Artigos / Matérias
O que muda com tanta mudança? O home agora é office?
Parece claro que estaremos transformados depois de tudo isso – a tempestade vai passar – mas nós certamente não seremos mais os mesmos.
É lógico que a percepção da intensa velocidade de transformação continuará em ritmo frenético, e não tenho dúvidas que a tecnologia estará ligada quase que umbilicalmente a todos nós, mas agora é chegada a hora de acalmar a mente e nos centrarmos no que realmente importa.
Neste contexto a casa assumirá definitivamente o seu papel de protagonista e se transformará em algo muito maior do que um novo e adaptado “home office” na varanda “gourmet “. As relações entre as pessoas, mais do que nunca, serão valorizadas e nós estaremos de volta ao centro de tudo.
Neste novo e ampliado mundo, a casa será ressignificada, e quando chegarmos no nosso “refúgio “ particular, buscaremos nos desligar do mundo externo e nos conectaremos ao nosso universo pessoal. Os ambientes deverão ser mais cativantes e trazer a natureza para dentro do lar, nos transmitindo calma e paz.
Os equipamentos de auto suficiência como: reuso de água, geração de energia, compostagem, reciclagem, entre muitos outros, certamente farão parte dos novos projetos imobiliários.
Os imóveis de luxo deverão estar muito mais focados em serem inclusivos do que exclusivos. Afinal, nunca nos pareceu tão claro que somos todos iguais, mesmo sendo tão diferentes!
Enfim, acredito que a casa “boa” será um lar com alma, onde poderemos usar o nosso precioso bem – o TEMPO – pura e simplesmente para ter momentos de prazer como relaxar e receber os amigos.
Enfim, um LUXO!
Paulo Cesar Sampaio de Toledo, CEO da CIA Inteligência Imobiliária e Cofundador da REMAX Brasil. Conselheiro da ADIT Brasil e da Pedra Branca e Professor do MBA do Ibmec e da Universidade SECOVI.
Mais notícias
-
Condomínios do Litoral Norte do RS serão visitados durante Missão da ADIT Brasil
-
ADIT Brasil lança cursos de Charrete Imobiliária em São Paulo e Porto Alegre
-
Turismo brasileiro em alta impulsionou economia do país em 2024
-
Mercado imobiliário em 2024 tem resultados acima das expectativas e projeções promissoras para 2025