Artigos / Matérias
Práticas que colocaram a Accor, Aviva e GJP no top 5 do Great Place to Work em hotelaria; WPA é destaque no Centro-Oeste
Empresas associadas da ADIT são destaque na terceira edição do prêmio Melhores Empresas para se Trabalhar
A Great Place to Work (GPTW) divulgou os resultados da terceira edição do prêmio Melhores Empresas para se Trabalhar em Hotelaria. No prestigiado ranking, três associados da ADIT aparecem no top 5 da categoria “Hotéis Grandes”: Accor, Aviva e GJP. No ranking Centro-Oeste, a WPA, da W Palmerston Holding, conquistou o 4º lugar.
A Accor repetiu o feito do ano passado, conquistando mais um primeiro lugar, seguido da Hilton Hotels & Resorts – que integra pela primeira vez o ranking. A Aviva aparece em terceiro, e a GJP Hotels & Resorts em quarto – a rede brasileira também é novidade em relação à lista de 2019. A Atlantica Hotels completa a lista.
“Temos uma cultura Heartist, que significa Artista do Coração. Esta prática de serviços também define como queremos tratar nossas equipes e, por isso, temos um cuidado especial com os colaboradores desde o seu recrutamento”, explica Fernando Viriato, vice-presidente sênior de Talento e Cultura Accor América do Sul. Segundo ele, esta é a base de todas as ações que a Accor tem feito, principalmente, diante da pandemia da COVID-19. Um fundo chamado Heartist Fund foi criado para dar suporte aos colaboradores e parceiros da empresa.
“A Accor presta suporte a colaboradores desligados ou suspensos da empresa com serviços como telemedicina, assistência médica, assessoria de realocação e auxílio funeral”, diz. Além disso, a lista de benefícios disponibilizados é grande: troca do Ticket Restaurante por Ticket Alimentação, modificações no processo do Reembolso Farmácia, live com executivos de alto escalão, sessões de culinária, acompanhamento psicológico, festa junina virtual, comemoração virtual dos aniversários do mês, sessões online de ioga e ginástica laboral, rodas de conversa, envio das cadeiras do escritório, auxílio internet, entre outras.
“Diante do cenário global desafiador em que estamos vivendo, essa conquista no GPTW é um importante reconhecimento de que nossos esforços e investimentos nas pessoas, hoje com destaque especial na saúde e bem estar de nossos colaboradores”, conclui Viriato.
Consultoria internacional líder em gestão de pessoas, a Great Place to Wotk atua ajudando organizações em diferentes segmentos a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, desempenho e inovação. Anualmente são mais de 40 rankings que premiam empresas nos âmbitos nacional, regional, setorial (como T.I. e Saúde) e temático (como mulheres, LGBTQI+, étnico racial, etc).
Inscrita pela primeira vez no programa e já premiada, a GJP Hotels & Resorts completa 15 anos no próximo mês de novembro. Com 1.500 colaboradores nas 10 unidades do grupo no Brasil e no escritório corporativo, em São Paulo (SP), a rede hoteleira atribui a conquista a cinco pontos principais: time de qualidade, processos simples e estruturados, comunicação transparente, meritocracia e inovação. Para Fábio Godinho, CEO da rede, a valorização humana está no DNA da empresa. “Nosso negócio é hospitalidade, trabalhamos essencialmente com pessoas, do check-in ao check-out. Receber uma premiação importante e com notas atribuídas pelos próprios funcionários é sinal de que estamos no caminho certo”, diz.
Entre as novidades implantadas pela empresa, que envolve o departamento de Talento & Cultura, estão a Universidade Corporativa GJP, com mais de 60 cursos para os colaboradores, TV GJP, um canal interno de notícias e novidades da empresa, o Vivendo Operações, um programa de imersão para novos colaboradores, o Expedition on the Job, que leva colaboradores do ambiente corporativo para experimentar e trocar de funções nos hotéis, vivenciando cada área da hospitalidade, o Aplicativo Nossa Gente, uma espécie de rede social interna, com diversas funcionalidades para integração dos times, a Copa GJP de Hospitalidade, uma competição entre as unidades da rede baseada em notas dos próprios hóspedes nas redes sociais, com diversas premiações para o melhor hotel, entre outros.
