Perfil
Perfil #19 – João Paulo Mansano
Formado em Administração em Hotelaria, João Paulo Mansano é diretor comercial da New Time. “Trabalho desde os 14 anos. Comecei como instrutor de informática na Bit Company, em Araguari/MG, trabalhei na Hot Flash, no Rio Quente Resorts, atual Aviva e por fim na New Time, onde tive a oportunidade de prestar serviço em diversos empreendimentos de time share e multipropriedade do Brasil e exterior.”
Palestrante nos eventos mais importantes da indústria no país e América do Sul, como ADIT Invest, ADIT Share, Top Seller e Lasos, Mansano implantou e geriu diretamente projetos como o Hard Rock Fortaleza e o Hot Beach Suites Olimpia, empreendimento onde atua há mais de 5 anos.
Qual foi o maior desafio que você enfrentou na gestão da New Time? Acredito que na verdade o estejamos enfrentando agora. A pandemia era algo inimaginável em qualquer segmento. De um dia para o outro o nosso modelo, já exitoso de vendas se mostrou inoperante, não por ter se tornado obsoleto, mas por não ser exequível! Aí tivemos que nos adaptar e acelerar um processo de digitalização do processo comercial que estava evoluindo de maneira muito lenta. Formamos um bom time e hoje dominamos as etapas desse processo e já temos um modelo vencedor. Desde a criação das peças a serem impulsionadas até as assinaturas digitais dos documentos, temos bem mapeado e procedimentado todo o processo.
Tem filhos? Tenho um filho de 14 anos já! Um rapaz extremamente inteligente, educado, amoroso, bom para os próximos e a família, enfim, um amor de filho e pessoa.
Qual o seu Hobby? Olha, não diria que tenho um específico ou sequer algum preferido, tem bastante coisas que me distraem e gosto de fazer, dentre elas destacaria jogar tênis, cozinhar, ler e fazer qualquer coisa com meu filho.
Restaurante favorito? Não me considero do tipo que tenha um restaurante favorito, tenho vários que gosto bastante e nas oportunidades que tenho vou neles, porém, me enquadro mais no grupo que gosta de experimentar novos sabores, texturas, temperos, formas de preparo e etc., então estou sempre variando na escolha dos restaurantes.
Culinária favorita? Brasileira, sem sombra de dúvidas.
Prato que traz boas memórias? Nhoque, me lembra demais minha avó materna, já falecida, é um prato que eu adoro e minha avó, que teve grande presença e obviamente importância na minha vida, fazia desde criança, então por toda a vida lembrarei com saudade e carinho dela quando comer.
Um filme que marcou sua vida? E por qual motivo? O homem que mudou o jogo, um filme dirigido pelo Miller e que conta a história de Billy Beane, gerente geral de um time de baseball de Oakland. Apesar de não me interessar pelo esporte em si, o filme é excepcional ao mostrar um homem que é fiel às suas convicções, não por teimosia ou desconhecimento de outras estratégias, mas por acreditar muito no processo. Acredito que no universo dos negócios, e a multipropriedade está inserida nele, deve ser assim também. Deve-se acreditar no processo e fazer as coisas muito mais pautado em número, estatísticas, pesquisas e perspectivas de resultados a médio prazo do que simplesmente na percepção e busca por resultados de curta duração.
Livro inesquecível – e maior lição aprendida durante a leitura? Sonho grande, que conta a trajetória de 3 notáveis empresários capitaneados pelo Jorge Paulo Lemann. A principal e talvez mais piegas lição do livro, mas nem por isso não importante, é que sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, então devemos ser ambiciosos e nos impor grandes desafios, assim cresceremos pessoal, humana e profissionalmente, atingindo níveis de gratificante realização pessoal.
Banda/cantor(a) favorito(a)? Skank.
Banda/cantor(a) que mais tem escutado ultimamente? Isso varia bastante e tem épocas que escuto mais um estilo, cantor ou banda, mas no momento tem sido Nando Reis, o considero um compositor bastante talentoso.
Série preferida? Sem vergonha de confessar que atualmente ansioso pela continuação de La Casa de Papel.
