Perfil
#Perfil 54 – Pedro Lira

Pedro Lira é arquiteto e urbanista com larga experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos de arquitetura, estudos urbanísticos e de viabilidade e de parcerias público privadas. Atua desde o planejamento urbano e masterplans, ao desenvolvimento integrado do turismo e imobiliário. Ele desenvolveu parte de sua carreira em Barcelona, voltou ao Brasil como diretor de um dos principais escritórios do país e em 2016 fundou a Natureza Urbana, que atua com foco na interface entre o ambiente construído e o natural, no Brasil e exterior. É também professor do mestrado de urbanismo do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (Espanha) e sócio da plataforma de hospitalidade Altar.
1. Qual foi o maior desafio que você enfrentou/enfrenta atuando Natureza Urbana?
Atuamos em projetos de escalas, contextos socio-econômicos e geográficos diversos, nos quais devemos encontrar o equilíbrio entre nossa ação e o meio. Atuar em tais territórios é complexo em todos os sentidos. Esse é nosso maior desafio e tem se tornado uma especialidade.
2. Tem filhos?
Sim, um menino e uma menina.
3. Qual o seu Hobby?
Voltei a Jogar tênis e tem sido o meu passatempo favorito.
4. Restaurante favorito?
São muitos pelo mundo, e morando em São Paulo impossível ter um só. Mas gosto dos que estão associados a experiências. Para citar dois: um que fui aos 18 anos quando morava em Milão, ficava nos alpes entre Itália e Suíça na região de Piemonte, para chegar até ele precisamos deixar o carro em um povoado que ficava a 1200m de altitude e subir uma trilha na neve até 1700m, e se chegava naquele restaurante com comida de montanha e vistas para os alpes nevados, grande recompensa. O outro, mais próximo, é uma barraca de praia, acessível apenas pelo mar, que fica na Praia de Castelhanos na Bahia, para se chegar nela deve-se caminhar 1h30 por praias desde Moreré, cruzar um rio, a nado ou de barco, e chega-se em uma praia linda. A especialidade são os pastéis de banana da terra com lagosta ou com camarão, e Caipirosca de Cacau e outras frutas, vale o passeio.
5. Culinária favorita?
Não sei se tem alguma que não goste, rsrs, mas para destacar as Japonesa, espanhola e Brasileira, sobretudo do nordeste.
6. Prato que traz boas memórias?
Ovos mexidos como só minha avó sabia fazer.
7. Um filme que marcou sua vida? E por qual motivo?
Meu tio (mon oncle), de Jacques Tati. Pela crítica sagaz aos contrastes da sociedade e a sua forma de habitar.
8. Livro inesquecível – e maior lição aprendida durante a leitura?
Economia Donut, de Kate Raworth, por trazer um modelo de crescimento econômico que busca o equilíbrio como solução aos desafios atuais. E outro mais pessoal e próximo. “A Lírica de Carlos Augusto Lira”, que traz um pouco da paixão do meu pai pela arte e aborda sua coleção de arte erudita e popular.
9. Banda/cantor(a) favorito(a)?
Radiohead
10. Banda/cantor(a) que mais tem escutado ultimamente?
Vários da música francesa contemporânea.
11. Série preferida?
Não tenho tido muito tempo para as séries, mas das últimas que vi destacaria Succession.
12. Rede social favorita?
Linked.In.
13. Destino favorito no Brasil?
Minha casa.
14. Destino favorito no mundo?
Barcelona, considero minha segunda casa.
15. Maior conquista profissional?
Minha carreira como um todo considero uma grande conquista. Acabei decidindo não “herdar” o escritório do meu pai, e após desenvolver parte da minha carreira em Barcelona, voltei ao Brasil como diretor de um dos 40 maiores escritórios do mundo, dai a empreender e abrir a Natureza Urbana já com projetos de grande escala e complexidade pareceu um passo natural mas não sabia onde poderíamos chegar, e sou muito grato por tudo que conquistei até agora. Ainda assim, a maior conquista Espero que ainda esteja por vir.
16. Algo que te orgulha?
Para destacar algo recente, ter sido convidado para ser professor no mestrado de urbanismo do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, respeitada instituição de Barcelona conhecida pelo seu foco inovador.
17. Personalidade que admira do setor em que você atua?
Thierry Teyssier, que tive a oportunidade de conhecer esse ano, criador do 700000heures, rede de hotéis efêmeros com foco no turismo regenerativo.
18. Personalidade que admira do mundo dos negócios?
Yvon Chouinard, empresário, filantropo e alpinista, dono da empresa da Patagonia, que tem dedicado sua fortuna à preservação.
19. O que ninguém imagina sobre você?
Segundo minha esposa, é que na verdade sou um Border Collie, hahaha, ela diz isso porque tenho muita energia e estou sempre disposto.
20. Habilidade que deseja desenvolver no futuro?
Ser menos ansioso e ter mais capacidade de me desconectar.
21. Qualidade pessoal que se orgulha?
De ter capacidade de enxergar os problemas sob um ângulo diferente da maioria das pessoas, dizem que é uma habilidade dos canhotos. Também me orgulho de ser muito adaptável a novos desafios, já morei em 4 países diferentes e falo cinco idiomas, isso certamente ajudou a criar meu repertório de trabalho atual.
22. Uma frase que te inspira?
Menos é Mais, de Mies Van der Rohe.
23. O que você mais gosta na visão e estrutura funcional da Natureza Urbana?
O desafio do novo, nos atrai e nos motiva. Eu destaco sempre que para cada trabalho construímos uma visão estratégica específica, são projetos com distintas variáveis e complexidade, onde atuamos na interface do ambiente natural e o construído. É preciso inovar para lidar com eles, e nisso está a beleza do nosso trabalho.
24. Qual conselho você daria para sua versão mais jovem?
Ter mais paciência.
25. Uma reflexão própria que tem guiado sua vida? Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e adotou como lema de vida.
Precisamos abordar os problemas quase como investigadores para imergir naquele desafio e identificarmos ali elementos que ninguém mais vê, é onde se encontram as soluções.