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Parques aquáticos no Brasil: insights sobre consolidação de destino, tendências e pandemia
POR FELIPE MIRANDA/ ADIT BRASIL
Conceito extremamente consolidado no exterior, os parques temáticos seguem em crescente ascensão no Brasil. Projetos estão saindo do papel e o entretenimento se mostra, cada vez mais, como fonte de negócios do turismo compartilhado. Para entender melhor como funciona a vertente de parques aquáticos, as soluções encontradas e os diferenciais de gestão em andamento no mercado, batemos um papo com representantes do Surfland Brasil, primeiro Clube e Resort em Multipropriedade com piscina de ondas para surf no mundo, localizado em Garopaba (SC), e do Grupo Ferrasa, que possui o complexo Hot Beach Parque & Resorts, em Olímpia (SP).
Para o Surfland Brasil, desde o começo, a ideia foi apresentar mais do que um parque aquático. “Nós acreditamos ir um pouco além, oferecendo um mix de atrações pensado na família, apesar de ter a piscina de ondas exclusiva para a prática do surf como diferencial e apelo principal”, pontua Cristiano Santiago, Sócio da Smart Share comercializadora da Surfland Brasil. Inserir a família na prática de um esporte individual, enxergando-o como entretenimento para todas as idades foi um acerto. “A escolha do destino como polo também foi fundamental para proporcionar uma gama gigante de opções e motivos para a família fazer parte de tudo isso”, diz. O insight aqui foi associar o parque ao destino – sempre uma boa opção no Brasil.
Apresentar uma estrutura completa de conforto, atrações e serviços foi uma das estratégias adotadas para consolidar esse destino. Situado em Santa Catarina, o clube e resort é um projeto de multipropriedade lançado em 2019 com vendas 100% no formato digital. Para Santiago, a implementação da multipropriedade tornou o empreendimento economicamente sustentável independente do público passante por lá.
“Tudo começou com a paixão pelo surf oriunda do idealizador e incorporador André Giesta. Em seguida, veio uma análise perfeita sobre a viabilidade financeira da implantação e manutenção do clube. Nessa história, a multipropriedade garantiu a perpetuidade do projeto”, conta. Apesar das praias e belezas naturais presentes na região, capacitar os promotores de vendas foi essencial para o sucesso. “O segredo foi fazê-los conhecer a região e seus atrativos para difundi-los para os clientes, e a própria plataforma digital que usamos tem nos permitido vender e impactar clientes de todas as regiões do país e fora dele.”
Mais de 70% dos resultados do Surfland são do trabalho feito online. “Mantemos, ainda, outras 5 salas de vendas presenciais e acreditamos na qualidade da venda como ponto forte. Nossos índices de cancelamento são inferiores a 10% e hoje alcançamos mais de 3 mil cotas vendidas”, afirma.
A tendência do momento entre os parques temáticos é, segundo Cristiano Santiago, a relação com a tecnologia. “É o caminho natural, mesmo que não em um curto espaço de tempo. Hoje já podemos perceber grandes centros de entretenimento consolidados sobre parques aquáticos, como Olímpia, Caldas Novas e Rio Quente, por exemplo, que demonstram que, em infraestrutura, estamos evoluindo muito rápido.”
Tecnologia, diversidade na recreação e alimentos e bebidas são o foco atual das melhorias do Grupo Ferrasa. “Não que o conceito de parque aquático tenha mudado, a diversão e alegria continuam sendo o DNA do tema, mas a pluralidade de estilos e atrações importa bastante”, explica Marcos Bittencourt, gerente-geral comercial Mice do grupo, responsável por reuniões, incentivos, conferências e exposições. O Hot Beach Parque & Resorts, que pertence ao grupo e está situado na cidade de Olímpia (SP), é formado por um parque aquático e uma rede hoteleira que já conta com três resorts.
O parque aquático Hot Beach Olímpia foi inaugurado em 2017 e é o empreendimento âncora do Hot Beach Parque & Resorts. Em 2019, mais de 608 mil visitantes passaram por lá. “O parque conta com piscinas abastecidas com água naturalmente quente e uma praia artificial, incluindo piscina com ondas e faixa de areia com coqueiral”, descreve Bittencourt.
Sob o guarda-chuva do parque aquático Hot Beach estão o Thermas Park Resort & Spa, um resort boutique de 48 apartamentos; o Celebration Resort Olímpia, com 264 apartamentos, e o Hot Beach Resort, o primeiro “pé na areia” de Olímpia, com 484 apartamentos.
Para o gerente-geral, o que o empreendedor precisa saber antes de investir em projetos como esses é uma pesquisa de mercado. “Não apenas para parques temáticos, mas para outros empreendimentos turísticos também. Nós, no Grupo Ferrasa, trabalhamos com pesquisas que apontam que há demanda de diversão em águas quentes no Interior de São Paulo, por exemplo.”
Mesmo neste momento de pandemia , as pessoas querem continuar viajando com segurança. “Olímpia é um destino para ir de carro se você mora no Estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no Norte do Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul ou Goiás”, explica. As características do empreendimento atraem famílias, casais com crianças pequenas ou adolescentes e até a terceira idade de todos esses lugares. “Enxergamos potencial para crescer neste momento que as pessoas estão preferindo viagens mais curtas de carro. O momento de dólar alto e, inclusive, o visto dificultado para vários países em função da pandemia também somam à decisão.” Olímpia e o Hot Beach Parque & Resorts são alternativas aos parques de Orlando, nos Estados Unidos.
A pandemia tem gerado a necessidade e prioridade no desenvolvimento de atrações, acessos, mobilidade e infraestrutura que atenda, com preconizações referentes aos protocolos de vigilância sanitária, a todo esse público de forma correta. “A segurança e bem estarão sempre em primeiro lugar no delineamento de novas atrações”, conclui Marcos Bittencourt.
Em breve, o Grupo Ferrasa vai entregar mais um resort, o Hot Beach Suites, também anexo ao parque aquático Hot Beach, e lançar um outro resort, o Hot Beach You – este último também no sistema fracionado, demandará investimento de R$ 380 milhões para 800 apartamentos e está previsto para estar pronto em 2023. “A partir de então, o Hot Beach Parque & Resorts terá cinco resorts em Olímpia num total de 2.096 apartamentos e um parque aquático. Com isso, o Grupo Ferrasa, que completou 40 anos em fevereiro último, estará rumo ao Top 5 das redes de resorts do Brasil”, conclui.
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