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Artigos / Matérias

Personalização, encantamento e expectativas: fatores para criação de experiências na hospitalidade

28/02/2025
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(Foto: Engin Akyurt/Pixabay)

Mais do que uma boa estrutura, o atendimento é crucial para a satisfação do cliente

A criação de experiências na hospitalidade envolve personalização, tecnologia e um time com capacitação para entender o processo dinâmico de atender os desejos e necessidades dos diferentes perfis de hóspede.

Para isso, executivos do setor destacam ser fundamental conhecer profundamente o cliente, desde o perfil socioeconômico até suas expectativas mais minuciosas com a estadia, como explica Carlos Eduardo Gonçalves, diretor de experiência do cliente da WAM.

 “O mais valioso ativo que uma empresa pode ter, seja no setor de hospitalidade ou em qualquer outro, é conhecer a fundo o cliente. E aqui não estamos falando em perfil socioeconômico. Estamos falando em comportamentos, necessidades e desejos. Hóspedes não são consumidores: são pessoas, são gente. São humanos”, enfatiza.

Personalização e encantamento

Assim, para o diretor da WAM, oferecer uma experiência personalizada começa com uma cultura organizacional centrada no cliente, assumindo o seu lugar e percebendo suas motivações, para entregar não apenas serviços, mas memórias e momentos especiais.

“Ao perguntar o que querem os nossos hóspedes, devemos refletir juntamente com o cliente que existe em cada um de nós: o que eu desejo? O que me motiva? Como quero ser visto? O que valorizo? Do que realmente eu preciso? Assumir o lugar do cliente, com empatia, carinho e respeito é o início dessa jornada.”, afirma Carlos Eduardo.

O executivo aponta que o primeiro passo para implantar uma cultura centrada na experiência do cliente é contar com uma liderança alinhada com o princípio de impulsionar a personalização e a integração de tecnologia na organização.

“Em segundo lugar, viver a experiência do produto que vendemos é uma aula prática sobre o que precisa ser feito para acertar processos e entregar excelência. Em terceiro lugar, mas não menos importante: comunicação, cordialidade, atendimento. É preciso gostar do que se faz para fazer bem feito”, ressalta.

Sergio Ney, CEO do Hot Beach, também reforça que a personalização passa pelo conhecimento prévio do cliente e pela oferta de benefícios claros e percebidos. Para ele, criar experiências marcantes transita por objetivos “subjetivos”, imaginados pelo cliente ao decidir seu destino.

“Quando pessoas solteiras, casais, famílias ou grupos, decidem deixar o conforto de seus lares para viver algumas horas, dias ou semanas, em parques ou empreendimentos de hospedagens, recebê-los é uma arte de alta responsabilidade. Um time treinado e de alta performance para encantar e superar as expectativas de cada cliente é essencial”, defende.

Expectativas do hóspede e competitividade do mercado

Com o crescimento exponencial do turismo brasileiro, o setor tem se tornado altamente concorrido, por isso, só oferecer o básico com excelência não é suficiente. Gonçalves explica como essa percepção é utilizada na sua estratégia.

“Aqui, estamos falando de qualidade nos serviços fundamentais, como quartos limpos e confortáveis, atendimento ágil e cortês, e serviços essenciais funcionando sem falhas. O cliente espera encontrar segurança, pontualidade e a sensação de que tudo está sob controle”, diz.

Além disso, a surpresa e a fidelização são elementos que compõem os pilares da experiência. Segundo ele, o encantamento está em antecipar as necessidades do cliente antes mesmo que ele as verbalize, gerando uma conexão emocional com a marca.

“Uma vez que as expectativas básicas são atendidas, é hora de surpreender. Pode ser algo simples, como uma mensagem personalizada no quarto ou um drink de boas-vindas, ou mais elaborado, como experiências únicas que dialoguem com as preferências do hóspede – desde um jantar surpresa sob as estrelas até a organização de um itinerário especial para quem celebra uma ocasião importante”, exemplifica Gonçalves.

Foto do perfil de Carlos Eduardo P. Gonçalves

“O verdadeiro desafio está em transformar um cliente encantado em um cliente fiel. Para isso, a experiência precisa ser superior a cada visita. Isso pode incluir mimos exclusivos para hóspedes frequentes, como upgrades surpresa, convites para eventos privados ou até mesmo a lembrança de preferências passadas, como o tipo de travesseiro ou a bebida favorita.”

