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Executivos destacam tendências para o turismo e as expectativas do setor em 2025

Com cenário repleto de oportunidades, Brasil demonstra grande potencial de crescimento, embora tenha desafios econômicos para superar
O turismo brasileiro segue em expansão, e as projeções para 2025 são otimistas, apesar dos desafios que o setor enfrenta. Para alguns dos grandes players do ramo, a adoção de estratégias tecnológicas e de experiência será indispensável para consolidar o país como um destino atrativo e competitivo no mercado global.
Na última terça-feira (11), durante o webinar “Tendências para o turismo e as expectativas do setor em 2025”, Stan Lorthiois, superintendente de turismo da ADIT Brasil, Alexandre Zubaran, CEO na Enjoy Hotéis e Resorts, Fernanda Lima, gerente de vendas do Beach Park, e João Cazeiro, diretor de novos negócios da Livá Hotéis, discutiram os fatores que devem impactar o crescimento do turismo neste ano e os planos para atender às demandas do público.

Segundo os executivos, com a alta do dólar e os preços elevados das passagens aéreas, o turismo doméstico tende a ser impulsionado, fortalecendo destinos nacionais e promovendo investimentos no setor. Entretanto, a malha aérea deficiente ainda representa um entrave, impactando a mobilidade e a acessibilidade de diversas regiões.
“Os aéreos estão muito caros para o Ceará, mas a gente acredita muito no movimento do turismo que, com o dólar alto, as pessoas que buscavam destinos internacionais passem a buscar um pouquinho mais dos destinos nacionais. E a gente tenta surfar nessa onda”, comenta Lima sobre o cenário para a região de Fortaleza.
Tecnologia e personalização da experiência
Outro ponto abordado foram as mudanças demográficas e o impacto da coexistência de diferentes gerações no mercado de trabalho e consumo. Com perfis e expectativas diversas, é essencial que o setor se adapte para atender tanto turistas mais jovens, em busca de experiências digitais e interativas, quanto famílias e viajantes da terceira idade, que valorizam conforto e atendimento humanizado.
“Antigamente a gente podia falar que o idoso tinha uma preferência assim, que o jovem tinha uma preferência assada, ou casais sem filhos e casais com filhos. Agora a gente está diante de tantas gerações convivendo ao mesmo tempo, com uma necessidade de agradar a todas que ficou muito desafiador para a gente, tanto manter as nossas equipes de trabalho, quanto atender os nossos clientes”, destaca Zubaran.

A digitalização de processos no turismo é uma realidade cada vez mais presente. No entanto, os especialistas reforçaram que a humanização do atendimento continua sendo um diferencial fundamental para fidelizar clientes e garantir experiências memoráveis. O equilíbrio entre tecnologia e um serviço personalizado será crucial para atender às expectativas do público.
A coleta e análise de dados também foram destacadas como ferramentas imprescindíveis para compreender o perfil do turista e aprimorar serviços. Utilizando esses insights, empresas do setor podem criar ofertas mais segmentadas e proporcionar experiências que realmente atendam às preferências do viajante moderno.

“Os dados que a gente tem hoje dos nossos viajantes e como a gente atua nesses dados é de extrema importância para o futuro das nossas companhias e dos nossos trabalhos de lazer mesmo como forte. A gente tem que repensar a nossa hotelaria de 20, 30 anos atrás”, defende Cazeiro.
Perspectivas para 2030
Os especialistas também projetaram o futuro do turismo para 2030, enfatizando a sustentabilidade e o fortalecimento dos laços familiares e humanos como elementos chave para agregar valor ao serviço prestado. Para eles, o setor deve continuar evoluindo para oferecer experiências autênticas, acessíveis e inovadoras, alinhadas às transformações da sociedade e às novas demandas do mercado.
Saiba mais sobre as perspectivas dos executivos assistindo ao webinar completo no Youtube.
- Por Maíra Sobral – Coordenadora de conteúdo na ADIT Brasil.
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