Conectar • Fomentar • Desenvolver
  • fale conosco
  • 82 3327-3465
ÁREA DO ASSOCIADO
ADIT Brasil
  • ADIT Brasil
    • Institucional
    • Estrutura Administrativa
    • Associe-se
  • Eventos
    • ADIT Invest
    • COMPLAN
    • Conexão Flórida
    • IMOBTUR
    • ADIT Juris
    • ADIT Arq
    • ADIT Share
  • Agenda
    • 7 e 8 de agosto de 2025Curso: Inteligência Comercial para Projetos Imobiliários
    • 11 a 13 de agosto de 2025Missão Técnica Balneário Camboriú Vertical
    • 14 e 15 de agostoADIT Invest
    • Ver todos
  • Cursos e Missões
  • Conteúdos
    • Artigos / Matérias
    • Webinars
    • Podcast Além da Curva
    • Podcast Alta Temporada
    • Podcast Talks
    • Perfil
    • Livros
    • Pesquisas/Estudos
    • Vídeos
  • Associados
    • Diretório de Associados
    • Clube de Benefícios
    • Adit Meets
    • Associe-se
Logo adit ondemand
ADIT Brasil

Artigos / Matérias

Prêmio Somos Cidade de Arquitetura Contemporânea anuncia os edifícios do ano

09/08/2024
  • Compartilhe:

Júri analisou projetos enviados por todo o país e escolheu como vencedores três edifícios em andamento e três já concluídos

Com a missão de contribuir para transformar as cidades, um edifício de cada vez, o Prêmio Somos Cidade anuncia seus vencedores. A iniciativa tem o apoio da da ADIT (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), entidade focada no desenvolvimento dos mercados imobiliário e turístico dentro das melhores práticas nacionais e internacionais.

 A partir de inscritos de todo o país, o júri da premiação selecionou três projetos da categoria empreendimentos concluídos e outros três projetos da categoria empreendimentos em execução.

Entre os vitoriosos, há edifícios das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, comprovando o potencial de transformação da produção imobiliária por todo o território brasileiro. “Ficamos muito felizes em receber candidaturas de vários estados e de incorporadoras e arquitetos de grande relevância, o que mostra que o movimento para modernizar o mercado imobiliário está se espalhando e fortalecendo por todo o Brasil. As empresas estão se conscientizando de que a boa arquitetura é um grande diferencial para os empreendimentos e ao mesmo tempo uma contribuição para as cidades”, afirma Felipe Cavalcante, coordenador do Movimento Somos Cidade, responsável pela iniciativa.

O Prêmio Somos Cidade de Arquitetura Contemporânea visa incentivar a inovação arquitetônica no mercado imobiliário e a relação desses projetos no ambiente urbano, valorizando fachadas ativas, térreos bem planejados, gentilezas urbanas e os cuidados com a permeabilidade visual, fundamentais para garantir que uma edificação agrade e melhore a vida das pessoas.

O júri foi composto por Amanda Ferber, fundadora da Architecture Hunter e listada como a número 1 entre os 125 maiores influenciadores de arquitetura do mundo; Anthony Ling, fundador e editor do “Caos Planejado”, a maior plataforma brasileira de conteúdo sobre urbanismo e cidades; Cláudio Hermolin, Presidente do Sinduscon Rio e VP para o Sudeste da Câmara Brasileira da Indústria da Construção; Fernando Mungioli, proprietário e Publisher da Arco Editorial, editora especializada em arquitetura e responsável pela revista PROJETO; Fernando Serapião, crítico de arquitetura, curador e cofundador da Editora Monolito; Kardec Borges, que preside a Comissão de Arquitetura e Urbanismo da ADIT Brasil, Laura Janka, coordenadora do núcleo de Arquitetura e Cidade do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper, Luciano Ramos Leite, vice-presidente da Asbea Ceará; Washington Fajardo, Harvard GSD, Loeb Fellow e ex-secretário de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro, e José Carlos Martins, Presidente do Conselho Consultivo da CBIC. Felipe Cavalcante, fundador e Presidente de honra da ADIT Brasil, CEO da MATX, Coordenador do Movimento Somos Cidade e apresentador dos Podcasts Além da curva e Somos Cidade, atuou como presidente do júri.

Conheça os vencedores:

Categoria empreendimentos em execução

AGE360

Autores: ARCHITECTS OFFICE + Triptyque
Localização: Curitiba, PR

Projetado para a AG7, o AGE360 será uma das 20 construções mais altas do país, atingindo 124 metros de altura com vista de 360 graus da capital paranaense. Será o primeiro Wellness Building brasileiro, com certificação LEED é uma das primeiras torres residenciais do mundo a receber a certificação Fitwel. A torre de uso misto com 35 andares revela soluções estruturais perimetrais, possibilitando plantas livres. Vigas e lajes se projetam nas faces e demarcam o grafismo do grid tridimensional. As unidades residenciais têm entre 200 e 560 m2 e terraços moldados em diferentes proporções.


BOTANICA Office


Autores: TROOST + PESSOA Architects
Localização: Manaus, AM

Com uma fachada com 10 espécies de plantas trepadeiras filtrando a luz do sol da tarde, o projeto desenvolvido para a Engeco é marcado por um rasgo central que forma terraços escalonados. Esse elemento, concebido como uma extensão visual e física do espaço público, busca promover a interação social e conectar os usuários com a natureza. O empreendimento reúne em 15 pavimentos a mesma área de 11.000 m2 inicialmente prevista para 25 pavimentos, reduzindo o custo de construção e respeitando o meio ambiente.

