiração, intensidade e inovação.
Jurerê é referência em planejamento urbano sustentável com o sistema de tratamento de água e esgoto da Habitasul. Ele é pioneiro no uso do sistema de coleta de esgoto a vácuo no Brasil, reduzindo a contaminação do solo e as reservas de água, ao mesmo tempo que melhora a qualidade do ecossistema.
Com beach clubs, open shopping, forte gastronomia e diversas opções de lazer, a Habitasul lançou em 2021 o Jurerê In 2050. Trazendo novas áreas de convivência para os moradores, população local e turistas, o projeto contará com parque central, mais de 10km de ciclovia e mais de 300 hectares de áreas de preservação.
Cidade Pedra Branca
Desenvolvida pela Pedra Branca Empreendimentos e apresentada por Valério Gomes, presidente da empresa, e Marcelo Gomes, diretor executivo, a Cidade Pedra Branca traz o Novo Urbanismo e o Urbanismo Sustentável como bandeiras, possuindo 2300 lotes unifamiliares, mistos e comerciais, em cerca de 250 hectares.
O foco é que ele seja um lugar focado nas pessoas, criando uma cidade onde elas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir. O bairro-cidade conta com os empreendimentos Primavera Office, Pátio da Pedra, Pátio das Flores, Office Green, Smart Residence, Atrium Office, Aeropark, Pátio Civitas e Reserva da Pedra.
O projeto envolveu 11 escritórios de arquitetura e importantes consultores nacionais e internacionais. Hoje ele é conhecido como um marco em projetos urbanos para as iniciativas público e privada e pela forte inspiração a um novo estilo de vida, comprometido com sustentabilidade e mais associado à vida ao ar livre, passeios a pé ou de bicicleta e a convivência cidadã.
Mais notícias
-
Multipropriedade por quem entende: estratégias que funcionam e erros para evitar
-
Complan’24 reúne mais de 700 participantes e amplia discussões sobre o futuro das cidades
-
Criação dos Distritos Turísticos acelera desenvolvimento do setor em localidades do país
-
Artigo – Gestão de Stakeholders em projetos imobiliários: uma abordagem estratégica