Artigos / Matérias
Perfil #3 – Mariangela Machado
Mariangela Iamondi Machado é Sócia Proprietária da empresa de consultoria Focus Trading Desenvolvimento Urbano e Gestão, que presta serviços de assessoria à loteadores e incorporadores em todo o Brasil. ÉDiretora de Associações em Loteamentos e Bairros Planejados do SECOVI SP, maior sindicato da habitação da América Latina , junto à Vice Presidência de Administração Imobiliária e Condomínios e, também, junto à Vice Presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
Foi Diretora Executiva da Scopel Empreendimentos e Obras S/A por mais de 30 anos, e hoje é Assessora Consultiva da Lello Condomínios Ltda na área de Desenvolvimento Urbano e Associações. É Instrutora em Cursos de Pós-Graduação e MBA na FAAP e na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e no Programa de Cursos de Atividades Específicas de Loteamentos da Universidade SECOVI.
É Membro do Comitê de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo (CDU), integrado pelo SECOVI SP, AELO e SINDUSCON. Colaboradora da AELO (Associação das Empresas de Loteamentos e Desenvolvimento Urbano) , Membro do IBRADIM (Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário) e conselheira da ADIT BRASIL.
Qual foi o maior desafio que você enfrentou/enfrenta atuando na Focus Trading e no SECOVI ?
Servir sempre, tanto pessoal quanto profissionalmente, no sentido de oferecer aos meus clientes, alunos, profissionais parceiros e amigos, o melhor de mim, transformando compromissos em missões prazerosas. Meu maior objetivo é fazer entregas com bons propósitos e que as pessoas, que possam de alguma forma relacionar-se comigo, sintam-se satisfeitas e desafiadas a serem agentes multiplicadores.
Tem filhos?
Não tive filhos por opção, porém por força do destino acabei por colaborar diretamente na criação de 3 sobrinhos, que hoje em dia são adultos e formaram suas respectivas famílias.
Qual o seu Hobby?
Sempre que possível, reunir amigos e família, especialmente minha mãe e meu marido – seja aonde for, para compartilhar momentos únicos com muita simplicidade e sempre com a ousadia de ser feliz!
Restaurante favorito?
Fogo de Chão, Coco Bambú e outros, porém ainda prefiro o meu espaço doméstico, aberto aos convidados que se dispõem a demonstrar suas habilidades culinárias e a se divertir sem protocolos.
Culinária favorita?
Sou eclética: Churrasco, uma boa massa e também adoro feijoada e um bom fondue suíço.
Prato que traz boas memórias?
Pão doce “coroa de rainha” preparado por minha mãe.
Um filme que marcou sua vida? E por qual motivo?
Somewhere in Time (Em Algum Lugar no Passado), por sua sensibilidade em demonstrar que o AMOR é além VIDA. Também cito outros relevantes por suas mensagens de reflexão ou inspiradoras: The Green Mile (À espera de um milagre), Forrest Gump – O Contador de Histórias e A Lista de Schindler.
Livro inesquecível – e maior lição aprendida durante a leitura?
“A menina da montanha”, de Tara Westover. Trajetória real de uma americana que pisou numa sala de aula pela primeira vez aos 17 anos e conquistou um doutorado em Cambridge. Lição aprendida: A superação é um olhar para o para-brisa e não para o retrovisor.
Banda/cantor(a) favorito(a)?
Minhas preferências recaem sobre cantores e compositores brasileiros: Gonzaguinha, Rita Lee, Djavan, Milton Nascimento, Elis Regina, MPB4, Vinícius de Moraes, Toquinho, Tom Jobim, Ivete Sangalo, Sandy e Luiza Possi.
Banda/cantor(a) que mais tem escutado ultimamente?
Atualmente escuto músicas que me fazem bem e não especificamente uma banda ou cantor. Músicas instrumentais, MPB, etc.
Série preferida?
Game of Thrones. Mas, em geral, prefiro documentários.
Rede social favorita?
LinkedIn.
Destino favorito no Brasil?
Todas as regiões brasileiras, pois cada qual tem seu charme e sua específica vibração à cada estação.
Destino favorito no mundo?
Suiça.
Maior conquista profissional ?
São duas as conquistas profissionais que entendo terem sido importantes para mim. A primeira foi ter recebido o reconhecimento da Revista Exame (Editora Abril), à época (anos 80), por ter desenvolvido o que foi considerado o melhor software para controle de loteamentos do Brasil, utilizado pela empresa Scopel Empreendimentos e Obras S/A. E a segunda conquista foi levar a Scopel a ser a primeira empresa de loteamentos do Brasil a conquistar o Certificado ISO 9001 (anos 90) e sua renovação com nota máxima, atribuída pela empresa certificadora, sob a minha direta coordenação.
