Artigos / Matérias
Participantes de missão técnica na Áustria e Holanda conhecem projetos inovadores de mobilidade e desenvolvimento urbano.
![](https://adit.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Missao-Tecnica-Participantes-Austria-e-Holanda.jpeg)
Dos dias 02 a 15 de abril, a ADIT Brasil promoveu uma verdadeira imersão nas melhores práticas de arquitetura, urbanismo, smart cities e mobilidade urbana, na Áustria e na Holanda, mais precisamente em Viena, Amsterdam, Rotterdam, Haia e Utrecht. Ao todo 21 empresário tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e trocar experiências com grandes profissionais e escritórios de arquitetura desses países, conhecer projetos e entender como as coisas são feitas na prática. Trazendo na bagagem soluções e inovações para o desenvolvimento de novos projetos em nosso país.
Os participantes da Missão Técnica Áustria e Holanda tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Seestadt Aspern em Viena, um projeto de grande escala com 36600m², composto por 213 apartamentos residenciais e oito estabelecimentos comerciais, referência em desenvolvimento urbano na Europa. Projetado pelos escritórios Berger+Parkkinen Architekten e Querkraft Architekten.
![](https://adit.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Seestadt-MTAH-1024x577.jpeg)
Já na Holanda, os participantes puderam conhecer vários pontos espalhados pelas cidades incluídas no roteiro da missão, como o estacionamento de bicicletas na estação central de Amsterdam, construído embaixo da água e com capacidade para 7 mil vagas. Em Utrecht a parada foi no complexo de renovação da estação (hub de mobilidade nacional da Holanda), que inclui um complexo de escritórios, atividades hoteleiras, uma área de mall e princípios de projeto relacionados ao conceito de “healthy urbanism” (ou urbanismo para saúde).
O destaque de Haia fica por conta a apresentação do Centro de Inovação Distrital (CID), que funciona dentro do prédio da Prefeitura, nele os participantes tiveram a oportunidade de entender como se dá o desenvolvimento da cidade e algumas regras para a concepção de novos empreendimentos, como 8m² de área verde no mínimo para cada unidade habitacional, vagas compartilhadas (1 vaga para cada 10 unidades) e até prédios sem vagas. Ainda em Haia, a última parada ficou por conta da OMA & PosasMaxwan, que nos apresentou o projeto de mobilidade integrada (Tramtunnel), por meio do arquiteto responsável, Rene Hejine.
![](https://adit.com.br/wp-content/uploads/2023/04/CID-Haia-MTAH-2.jpg)
Por fim, em Rotterdam, uma das cidades mais importantes da Holanda, que vem dando um show no processo de urbanização e arquitetura, os destaques ficam por conta dos incríveis Depot (Museu de arte) instituído no coração do parque dos museus da cidade e Markthal (mercado público, lojas e edifício residencial), o maior mercado coberto da Holanda, rodeado por um edifício residencial em forma de arco. Sua forma, seu interior colorido e sua altura tornam o Markthal um grande espetáculo. Os dois projetos foram desenvolvidos pela MVRDV.
![](https://adit.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Markthal-Rotterdam-Mvrdv-1024x683.jpg)
![](https://adit.com.br/wp-content/uploads/2021/10/giovana-site.png)
Os conceitos de smart cities aplicados em cidades com dois mil anos de história, sempre nos trazem um repertório vasto, faz com que a gente se estimule a inovar também no Brasil.
Giovana Ulian – CEO da Biosplena
As Missões Técnicas da ADIT Brasil difundem conhecimento, aumento da rede de relacionamentos, geração de negócios e inovação entre os participantes. São nesses encontros onde grandes insights são gerados e se conhece, na prática, o funcionamento de novos conceitos, tecnologias e soluções aplicadas.
Com o sucesso da edição, a entidade abre uma lista de espera para a próxima Missão Técnica Áustria e Holanda, prevista para 2024.