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Evento sobre investimentos para o mercado imobiliário e turístico, reuniu entidades e empresários em Alagoas
A necessidade de estudos de mercado, estruturação de projetos hoteleiros e formas de financiamento para novos empreendimentos foram alguns dos assuntos abordados
Mesmo diante das últimas oscilações no cenário político e econômico no País, o turismo em Alagoas se mantêm em alta, segundo o Secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, durante a participação no Meeting Hotel ADIT, realizado na tarde desta quinta-feira (03), no Mercure Pajuçara em Maceió.
Promovido pela Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil – ADIT em parceria com o Grupo Prospecta e Accor Hotels, o encontro reuniu investidores do setor imobiliário, executivos das principais redes hoteleiras do Estado, além gestores e diretores de entidades como BNB, ADEMI-AL e ABIH-AL.
“Maceió é um destino que vem crescendo a passos largos aos longos dos anos e tendo taxas positivas há praticamente uma década. Um encontro com este é muito importante, pois profissionaliza e permite uma melhor estruturação dos projetos hoteleiros que estão em voga e ascendência para o destino”, destacou o Secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão.
Os dados foram confirmados, também pelo Gerente Executivo da ADIT, Lucas Tortelli, que analisou o crescimento no mercado turístico no Estado, em função da vocação e atrativos naturais em Alagoas. “Nós estamos alguns anos seguidos dentre os top 3 destinos turísticos no país, principalmente no segmento econômico, abrangendo as classes C e B. Possuímos grande vocação para o turismo da classe A, como demonstra o aumento na procura por São Miguel dos Milagres e destinos similares”, frisou.
“Neste evento, nosso é intuito alertar os investidores sobre a armadilha de um mercado aparentemente aquecido. Ao investir em hotelaria, existem inúmeros estudos e indicadores a serem analisados, antes da decisão de investimento. Só o simples aumento da demanda não basta, é necessária cautela”, completou Tortelli.
Turismo no Brasil injetará cerca de R$ 9 bilhões só em maio
Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), prevê que até o feriado de Corpus Christi (31), neste mês, o turismo será responsável por injetar R$ 9 bilhões na economia brasileira, resultado das cerca de 4,5 milhões de viagens neste período. O levantamento também prevê que maio será o mais lucrativo em viagens, levando em consideração feriados após o período.
Ainda de acordo com o levantamento, maio será o mês com mais feriados escolhidos para viajar e a folga prolongada que terá maior impacto neste ano será em Corpus Christi, com previsão de 2,4 milhões de viagens realizadas.
Estratégias e bons resultados
Grupo Prospecta compilou dados fundamentais para o bom desempenho e crescimento do setor em Alagoas. Dentre as recomendações, pesquisar antes de empreender e estudar a hotelaria no mundo e em Maceió, são primordiais para que se tenha resultados satisfatórios neste mercado para o Estado.
“O turismo e o destino precisam se desenvolver juntos, ou seja, situações de parcerias e de infraestrutura, além de pontos de atração. Enfim, todo o destino precisa ser trabalhado para que se tenha um crescimento não só na estrutura de oferta de hotéis, mas para que a localidade seja também mais atraente e o destino seja mais aproveitado”, frisou o Sócio e Diretor do Grupo Prospecta, Hugo Barreto Nen.
Ainda de acordo com o diretor, a Prospecta tem estudado as transformações no comportamento de consumo e a economia compartilhada, pois entendem que é importante a abertura de horizontes para este tipo de pensamento, aprimorando cada vez mais o desenvolvimento dos hotéis e dos serviços oferecidos.
Apetite do setor
Para o Gerente de Desenvolvimento Accor Hotels Brasil, Henrique Campolina, o cenário é positivo no mercado turístico. “Para nós em 2018, será um ano de crescimento, acima dos resultados do ano passado, talvez, não tanto quanto 2013 e 2014 (com advento da Copa do Mundo) que foram os dois anos de maior evolução dos últimos tempos.
Segundo o executivo, o ano de 2019 promete uma retomada bastante acentuada dos negócios no setor, e entende que o mercado hoteleiro é dependente do ciclo econômico, mas avalia um crescimento mútuo, a partir do momento em que houver um restabelecimento da economia.
As expectativas de crescimento para o mercado e a procura de empreendimentos que ofereçam o turismo compartilhado (timeshare e multipropriedade) serão temas abordados no ADIT Share 2018, maior evento do país dedicado ao assunto, que ocorrerá de 18 a 19 de junho em Porto de Galinhas (PE).
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