Artigos / Matérias
Participantes destacam aprendizados sobre urbanismo humano e sustentável em missão internacional da ADIT Brasil
Missão Técnica Cidade para as Pessoas visitou empreendimentos de Londres, Copenhague e Malmö
Com o objetivo de desenvolver o mercado imobiliário nacional e promover networking qualificado, a ADIT Brasil promoveu, de 6 a 16 de outubro, a Missão Técnica Cidades para Pessoas, que levou uma comitiva composta por profissionais do setor que atuam no planejamento e transformação das cidades para uma imersão em três das cidades mais inovadoras do mundo em planejamento urbano, que são Londres (Reino Unido), Copenhague (Dinamarca) e Malmö (Suécia).
Com curadoria técnica e acompanhamento de especialistas, a missão apresentou soluções de referência em urbanismo sustentável, regeneração de áreas, mobilidade ativa, uso misto e espaços públicos de alta qualidade. Os participantes visitaram projetos emblemáticos como Canary Wharf e King’s Cross Redevelopment, em Londres; Nordhavn e Papirøen, em Copenhague; e Hamnen, em Malmö.
Também em Copenhague, a comitiva foi recebida em um dos escritórios de urbanismo de maior referência mundial quando o assunto é melhorar a qualidade de vida urbana e reorientar o design urbano para pedestres e ciclistas, Gehl Architects.
Ao longo de dez dias, o grupo conheceu, na prática, exemplos de cidades que colocam as pessoas no centro do planejamento urbano, experiências que, segundo os participantes, trouxeram aprendizados importantes para aplicação no contexto brasileiro.
“Mesmo tendo morado aqui na Europa e visitado alguns países, é impressionante a diversidade de empreendimentos que tivemos oportunidade de conhecer, sempre com uma curadoria técnica impecável. A organização foi excelente, desde os deslocamentos até os restaurantes, e as visitas trouxeram muitos insights para aplicarmos nos nossos empreendimentos no Brasil”, destacou Victor Nakamura, diretor do Grupo Mauá.
A gerente de produto do Grupo Mauá, Laura Mecchi, também compartilhou sua visão sobre observar a evolução das cidades e de trazer referências ao contexto local. “Eu tive o privilégio de poder morar em Copenhague há muitos anos e agora voltar com a missão e ver como a cidade se desenvolveu, como se tornou mais amiga e mais acessível para as pessoas, é uma lição incrível que a gente leva para o Brasil para tentar aplicar da melhor forma possível dentro do nosso mundo, do que a gente faz em Goiânia”, afirmou.
Para Leonardo Turin, diretor de desenvolvimento urbano na Plaenge, a missão foi uma oportunidade de vivenciar na prática o conceito de cidades regenerativas. “De um modo geral levamos para o Brasil muita expertise. As experiências vividas aqui nesses dias foram realmente enriquecedores, tanto de desenvolvimento urbano regenerativo, como também arquitetura, sustentabilidade e muitos projetos bonitos de paisagismo”.
Já Fabiano Muchinski, gerente de novos negócios da Plaenge, ressaltou o aprendizado sobre o novo urbanismo europeu. “Foi uma experiência incrível que podemos vivenciar dentro dos empreendimentos. Então conhecemos à risca o conceito do novo urbanismo que foi implantado aí na cidade de Londres, Copenhague e Malmo”, completou.
De acordo com Vanessa Schwambach, da All Wert, o que mais chamou a atenção foi o impacto de enxergar as cidades a partir de outra perspectiva. “Essa experiência com a ADIT foi incrível. Eu já vim muitas vezes para Londres, mas muito mais no nível turístico. A ADIT abriu nossa cabeça, conhecendo novos lugares, novos ambientes e vendo a transformação de muitos deles. Foi uma experiência inesquecível”.
Mais notícias
-
Presença de lideranças femininas está redesenhando mercado imobiliário brasileiro
-
Artigo – Hotéis e empreendimentos imobiliários ancorados em Vinícolas: o Vinho como estratégia de destino e valor territorial
-
4ª edição do Imobtur terá dois dias de programação e networking no Rio de Janeiro
-
Placemaking e a criação de espaços urbanos em que as pessoas queiram viver