Feita de forma quantitativa, a pesquisa da GPTW ouviu mais de 42 mil funcionários em todo o país – ao todo, 51 empresas participaram. A empresa deve atingir nota igual ou superior a 70%, na primeira e segunda etapa. Com o cruzamento das duas avaliações forma-se o resultado final.
Na primeira fase é feita uma certificação, pela própria consultoria. Em seguida, são avaliadas informações organizacionais e práticas culturais da empresa. Logo após, os funcionários são ouvidos em um processo quantitativo e qualitativo. O cruzamento das informações é a última etapa do processo.
Para Laini Melo, Gerente Geral de Experiência Talentos Humanos da Aviva, a presença no ranking da Great Place to Work é mais do que um prêmio. “Ter um ambiente de trabalho saudável é essencial para termos funcionário engajados. Pessoas felizes e realizadas com o que fazem, são mais produtivas e colaborativas, isto é, geram resultados positivos, os quais afetam diretamente a experiência do nosso cliente interno e externo, e, consequentemente, a sustentabilidade do negócio”, diz.
Atualmente com 2.426 funcionários, os resorts e parques da Aviva defendem um clima organizacional positivo, comunicação horizontalizada e baixo turnover quando comparado a outras empresas do mesmo ramo. “Através das nossas práticas podemos influenciar fornecedores e parceiros para que pratiquem, também, em suas empresas. Cada vez que enviamos nossa forma de trabalhar e nosso código de conduta para estabelecer a relação de parceria, estamos as difundindo através da nossa cultura.”
WPA é destaque no Centro-Oeste
Pelo quarto ano consecutivo, a WPA, da W Palmerston Holding, garantiu presença no ranking das Melhores Empresas Para Trabalhar no Centro-Oeste. Dessa vez em 4º lugar, a empresa defende a ideia de que o colaborador é parte de um ecossistema integral em que as dimensões profissionais, familiares e pessoais precisam ser equilibradas para a preservação do seu próprio bem-estar. “Assim, além de viabilizarmos um bom ambiente laboral, repleto de harmonia e solidariedade, no qual ele consiga se sentir à vontade para oferecer todas as competências da melhor maneira, também prestamos suporte na retaguarda dispensando tratamento humano a cada um”, explica Gizelly Rodrigues, Gerente de Recursos Humanos da WPA.
Dentre as ações implementadas, destacam-se a campanha de vacinação contra a gripe, ginástica laboral realizada duas vezes por semana, aferição e acompanhamento de pressão, incentivo à prática de esportes, café da manhã e lanche da tarde, uniforme custeado pela empresa, descontos em restaurantes, suporte a gestantes, assistência médica e odontológica, vale-alimentação ou vale-refeição, desconto no estacionamento e bonificações regulares pelo atingimento de metas estabelecidas.
“A WPA ainda possui plano de carreira que inclui a progressão salarial por tempo de serviço e meritocracia, com incentivos à qualificação e aperfeiçoamento profissional”, diz Gizelly. “Existe também uma escala de promoções que são realizadas conforme avaliação de desempenho, conjunto de aptidões e avaliações realizadas por gestores.”
Tratar pessoas de forma humana, reconhecendo o trabalho interno realizado para tantas conquistas na WPA é visto como responsabilidade social. “Hoje, na WPA, nada é feito sem propósito. Todas as ações que fazemos possuem substância. No Dia do Amigo do ano passado, por exemplo, desenvolvemos uma campanha que primou pelo despertar do olhar para o outro, estimulando o espírito empático. Foi fácil perceber que, quando se é capaz de enxergar a personalidade por detrás do profissional, os laços são reforçados no cotidiano.” Segundo a gerente de Recursos Humanos, o RH precisa ser efetivo no estímulo à obtenção de resultados. “A maior prova é que, durante 2018, superamos todas as metas estabelecidas trimestre após trimestre, culminando no pagamento de remuneração variável aos colaboradores.
Mais notícias
-
Novas regras de financiamento da Caixa Econômica Federal devem impactar viabilidade do mercado imobiliário
-
Maior edição do Imobtur fortalece a inovação no mercado imobiliário-turístico
-
Tecnologia e o impacto na eficiência e experiência no aluguel de curta temporada
-
Como os novos hábitos de consumo e estilo de vida transformam os espaços residenciais