Viva!

Autor: SPOL Architects + Zanatta Figueiredo Arquitetos
Localização: São Paulo, SP

O empreendimento de uso misto consiste em 4 blocos dispostos em um terreno de cerca de 10.000 m2, a totalidade de uma quadra, com implantação e acessos que garantem permeabilidade para os pedestres e qualidade de vida urbana. Concebido para a Jacarandá Capital para renovar uma área fabril, o Viva! foi pensado para se tornar um conector do bairro e um fomentador para a economia local, reunindo escritórios, comércio, serviços, teatro, lazer e áreas verdes.

Categoria empreendimentos concluídos

Casa Nor

Autor: Terral Incorporadora
Localização: Brasília, DF

O Casa Nor é um empreendimento residencial de alto padrão de 7 pavimentos com 30 apartamentos de 4 suítes e metragens entre 201 e 404 m2, incluindo duplexes e unidades com piscina de vidro na varanda. Há lazer coletivo na área do pilotis e na cobertura, além de garagem subterrânea. O Casa Nor faz referência ao setor Noroeste do Plano Piloto, onde está inserido, e teve como premissa criar apartamentos com jeito de casa a partir da horizontalidade da volumetria, singularidade da fachada, materialidade com predominância de elementos como pedra e madeira e conexão com o meio natural, por meio de floreiras na altura das esquadrias.

CASAMIRADOR Savassi


Autor: Gisele Borges Arquitetura
Localização: Belo Horizonte, MG

O edifício residencial criado para a incorporadora CASAMIRADOR está inserido em um bairro muito bem localizado de Belo Horizonte (MG), que permite que as pessoas realizem a pé boa parte de suas atividades cotidianas. São 14 lofts e 24 studios distribuídos em 9 pavimentos e 3 subsolos, em um terreno de 12×60 metros que permitiu uma arquitetura em escala humanizada. O design arrojado e cosmopolita se destaca na paisagem local pela sua forma, material e cor.

Inn


Autor: Idealiza Cidades
Localização: Pelotas, RS

Compondo o conjunto de edifícios do Parque Una, em Pelotas (RS), bairro planejado que utiliza no masterplan os mais modernos conceitos urbanísticos, o edifício ao estilo de vida acelerado propõe a reconexão dos usuários com sua rotina e bem-estar. Com 144 apartamentos, distribuídos em 12 pavimentos, o escalonamento da fachada e os terraços permitem manter a escala humana do prédio mesmo com o ganho de altura. No térreo, a fachada ativa sinuosa comporta lojas em uma ambiência diversa para a rua, mesclando-se a ela.

Sobre o Prêmio Somos Cidade

A organização do Prêmio Somos Cidade é do Movimento Somos Cidade, voltado à produção de conteúdo e difusão das melhores práticas de urbanismo, com coordenação da MATX, empresa de consultoria e disseminação de conhecimento em desenvolvimento urbano. O apoio institucional é da ADIT (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil), IBRADIM (Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário), Caos Planejado, canal sobre cidades, e Arq.futuro, plataforma de discussão sobre o futuro das cidades.

  • Compartilhe:

Mais notícias

  • Como a Serra Gaúcha construiu uma identidade e se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasil

  • Retrofit impulsiona preservação histórica e revitalização urbana nas cidades brasileiras

  • Bleisure ganha força e transforma desenho e rentabilidade da hotelaria brasileira

  • Artigo – Meio cheio ou meio vazio?

Insights

Receba conteúdo útil e relevante sobre os mercados imobiliário e turístico.

ADIT Brasil
  • Página Inicial
  • Institucional
  • Estrutura Administrativa
  • Eventos
  • Agenda
  • Cursos e Missões
  • Webinars
  • Artigos / Matérias
  • Podcast Além da Curva
  • Podcast Alta Temporada
  • Podcast Talks
  • Pesquisas / Estudos
  • Livros
  • Vídeos
  • Associados
  • Fale Conosco

ADIT Brasil

  • Institucional
  • Estrutura Administrativa
  • Associe-se

Eventos

  • ADIT Invest
  • COMPLAN
  • Conexão Flórida
  • IMOBTUR
  • ADIT Juris
  • ADIT Arq
  • ADIT Share

Cursos e Missões

  • Curso: Associação como ativo de valor para projetos imobiliários com etapa prática na Riviera de São Lourenço
  • Curso viabilidade para loteamentos urbanos
  • Missão Técnica China
  • Missão Técnica Hotelaria de Luxo em São Paulo
  • ESCRITÓRIO:
    Av Paulo Falcão, 525 - Jatiúca, Maceió - AL | CEP: 57036-390

    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 8h às 12h / 13h às 17h

    ASSOCIACAO PARA O DESENVOLVIMENTO IMOBILIARIO E TURISTICO DO BRASIL
    CNPJ: 08.116.783/0001-85
    comunidade@adit.com.br

Great Place To Work

Copyright © 2019

  • 82 3327-3465

Copyright © 2021

Desenvolvido por Yooh

Menu

  • Página Inicial
  • ADIT Brasil
    • Institucional
    • Estrutura Administrativa
    • Associe-se
  • Seminários
  • Agenda
  • Cursos e Missões
  • Conteúdos
    • Artigos / Matérias
    • Webinars
    • Podcast Além da Curva
    • Podcast Alta Temporada
    • Podcast Talks
    • Perfil
    • Livros
    • Pesquisas/Estudos
    • Vídeos
  • Associados
    • Diretório de Associados
    • Clube de Benefícios
    • Adit Meets
    • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Logo adit ondemand