Artigos / Matérias
Missão Técnica São Paulo Vertical apresenta bastidores e soluções criativas de empreendimentos referência da cidade. Saiba como foi!
A primeira Missão Técnica da ADIT Brasil em 2022 foi um sucesso – uma baita experiência in loco, exclusiva, em três dos empreendimentos verticais mais populares do país: o edifício B32, o Parque Global e a Cidade Matarazzo. Ao todo foram mais de 10 horas de imersão e aprendizados práticos.
Para esta missão, contamos com o apoio de coordenadores que acompanharam, palestraram e trouxeram informações exclusivas sobre logística e história de cada empreendimento. Estiveram conosco: André De Marchi (Parque Global), Rafael Birmann (Birmann SA) e José Romeu Ferraz Neto (TXAI Resorts). Para o secretário-adjunto de Planejamento Urbano da Prefeitura de Maceió, e sócio do escritório Tacio Rodrigues Arquitetos, foram dias de puro aprendizado. “Para nós, arquitetos de edifícios comerciais, empresariais, e até residenciais, ter um pouco dessa atualização do que é mais moderno e contemporâneo é essencial.”
Ele afirma que está satisfeito e ansioso para por em prática tudo que conheceu nesses dois dias de imersão. “São Paulo é uma capital central que aglutina uma série de empreendimentos de altíssimo nível. Vimos de perto uma série de soluções de tecnologia que agora podemos entregar em nossas respectivas cidades”, reflete. “Estou doido para voltar e aplicar essas novas ideias. Foi inspirador.”
Para o fundador da BLD Desenvolvimento, Irineu Guimarães, que também esteve presente na missão, a atividade foi uma oportunidade de aprendizado e networking de qualidade. “Os empreendimentos que visitamos são espetaculares. Todos icônicos à sua maneira, disruptivos e mega desafiadores.”
Para a Coordenadora de Projetos na W Koerich Imóveis, Daniela de Abreu, em todas as visitas, pode ser visto de perto o sucesso de projetos de uso misto. “Todos os três empreendimentos contam com usos diversos e essa multiplicidade claramente é parte do que os faz tão icônicos”, comenta. O foco no cliente/usuário também se mostrou presente. “São projetos que buscam fazer com que a experiência do potencial comprador, do inquilino ou do proprietário seja única.”
Ouvir Rafael Birmann contar sobre todo o desenvolvimento do empreendimento B32 foi um dos privilégios dos participantes da missão técnica. “Esta experiência nos trouxe a certeza de que um empreendimento de alto padrão bem sucedido nasce da soma de uma visão clara de resultados e de um conceito bem estruturado” afirma a coordenadora. Birmann lembrou a todos de que todo projeto deve ser bom para a cidade. “E que as gentilezas que fazemos ao entorno retornam multiplicadas aos nossos empreendimentos.”
Esta mesma ideia foi trazida pela Cidade Matarazzo, com a revitalização de um complexo histórico há muito tempo abandonado e pelo Parque Global, que dará vida ao que era um grande vazio urbano. “A presença do verde nestes dois empreendimentos também foi um dos grandes destaques, principalmente pela exuberância do resultado final, que privilegia as espécies vegetais brasileiras”, reforça Daniela.
Um dos pontos altos das visitas foi o contato com uma série de relatos sobre desafios técnicos e soluções inovadoras de cada projeto.
Ela cita soluções acústicas visando redução de ruídos em respeito à vizinhança, estação de tratamento de efluentes com ozônio, geradores a gás, grande número de subsolos sob edificações tombadas, execução de concreto de alta densidade pigmentado em etapas, execução de fachadas únicas sem margem de erro, execução de empreendimento de grande altura com planta praticamente livre (sem pilares) e grande volume de concreto.
“Por fim, acredito que uma das coisas mais valiosas da Missão Técnica foi a oportunidade de ouvir profissionais tão comprometidos com o desenvolvimento destes empreendimentos, que levaram anos para chegar ao estágio em que se encontravam durante nossas visitas”, afirma. “A troca de informações entre os colegas que participaram do evento é sempre um grande aprendizado paralelo à programação central. Finalizamos as missões da Adit ansiosos por uma nova oportunidade de encontrar os colegas que estiveram conosco e de aprender com tantos profissionais extraordinários”, conclui.
Para ficar por dentro das próximas missões técnicas da ADIT Brasil basta se inscrever neste link.
Mais notícias
-
Novas regras de financiamento da Caixa Econômica Federal devem impactar viabilidade do mercado imobiliário
-
Maior edição do Imobtur fortalece a inovação no mercado imobiliário-turístico
-
Tecnologia e o impacto na eficiência e experiência no aluguel de curta temporada
-
Como os novos hábitos de consumo e estilo de vida transformam os espaços residenciais