Algo que te orgulha?
Ter tido o privilégio divino de viver a minha própria História, formada de lutas, de perdas, de acertos, de sonhos realizados, de aprendizados, de reflexões , de verdades e que culminaram com a conquista da maturidade, e portanto, uma autêntica história com “H” – firmada sob fatos reais que valeram muito a pena terem sido bem vividos, e não uma vida feita de estórias com “e”, sob fatos imaginários, contos num mundo de ficção ou sem grandes sacrifícios, que não levem a colheita de realizações pessoais e profissionais.
Personalidade que admira do setor em que você atua?
No Desenvolvimento Urbano, a Família SCOPEL (Antonio Scopel e Filhos) que merece minha profunda admiração e imensa gratidão por tudo que me ensinaram sobre Loteamentos, o Dr. Vicente Celeste Amadei, assessor institucional, professor, coordenador de cursos da área e co-autor do Livro “Como Lotear uma Gleba” e nosso eterno Mestre na ciência do Parcelamento do Solo Urbano, além de Caio Carmona Portugal, loteador e competente dirigente dedicado a defesa do setor de Desenvolvimento Urbano. Na Indústria Imobiliária, Romeu Chap Chap, Sérgio Mauad, Cláudio Bernandes, Lair Krahenbuhl e Felipe Cavalcanti, referências incontentáveis.
Personalidade que admira do mundo dos negócios?
William Henry Gates III, conhecido como Bill Gates , fundador da Microsoft e filantropo; e Elie Horn, empresário, fundador do Grupo Cyrela e filantropo.
O que ninguém imagina sobre você?
O quão pequena e frágil sou, diante das necessidades do mundo.
Habilidade que deseja desenvolver no futuro?
Sabedoria.
Qualidade pessoal que se orgulha?
Vivacidade.
Uma frase que te inspira?
“A pior enfermidade do mundo é não ser alguém para ninguém”, Madre Tereza de Calcutá, e “Não é a carga que te derruba, é a maneira como você a carrega”, de autor desconhecido.
O que você mais gosta na visão e estrutura funcional do Secovi-SP?
O SECOVI SP, a AELO e o IBRADIM, assim como a ADIT BRASIL, são instituições sérias, dedicadas e respeitadas no mercado imobiliário, as quais tenho grande orgulho e privilégio de participar e delas fazer parte.
Estas entidades oferecem oportunidades infinitas de aprendizagem, de troca de experiências, de crescimento pessoal e profissional, em busca da sinergia por resultados que agreguem bons propósitos e transcendam o respeito ao desenvolvimento imobiliário sustentável. São entidades que de fato realizam e não apenas discutem políticas públicas e sociais, que lutam pelo desenvolvimento do país, e não apenas por melhorias de negócios para seus associados. Seus Dirigentes e os profissionais que delas fazem parte, são cidadãos comprometidos e empenhados em uma causa maior: Fazer o Brasil dar certo!
Assim, fazem a diferença para um país que clama por progresso e por igualdade de oportunidades!
Entidades somente se tornam importantes e imprescindíveis, quando são capazes de captar talentos para um trabalho uníssono e em prol de grandes e nobres causas. O que mais gosto nessas entidades é a sua forma de ACOLHIMENTO e a sua GENEROSIDADE em COMPARTILHAR CONHECIMENTOS, para que todos os seus associados possam participar de suas lutas e valores, pois juntos somos e seremos de fato mais fortes para o atingimento dos objetivos institucionais. A estrutura funcional destas entidades se movimenta pela engrenagem de suas convicções, e seus associados discutem e buscam alternativas para transformar propostas em realizações.
Qual conselho você daria para sua versão mais jovem?
Procure criar laços e não apenas manter relacionamentos.
Uma reflexão própria que tem guiado sua vida? Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e adotou como lema de vida.
Jamais estacione. Não estacione sua alma em espaços onde não cabem seus sonhos, pois ela precisa de movimento. Jamais estacione seus sonhos, eles precisam de liberdade. Jamais estacione a sua esperança, ela precisa de espaço. Jamais estacione a sua alegria, ela precisa de ação. Jamais se estacione onde não te cabe, não se contenha, não se permita ser contido. Somos alma em evolução, somos caminhos que ensinam, somos a luz que sempre vence a escuridão. Jamais estacione. A frase é da Dra. Roberta França .
Mais notícias
-
Novas regras de financiamento da Caixa Econômica Federal devem impactar viabilidade do mercado imobiliário
-
Maior edição do Imobtur fortalece a inovação no mercado imobiliário-turístico
-
Tecnologia e o impacto na eficiência e experiência no aluguel de curta temporada
-
Como os novos hábitos de consumo e estilo de vida transformam os espaços residenciais