Artigos / Matérias
Missão Técnica Bairros Planejados de Floripa traz no roteiro grandes cases do Brasil

Na Missão Técnica Bairros Planejados de Floripa, a ADIT Brasil vai proporcionar uma imersão inédita em alguns dos principais cases de bairros planejados do sul do país. O encontro acontece nos dias 21 e 22 de junho, na capital de Santa Catarina, onde a comitiva de profissionais e empresários conhecerá de perto as dinâmicas de governança, tecnologia e meio ambiente que fizeram desses projetos, referências de mercado. Na rota das visitas, os projetos Pedra Branca, Vivapark Porto Belo, Deltaville Marine e Jurerê Internacional. Uma experiência envolta de histórias, práticas de novo urbanismo e grandes insights. Inscreva-se aqui.
Bairros planejados se espalham por grandes cidades do País como opção de crescimento urbano sustentável, conquistando moradores e investidores. São empreendimentos que concentram a vida das pessoas em núcleos que reúnem moradia, trabalho e lazer, além de prestação de serviços. Trata-se de uma infraestrutura que, por ter sido previamente pensada, ganha maior liquidez quando comparada aos empreendimentos imobiliários convencionais.
A passagem por cada bairro será guiada por representantes oficiais de cada projeto, proporcionando, assim, acesso à informações exclusivas – do paisagismo e da engenharia, aos aspectos financeiros e de administração condominial. Imperdível!
Cidade Pedra Branca

A história da Pedra Branca começa no final da década de 90, quando foi planejada a transformação de uma fazenda familiar em um bairro diferenciado no município de Palhoça, na Grande Florianópolis. Desde o seu início, o bairro planejado teve como grande âncora a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, que se instalou no local, trazendo vida e movimento ao empreendimento. O loteamento foi registrado como um bairro chamado Cidade Universitária Pedra Branca.
Com um total de 2300 lotes, em cerca de 250 hectares, aos poucos os lotes unifamiliares, mistos e comerciais foram ganhando vida e o bairro foi se tornando uma realidade. Muitas pessoas vêm desfrutar dos parques, praças e lagos que o bairro oferece – que em 2014 já possuía 7000 estudantes, 5000 habitantes e 5500 empregos.
O processo de criação do Masterplan Pedra Branca para uma nova centralidade na área continental da Grande Florianópolis envolveu 11 escritórios de arquitetura e urbanismo e importantes consultores nacionais e internacionais, dentre eles Jaime Lerner, “guru” do urbanismo brasileiro.
Entre os prêmios recebidos destaca-se o de Urbanismo, da Bienal de Buenos Aires em 2007, do Financial Times de Londres em 2008 e o convite em 2009 pela Fundação Bill Clinton, para integrar o programa de Clima Positivo.
Vivapark Porto Belo

Entre o mar e a BR-101, rodeado por montanhas, o primeiro bairro parque do Brasil foi criado com 70 mil m2 de área verde aberta para quem quiser visitar ou morar. O Vivapark está localizado estrategicamente em Porto Belo, uma região culturalmente atrativa, onde destacam-se as belezas naturais, praias paradisíacas, culinária e o artesanato. Trata-se do único bairro com rede de cabeamento 100% subterrâneo e fibra ótica, Selo LEED referência mundial na avaliação e certificação da sustentabilidade, além da assinatura de Jaime Lerner, um dos maiores arquitetos urbanistas da atualidade.
Localizado em uma das regiões mais belas do Brasil, a Costa Esmeralda, o bairro está situado em um lugar estratégico no litoral de Santa Catarina, a apenas 3 minutos da orla do Balneário Perequê. Em sua estrutura, o empreendimento conta com parque e 2 lagos exclusivos, praças, petplace, ciclovias, playground, bicicletários, mesas de piquenique e até um shopping a céu aberto.
Jurerê Internacional

Planejamento integrado, reserva da biosfera em ambiente urbano, placemaking e cidade-jardim: esses foram alguns dos conceitos empregados ao longo de 40 anos no desenvolvimento de Jurerê Internacional, bairro planejado de Florianópolis que tem a revisão e a atualização do seu processo de implantação entre as razões do seu triunfo.
Tudo começou na década de 70, quando um grupo empresarial do Rio Grande do Sul, a Habitasul, comprou a área de Jurerê que ainda não tinha sido loteada e desenvolvida. A Habitasul, então, criou um projeto diferenciado para essa parte. Fez o loteamento, criou um padrão para as construções e denominou essa área de Jurerê como “Jurerê Internacional”.
Desde então, existem essas duas partes: o mais antigo e tradicional (Jurerê) e o mais novo (Jurerê Internacional). Inclusive não há nem mesmo uma divisão física entre os dois bairros. Após grandes investimentos em urbanização e preocupação ambiental, a Praia de Jurerê Internacional ganhou visibilidade no mundo inteiro: já recebeu o título de The Place to Be pelo jornal The New York Times (2009); o destino mais valorizados do litoral brasileiro pelo Guia Exame de Investimentos Pessoais (2008); e a Praia do Ano pela revista Brazil Travel News (2007).
Deltaville Marine

O Deltaville Marine está localizado em Biguaçu, na Grande Florianópolis, em uma área total de 1.022.531m² com Parque Náutico e Boulevard, infraestrutura de comércio e negócios, lagos, marinas, ampla área de lazer e esportes. Promovido como o bairro mais seguro da cidade, o projeto se destaca pela proximidade e fácil acesso a praias de Florianópolis, Governador Celso Ramos, Itapema e Balneário Camboriú.
Mais notícias
-
ADIT Brasil lança curso sobre viabilidade de loteamentos urbanos
-
Como a China está redefinindo o desenvolvimento imobiliário com inovação e sustentabilidade
-
Pesquisa da ADIT mapeia funcionamento de mais de 200 salas de vendas de propriedade compartilhada no Brasil
-
Inteligência Artificial otimiza serviços e aumenta eficiência na hotelaria