Rede social favorita? Instagram.
Destino favorito no Brasil? Fortaleza, já fui várias vezes, tenho outra viagem programada e certamente irei tantas quantas forem possíveis durante a vida. Destino bastante completo na minha opinião, ótimas praias, povo acolhedor, diversidade de beach clubs, excepcionais restaurantes e bares e hotelaria primorosa! Destacaria a rede de hotéis Carmel que possui 2 unidades próximas, certamente dentre as melhores da região.
Destino favorito no mundo? Itália. Já estive 2 vezes e assim como Fortaleza irei tantas vezes quanto for possível! Tem uma atmosfera maravilhosa, belíssimas paisagens, clima aconchegante, povo expansivo, culinária e vinhos deliciosos, enfim, meu lugar favorito no mundo, moraria lá inclusive.
Maior conquista profissional? Considero que ter me tornado sócio da New Time. Não estou nela desde o início, ela nasceu em 2011 e eu só ingressei na sociedade em Janeiro de 2014 após me desligar do, até então Rio Quente Vacation Club, hoje Aviva, local onde considero ter tido uma bonita trajetória que durou 12 anos, entrei como consultor de turismo e tive a felicidade de percorrer todas as funções acima dessa até me desligar de lá como Gerente Nacional de Vendas para então vir para a New Time, empresa com a qual acredito minha história se confunde e hoje é indissociável.
Algo que te orgulha? Verdadeiramente me orgulho da minha família, esse sentimento é um misto de orgulho com gratidão por ter pessoas com as quais pude contar desde sempre e que também podem contar comigo! Incluo a gratidão por ter tido pais, tios, irmãs, avós, primos e etc, que sempre contribuíram para a formação da minha educação, caráter e valores. Sobre o orgulho, como pai babão que sou, não há como não falar do meu filho, o Paulo Eduardo, que nos enche de alegrias e sempre foi uma bênção nas nossas vidas.
Personalidade que admira do setor em que você atua? Eduardo Honorato. Há um ditado no mundo dos negócios que diz que seu objetivo deve ser trabalhar até se tornar concorrente do seu maior ídolo. Acredito que tenha extrapolado isso, afinal me tornei sócio de quem eu admirava.
Personalidade que admira do mundo dos negócios? Voltemos ao personagem, na minha opinião principal, do livro Sonho Grande, o Jorge Paulo Lemann.
O que ninguém imagina sobre você? Que me considero uma pessoa tímida e razoavelmente introspectiva, prova que qualquer comportamento ou habilidade é possível de ser trabalhada e aperfeiçoada.
Habilidade que deseja desenvolver no futuro? Tocar bateria, tenho muita vontade e acredito que seria algo disruptivo na minha vida.
Qualidade pessoal que se orgulha? Olha acredito que essa seria uma pergunta mais fácil ou que a resposta fosse mais confiável sendo respondida por quem convive comigo, porém vamos lá. Acredito que eu seja muito equilibrado, é praticamente impossível eu perder a calma e a tranquilidade diante de qualquer problema ou situação.
Uma frase que te inspira? “Acorda senão vamos perder o café do hotel!”, fora essa que realmente me inspira e faz eu sair da zona de conforto, diria que é uma frase que tenho usado bastante nesses tempos cada vez mais incertos e talvez até estranhos em que vivemos em vários aspectos do mundo. É uma frase bastante motivacional e que nos faz enxergar que precisamos fazer sempre a nossa parte e não permitir que nos abatamos e nem que os que nos cercam se abatam que é “Os bons são maioria!”.
O que você mais gosta na visão de negócio e estrutura da New Time? A nossa capacidade de nos reinventar e em situações adversas nos motivar e quase literalmente corrermos atrás de novos negócios, projetos, melhorar os processos e etc.
Qual conselho você daria para sua versão mais jovem? Não tenha pressa, aproveite cada momento em sua plenitude e tenha interações profundas e de qualidade com todos os que em algum momento você tocar a vida, principalmente seus familiares.
Uma reflexão própria que tem guiado sua vida? Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e adotou como lema de vida. Mais importante do que o que acontece com você, é como e quão rápido você reage a isso.