Perfil
Perfil #28 – Olivar Vitale
Olivar Vitale é especializado em Direito Imobiliário, Contencioso Civil, Arbitragem e Direito Público. Sócio e fundador do escritório VBD Advogados, também é presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, o Ibradim. É Membro do Conselho de Gestão Habitacional da Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo, a SEHAB, Conselheiro jurídico do Secovi-SP e do Sinduscon-SP, e Membro Associado da Mesa de Debates de Direito Imobiliário, a MDDI. Vitale é professor e coordenador pedagógico de cursos de Especialização da Universidade Secovi e da ESPM em São Paulo, e coordenador e professor do curso de Especialização/MBA da POLI – USP.
É Professor nas Business School Saint Paul e UBS, e árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia, o CMA-IE. Advogado ranqueado desde 2012 em Real Estate pela publicação Chambers and Partners. Também reconhecido pelo guia da Leaders League e diversos outros internacionais.
Qual foi o maior desafio que você enfrentou/enfrenta atuando no VBD Advogados/Ibradim?
Sem dúvida o maior desafio é dar conta de tudo quanto idealizado, seja para o escritório como sócio fundador e um dos gestores, seja pelo Ibradim como fundador e também presidente. As ideias são inúmeras, a vontade de inovar e produzir é enorme. Fazemos muito e sempre. Mas o tempo parece sempre muito curto.
Tem filhos?
Um casal de gêmeos, nascidos em 2018.
Qual o seu Hobby?
Esporte. O esporte me mantém são. Futebol, corrida, musculação… Além do esporte, filmes, séries, gastronomia e literatura.
Restaurante favorito?
Em São Paulo, são vários. Impossível eleger um. Hoje meu preferido tem sido o Taberna 474, mas gosto muito também do Giullieta, Mani, Tordesilhas, Amadeus, Dalmo, Adega Santiago, Arabia, Kitchin… Dentre outros que com certeza estou esquecendo.
Culinária favorita?
Peixes e frutos do mar.
Prato que traz boas memórias?
Nhoque de batata no molho ao sugo da minha mãe. O melhor de todos.
Um filme que marcou sua vida? E por qual motivo?
A trilogia de O Poderoso Chefão. O grande clássico dos filmes de máfia.
Livro inesquecível – e maior lição aprendida durante a leitura?
O primeiro que li na vida, “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. A lição é que lendo podemos viajar, seja onde estivermos.
Banda/cantor(a) favorito(a)?
Iron Maiden, Metallica e Chico Buarque.
Banda/cantor(a) que mais tem escutado ultimamente?
Pink Floyd e Miles Davis.
Série preferida?
Breaking Bad.
Rede social favorita?
Não curto muito, mas tenho Instagram e Linkedin.
Destino favorito no Brasil?
São Paulo.
Destino favorito no mundo?
Paris.
Maior conquista profissional?
Gostar de exercer a profissão que escolhi.
Algo que te orgulha?
A minha família. Profissionalmente o VBD e o Ibradim.
Personalidade que admira do setor em que você atua?
Nesse caso não dá para citar um só. Resumindo, apenas aos que admiro há mais tempo, eis que com o Ibradim essa lista cresceu exponencialmente: Marcelo Terra, Rodrigo Bicalho e Melhim Chalhub.
Personalidade que admira do mundo dos negócios?
São inúmeros. Empreender é insano, especialmente no Brasil.
O que ninguém imagina sobre você?
Sou melhor pai do que advogado.
Habilidade que deseja desenvolver no futuro?
Paciência.
Qualidade pessoal que se orgulha?
Resiliência.
Uma frase que te inspira?
“Se há muito a perder, planeje muito bem antes de agir. Caso contrário, aja logo sem planejar.”
O que você mais gosta na visão e estrutura funcional do VBD Advogados/ Ibradim?
No VBD, a visão de querer mover o país e a estrutura de integração de todos: sócios fundadores, executivos, associados, estagiários e administrativo. No Ibradim, a visão de compartilhamento genuíno de conhecimento e a estrutura de descentralização de poder.
Qual conselho você daria para sua versão mais jovem?
O Direito é maravilhoso, mas a concorrência no setor privado é gigantesca. Para vencer profissionalmente, compita sempre consigo mesmo. Estude, trabalhe, dedique-se e crie. O resultado é inevitável. Hoje eu tenho certeza disso. Quando jovem eu tinha dúvida.
Uma reflexão própria que tem guiado sua vida? Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e adotou como lema de vida.
Mais do que ideias, o que move o mundo é ação. Converta tudo o que você pensa ou planeja em verbos de ação. E comece…