Conectar • Fomentar • Desenvolver
  • fale conosco
  • 82 3327-3465
ÁREA DO ASSOCIADO
ADIT Brasil
  • ADIT Brasil
    • Institucional
    • Estrutura Administrativa
  • eventos
    • COMPLAN
    • ADIT Hotel
    • ADIT Arq
    • ADIT Juris
    • ADIT Share
    • ADIT Invest
  • Agenda
  • Academy
    • Cursos e Missões
    • Webinars
    • Livros
  • Conteúdo
    • Artigos / Notícias
    • Podcasts
    • Pesquisas / Estudos
    • Vídeos
    • Perfil
  • Associados
Logo adit on demand
ADIT Brasil

Artigos / notícias

Livro ‘Condomínio de Lotes: Aspectos Civis, Registrais e Urbanísticos’, de Bernardo Chezzi, é lançado no próximo dia 7, em webinar da ADIT Brasil

29/09/2020
  • Compartilhe:

O livro “Condomínio de Lotes: Aspectos Civis, Registrais e Urbanísticos”, de autoria do Dr. Bernardo Amorim Chezzi, será lançado pela ADIT Brasil no dia 7 de outubro, em um webinar gratuito que se inicia às 17h30. Publicado pela editora Quartier Latin, a obra reúne convergências e diferenças entre o parcelamento do solo urbano e o condomínio de lotes, contemplando regras urbanísticas locais, estaduais e federais para o desenvolvimento de projetos.

Participam do lançamento virtual o Dr. João Pedro Lamana Paiva, registrador de imóveis da 1ª Região de Porto Alegre e membro honorário do IBRADIM (que assina a apresentação do livro) e o Dr. Melhim Chalhub, advogado, também fundador e membro do Conselho de Administração do IBRADIM (responsável pelo prefácio da obra). O debate será ministrado por Marcus Vinícius Borges, superintendente adjunto do IBRADIM.

“O livro foi fruto de minha dissertação do mestrado na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e traz valiosas contribuições sobre este tipo de empreendimento tanto para a academia quanto para o mercado imobiliário”, explica Chezzi, que é fundador, diretor e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM). São quase 300 páginas de debates sobre a importância do prévio parcelamento do solo para aprovação de empreendimentos.

“Abordo a questão das doações de áreas públicas, os parâmetros urbanísticos aplicáveis ao empreendimento e às unidades, a relação entre lote e unidade autônoma, a aplicação de diretrizes da lei federal 6.766/1979 ao condomínio de lotes, entre outros”, diz.

O manual também procura dar balizas ao negócio imobiliário (contratos, memorial, termos com o município, convenção, etc), às diversas cautelas do incorporador (a exemplo do manejo do potencial construtivo) e a todos os aspectos de registro da incorporação para o cartório de imóveis e pós-entrega do empreendimento. 

“Há diversos pontos de tensão entre a Lei Federal 4.591/1964, e os termos urbanísticos adotados neste tipo de empreendimento, que também inspiram atenção ao Registro de Imóveis para solucionar os meios de registro destas questões”, diz o advogado. 

Segundo ele, o livro é de grande valia para todos os operadores: agentes municipais, advogados, empreendedores, registradores de imóveis, notários e agentes de órgãos de controle, entre outros.


As inscrições para o webinar podem ser feitas clicando aqui. 

Os interessados em adquirir a obra autografada podem realizar a compra neste link. 

  • Compartilhe:

Mais notícias

  • Como o Placemaking ajudou no sucesso de Jurerê Internacional

  • Artigo | O compromisso da Multipropriedade

  • Manifesto | Prioridade aos Brasileiros

  • Artigo | A vida em condomínio e o respeito como exercício diário

Insights

Receba conteúdo útil e relevante sobre os mercados imobiliário e turístico.

ADIT Brasil
  • Página Inicial
  • Institucional
  • Estrutura Administrativa
  • Eventos
  • Agenda
  • Cursos e Missões
  • Webinars
  • Artigos / Notícias
  • Podcasts
  • Pesquisas / Estudos
  • Livros
  • Vídeos
  • Associados
  • Fale Conosco

ADIT Brasil

  • Institucional
  • Estrutura Administrativa
  • Associe-se

Eventos

  • COMPLAN
  • ADIT Hotel
  • ADIT Arq
  • ADIT Juris
  • ADIT Share
  • ADIT Invest

Cursos e Missões

  • Missão Técnica Resorts - Costa dos Coqueiros (BA)
  • Online | Como desenvolver Loteamentos e Comunidades Planejadas

Copyright © 2019

  • 82 3327-3465
  • Empresarial Le Monde, sala 1016 - Rua José Soares Sobrinho, 119, Jatiúca, Maceió - AL | CEP: 57036-640

Copyright © 2019

Desenvolvido por Yooh

Menu

  • Página Inicial
  • Institucional
  • Estrutura Administrativa
  • Eventos
  • Agenda
  • Cursos e Missões
  • Webinars
  • Podcasts
  • Associados
  • Artigos / Notícias
  • Pesquisas / Estudos
  • Livros
  • Vídeos
  • Perfil
  • Fale Conosco
  • Logo adit on demand