Carlos Eduardo Gonçalves

Sergio Ney complementa que os diferenciais devem sempre ser impactantes, surpreendentes e prazerosos, de maneira que os benefícios sejam clara e facilmente percebidos como aspectos de valor pelo cliente.

“Na hospedagem hoteleira ou visita a um destino mais amplo, a percepção de valor se forma por um conjunto de observações e sensações únicas, mas essenciais no todo. Do clima local, da gastronomia que traz lembranças, da tranquilidade para descanso, à feliz agitação infantil que se proporciona aos pequenos, tudo e muito mais constrói ou destrói o diferencial percebido”, afirma Ney.

Alinhamento entre equipe, infraestrutura e tecnologia

Por outro lado, o CEO do Hot Beach acredita que, dado que a hospitalidade depende essencialmente do atendimento feito por pessoas, deve-se existir uma grande cautela no treinamento oferecido.

“O grande desafio está no time de pessoas que vão interagir com o cliente no front ou no back. Aí está, para todo o setor de serviços, o fio da navalha entre o encanto e o desencanto do cliente”, orienta.

“Já outros fatores mais técnicos, como falhas de infraestrutura: energia, internet e serviços de terceiros são riscos associados às forças da natureza e das fragilidades estruturais. Contudo, um time gerencial e de colaboradores engajados nas entregas, podem superar os grandes desafios que invariavelmente se apresentam”.

Sérgio Ney

A tecnologia, inclusive, pode ser um dos principais aliados na criação de experiências personalizadas. A integração entre ciência de dados, automação e inteligência artificial permite amplificar a eficiência humana, e consequentemente a satisfação, conta Gonçalves.

“Por meio da coleta e análise de informações, como preferências de estadias anteriores, comportamento de consumo e feedbacks, conseguimos identificar padrões e antecipar necessidades. A ciência de dados permite segmentar clientes com precisão, oferecendo promoções e pacotes que realmente fazem sentido para cada perfil”, fala o diretor.

De acordo com Gonçalves, a automação, quando bem aplicada, cria uma jornada mais fluida e confortável para o hóspede. Segundo ele, a ferramenta é usada para a comunicação antes, durante e depois da estadia dos hóspedes e informar sobre eventos ou atividades disponíveis no resort de forma proativa.

“A inteligência artificial, além de permitir o ganho de escala e uma maior celeridade no atendimento, leva a personalização para outro nível ao processar grandes volumes de dados em tempo real e oferecer recomendações inteligentes para os clientes”, diz Gonçalves.

Medindo o sucesso da experiência

Para garantir que as estratégias adotadas realmente entreguem valor aos hóspedes, é imprescindível ouvir o que eles têm a dizer. Porém é ainda mais importante saber como solicitar e o que fazer com as avaliações e possíveis críticas recebidas.

“Medir o sucesso da experiência do cliente é fundamental para identificar e evidenciar pontos fortes, corrigir falhas e fortalecer a fidelização. Um conjunto de estratégias e ferramentas pode ser utilizado para avaliar com precisão o impacto das ações oferecidas e o grau de satisfação do hóspede”, ressalta Gonçalves.

Ney complementa afirmando que a tecnologia deve sempre agregar valor percebido pelo cliente. Logo, as ferramentas não servem para substituir a atuação humana, que segue como principal aspecto de conexão social e emocional.

“Toda e qualquer ferramenta tecnológica só faz sentido se, no limite, trouxer benefícios percebidos pelo cliente. Processos de pesquisa, reserva e pagamentos devem ser práticos e amigáveis. Diversões nos locais de destino, além de bem planejadas e distribuídas, devem atender adultos e crianças com criatividade e variedade atrativas”, aconselha.

Assim, o feedback dos hóspedes não termina no recebimento do formulário de pesquisas. O acompanhamento em tempo real dos sites de avaliação e a análise de interações digitais é indispensável e precisa ser tratado com o time.

“Monitorar reviews em plataformas como Google, TripAdvisor e Booking.com, bem como comentários e interações em redes sociais, é essencial para capturar a percepção pública da experiência oferecida. Nesse ponto, o feedback dos funcionários também é valioso, pois eles têm contato direto com os hóspedes e podem oferecer perspectivas únicas”, acrescenta Carlos Eduardo.

  • Por Maíra Sobral – Coordenadora de conteúdo na ADIT Brasil
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