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Estudos apresentados no ADIT Share revelam que o mercado de timeshare e multipropriedade tem muito espaço para crescer no Brasil
O sucesso da 6ª edição do ADIT Share, Seminário sobre Multipropriedade e Timeshare, encerrado no dia 19/6, no Enotel Convention & Spa Porto de Galinhas (PE), reflete o momento atual do mercado de turismo compartilhado. Ainda em processo de amadurecimento no país, há muito espaço para quem deseja investir neste setor. Promovido pela ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, o evento reuniu mais de 350 participantes entre consultores, investidores, representantes de redes hoteleiras e resorts, construtoras, advogados e arquitetos.
Pesquisa apresentada pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, identificou o perfil dos empreendedores e em quais tipos de empreendimento eles mais investem. Foram realizadas 94 entrevistas com empreendimentos localizados em 17 estados: 31% estão no Sudeste; 27% no Sul; 21% no Nordeste; 20% no Centro-Oeste; e só 1% no Norte. Segundo o levantamento, 100,9 mil programas de férias compartilhadas foram comercializados em 2017, com uma venda bruta total de R$ 1,2 bilhão.
“O turismo compartilhado ainda é recente no Brasil, mas praticado no mundo todo há décadas. Este modelo de negócios segue o caminho da economia compartilhada, que já é uma realidade no país. Divide-se basicamente em timeshare, venda de diárias hoteleiras antecipadas, e a multipropriedade, venda de frações imobiliárias”, diz Felipe Cavalcante, presidente da ADIT Brasil e proprietário do Iloa Resort.
Evolução do mercado de multipropriedade no Brasil
Para aqueles que ainda tinham alguma dúvida se vale a pena investir no segmento de multipropriedade no país, o estudo apresentado por Alexandre Mota, diretor da Caio Calfat Real Estate Consulting, aponta para um futuro promissor. “Em 2017, tínhamos 54 empreendimentos, cujo VGV (Valor Geral de Venda) era de R$ 11,1 bilhões. Em maio de 2018, chegamos a 83 empreendimentos que estão em lançamento, em construção ou já estão prontos”, afirmou Mota. Com isso, o mercado já ultrapassa a marca de R$ 16,3 bilhões.
A pesquisa também revela que o grande salto foi de empreendimentos prontos como flats e apart hotéis que aderiram à multipropriedade, “ou seja, isso é uma forte tendência da administração mista”.
E na esteira desse crescimento, segue em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PLS 54/2017), que dispõe sobre o regime jurídico da multipropriedade no País. Já aprovado pelo Senado, a expectativa do consultor Caio Calfat e conselheiro administrativo da ADIT Brasil, é que o mercado de multipropriedade seja regulamentado em 2019. Calfat coordenou o Grupo de Trabalho de Multipropriedade que foi montado na Vice Presidência do SECOVI-SP para desenhar o PL.
Geração de negócios
Paralelamente à programação de palestras, muitos negócios foram encaminhados ou fechados. Algumas das principais empresas do setor tiveram a oportunidade de receber os seus clientes em lounges privativos. As visitas técnicas ao Enotel e ao Nannai Resort & Spa, dois resorts de referência de Porto de Galinhas, também foram oportunas para os participantes conhecerem na prática o dia a dia destes empreendimentos.
Educação e capacitação do setor
Desde 2006, a ADIT Brasil está engajada no desenvolvimento do mercado imobiliário e turístico, sendo uma fonte multiplicadora de conteúdo especializado para promover a educação e capacitação do setor. Para isso, a entidade está ampliando a área de conteúdo com livros dedicados ao mercado hoteleiro e timeshare. “Também já estamos estruturando o ADIT Hotel, evento que deve acontecer ainda neste ano”, revelou Cavalcante.
Os participantes do ADIT Share também aprovaram algumas novidades desta edição do evento. Um espaço dedicado às startups e empresas de tecnologia (ADIT Tech), e a apresentação de cases com duração de 15 minutos cada, voltados não somente à gestão, mas também a operação dos empreendimentos de timeshare. Destaque também para o aplicativo do evento, que permitiu uma comunicação direta entre os participantes, com a possibilidade de agendamento de reuniões antes, durante e após o evento, aumentando o índice de negócios gerados e networking.
Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Marcos Coelho – marcos.coelho@2pro.com.br
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