Artigos / Matérias
Nova comissão da ADIT Brasil discutirá o desenvolvimento imobiliário e turístico na Serra Gaúcha
Destino é um dos mais procurados do país em diferentes épocas do ano e possui vários cases de sucesso
Com o objetivo de fomentar discussões aprofundadas sobre o desenvolvimento imobiliário e turístico no sul do país, a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil) lançou uma comissão específica para tratar sobre os modelos de negócios, cases de sucesso e ecossistema do turismo na Serra Gaúcha, um dos principais destinos do país.
A nova comissão terá o objetivo de discutir pautas como multipropriedade, planejamento do destino, desenvolvimento de negócios, promoção em nível nacional, formas de participação e contribuição coletiva com a comunidade e poder público, qualificação da mão de obra, alinhamento e união dos players, além do desenvolvimento de ações de promoção e crescimento dos destinos.
O lançamento aconteceu na terça-feira (23), no Castelo Saint Andrews, em Gramado, durante uma missão técnica realizada pela entidade na região. Esta é a primeira comissão regional da ADIT Brasil e já conta com nomes importantes da indústria.
Composta pelas cidades Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi, entre outras, a Serra Gaúcha recebe milhões de turistas em diferentes épocas do ano, sendo o turismo uma das principais atividades econômicas da região. Somente em 2023, mais de 8 milhões de pessoas visitaram a Serra Gaúcha em busca dos hotéis, parques, museus, eventos e atividades desenvolvidas nos locais.
Na Serra Gaúcha existem dezenas de projetos de multipropriedade lançados, que tornam a região um dos três principais destinos do setor no país, juntamente com Olímpia(SP) e Caldas Novas (GO).
Caio Calfat, presidente da ADIT Brasil e diretor-geral da Caio Calfat Real Estate Consulting, destacou que a comissão contribuirá para que a região seja um destino turístico e organizado, com oferta e demanda equilibradas.
“Os estudos que vamos desenvolver vão ser importantíssimos, incluindo orientação para o poder público nas obras necessárias de infraestrutura da região, participações eventuais em planos diretores que estão sendo revistos e refeitos e no crescimento dessas cidades, trazendo, evidentemente, novos turistas, novos compradores de multipropriedade, novos hóspedes dos hotéis, novos frequentadores desses parques e também ajudando a população local”, ressalta.
De acordo com o coordenador da comissão, José Roberto Nunes, CEO da Mundo Planalto, as pautas discutidas impactarão nas tomadas de decisão, representatividade regional e articulação, promovendo os interesses comuns da indústria e desenvolvendo relacionamentos estratégicos e o crescimento dos destinos.
“Como a Serra Gaúcha se desponta como um dos principais destinos turísticos do Brasil e tem a presença marcante dos principais players da Multipropriedade no Brasil, entendemos que se faz necessário termos um olhar mais de perto, construindo a imagem da indústria e do relacionamento com a comunidade e demais empresas do trade, demonstrando todo valor agregado ao destino por meio dos empreendimentos, contribuir com os desafios estratégicos, além de promover a qualificação e desenvolvimento da mão de obra para um atendimento cada vez melhor”, explica Nunes.
Para Thomas Fontana, vice-coordenador da comissão e CEO da Somos RS, uma comissão específica sobre a região se fez necessária para debater a relevância, complexidade e peculiaridades especiais do local.
“São milhares de negócios locais que vivem do turismo e, ainda, agora convivem com a chegada de players nacionais e internacionais. Ao trazer a força e articulação nacional da ADIT, a Comissão irá oportunizar uma maior conexão do destino com as pautas do trade brasileiro, assim como o endereçamento de negócios vultosos que podem ser benéficos para a região”, disse Fontana.
O evento contou com a presença do presidente do Conselho da ADIT, Caio Calfat, do presidente-executivo, Martín Diaz, diversos associados da entidade e empresários da região.
- Graziela França – Head de conteúdo da ADIT Brasil
Mais notícias
-
Como a mudança do Brasil no grau de risco da Moody’s impacta o mercado imobiliário e turístico?
-
As estratégias para encantar e fidelizar clientes no setor de hospedagem
-
Como a arquitetura aplica o papel de sustentabilidade e inclusão social em projetos de retrofit
-
Executivos falam sobre como estruturar a operação hoteleira em projetos de multipropriedade