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Licenciamento de marca e a criação de experiências impactam em empreendimentos de hospitalidade
Uso de marcas e personagens contribui para a atratividade e entretenimento em hotéis e propriedades compartilhadas.
O licenciamento de marcas pode representar um diferencial importante em empreendimentos de multipropriedade, timeshare, hotelaria e turismo. A presença de personagens e franquias famosas mundialmente, como Hello Kitty, Minions, Jurassic World, podem atrair e fidelizar clientes e se tornar mais um atrativo.
E com o objetivo de discutir a importância e evolução do uso de marcas em projetos turísticos no país, a ADIT Brasil realizou um webinar gratuito sobre o tema, na semana passada, que reuniu Juliano Macedo, da JAM L&T, Larissa Chiba, da Spectrum Brand Licensing, Marina Fraga, da Oinc Filmes, e Monica Joseph, da Sanrio, para
O evento abordou desde os aspectos legais até as oportunidades que marcas de renome levam para empreendimentos de hospitalidade.
Larissa, que atua com marcas como Universal Studios (Velozes e Furiosos, Jurassic World, Trolls), DreamWorks (Shrek, Bee Movie, Megamente) e Illumination (Meu Malvado Favorito, Minions, Pets) no Brasil, contou como essas estratégias de ativação são utilizadas para atração e criação de experiência para o hóspede.
“Não tem nada mais gostoso do que você chegar num lugar e se identificar ali com uma marca que você tanto ama, então aquele sorriso no rosto de criança e adulto, é isso que a gente tá aqui para proporcionar”, comentou.
Licenciamento de marcas na hotelaria brasileira
No Brasil, a proposta ainda está em desenvolvimento, com uma grande promessa para o licenciamento de marcas, especialmente para experiências. A gerente de marketing na empresa japonesa que licencia personagens como a Hello Kitty, Monica falou sobre a importância de entender o público-alvo e adaptar ao tipo de serviço que deve ser oferecido.
“O mercado brasileiro ainda não é tão amadurecido como o americano e europeu. 20 anos atrás, quando eu comecei, era obviamente ainda mais restrito. Avançou muito principalmente para produtos, mas essa parte de experiências é bem diferente. Toda experiência tem que ser positiva”, explicou a executiva.
No entanto, os benefícios de ter uma marca forte e reconhecida no negócio hoteleiro vão além da criação de uma experiência imersiva, como a conexão emocional com o público, a expansão para novos mercados e a possibilidade de usar campanhas de marketing.
“Eu acho que ainda existe uma lição para gente como profissionais, talvez de divulgar como o licenciamento pode ser uma uma ferramenta bem bacana de marketing para atrair mais visitantes”, enfatizou Monica.
Alternativas para incorporação das marcas
Existem diversas formas de integrar marcas a projetos hoteleiros, desde a criação de quartos temáticos, restaurantes e eventos até a organização de Meet & Greets, oficinas e corridas temáticas. Para isso, o empreendimento deve entender qual o público a quem a marca se dirige e como ela se encaixa no seu projeto.
“O Três Palavrinhas hoje fala com 87% da população brasileira, porque é uma população cristã. O que essa população consome? O que que a gente entrega para ela?”, exemplificou Marina sobre a marca infantil produzida pela Oinc Filmes.
“A gente mostra que através do público, da necessidade e do consumo, a gente agrega na experiência que aquele empreendimento vai oferecer. Então a gente consegue entender o padrão de consumo e o porque escolher determinada marca para agregar no seu negócio”, completou ela.
O licenciamento de marcas costuma envolver um contrato que define o valor fixo e royalties sobre as vendas de produtos relacionados à marca. Além disso, as empresas de licenciamento oferecem apoio na divulgação e no marketing, auxiliando na construção dos cases de sucesso.
Para aprender mais sobre o licenciamento de marcas em projetos de hospitalidade, assista ao webinar a seguir:
- Por Maíra Sobral – Coordenadora de conteúdo na ADIT Brasil
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