Artigos / Matérias
Especialistas do Brasil e do mundo marcarão presença na quarta edição do Seminário Internacional de Comunidades Planejadas – COMPLAN
O COMPLAN 2014 acontecerá entre os dias 11 e 13 de setembro, na sede do Secovi, em São Paulo. O evento reunirá os melhores nomes do Novo Urbanismo apresentando uma média de 11 painéis e 2 workshops, com a participação de especialistas internacionais.
O indiano Dhiru Thadani (Architect + Urbanist) é considerado o principal organizador de oficinas de design utilizando-se do Método Charrettes, técnica usada para conduzir um processo de planejamento participativo, que se tornou parte integrante das ferramentas de design do Novo Urbanismo.
Durante o COMPLAN 2014, o especialista irá apresentar o tema “Urbanismo: a solução para crises globais”. Seus projetos de arquitetura e urbanismo têm como características propor a criação de bairros, cidades e centros urbanos equilibrados entre local de trabalho, habitação, lojas, espaços públicos e instituições cívicas nos padrões comprovadamente suportáveis.
Dhiru Thadani é autor de diversos livros com abordagem em suas áreas de atuação, recebendo por quatro vezes o Prêmio CNU (Congresso para Novo Urbanismo) Charter para design. Em 2011 ele foi o ganhador do Prêmio Seaside.
Charles C. Bohl (University of Miami) é um especialista em placemaking, construção de comunidades e desenvolvimento de uso misto. Atualmente, exerce o cargo de presidente do Comitê do Congresso da Flórida para o Novo Urbanismo, e é membro do Comitê Executivo do Urban Land Institute para o Sudeste da Flórida/Conselho Distrital Caribenho. Bohl participará do COMPLAN como palestrante do painel “Placemaking: criação de senso de pertencimento no desenvolvimento de comunidades”.
Antes de ingressar na Universidade de Miami, professor Bohl era um associado de pesquisa sênior do Centro de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade da Carolina do Norte, onde estabeleceu o Crescimento Inteligente e o Programa de Nova Economia, onde também atua como membro sênior do Programa Weiss Urban Livability. Ele é doutor em Planejamento Urbano e Regional da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Frequentemente, Bohl realiza palestras e consultas sobre o desenvolvimento de empreendimentos de uso misto, de espaços públicos e de comunidades planejadas nos EUA e no exterior.
Bohl é o autor de Placemaking: Developing Town Centers, Main Streets and Urban Villages (Placemaking: Desenvolvimento de centros urbanos, principais ruas e aldeias urbanas, em tradução literal), um best-seller publicado pelo Urban Land Institute. Dr. Bohl coeditou juntamente com Jean-Francois Lejeune, o livro Sitte, Hegemann, And The Metropolis: Modern Civic Art And International Exchanges (Sitte, Hegemann e a metrópole: Arte Cívica Moderna e intercâmbios internacionais, em tradução literal).
Robert J. Gibbs (Gibbs Planning Group) será facilitador do workshop “Planejamento e gestão de varejo de rua em comunidades planejadas”. Ele é o principal gerenciador do Grupo de Planejamento e fundador do Instituto de Varejo Urbano. Gibbs é um líder em novo urbanismo, planejamento e pesquisa de mercado comercial, além de ser considerado um dos mais importantes planejadores urbanos do varejo nos EUA. Por mais de três décadas, a especialidade do Grupo de Planejamento Gibbs (GPG) em desenvolvimento comercial e planejamento urbano sustentável tem sido procurada por alguns dos prefeitos mais respeitados, arquitetos conceituados e promotores imobiliários bem-sucedidos dos Estados Unidos.
Recentemente, o especialista foi homenageado pela Clinton Presidential Library (Biblioteca Presidenticial Clinton) pelas contribuições feitas ao longo de sua vida ao planejamento e desenvolvimento urbano. Gibbs publicou Principles of Urban Retail Planning and Development (Wiley & Sons) (Princípios do Planejamento e Desenvolvimento do Varejo Urbano, em português).
O outro workshop terá Paul Michael Saint (The Saint Consulting Group) como facilitador do tema “Imóveis e política: garantindo a aprovação de empreendimentos imobiliários na era dos NIMBYs”. O nome de P. Michael Saint é uma referência mundial na maneira de lidar e superar os obstáculos criados por grupos de interesse contrários à implantação de empreendimentos imobiliários e projetos de infraestrutura.
Saint é o fundador, chefe executivo e Presidente da The Saint Consulting Group, a maior e mais experiente empresa do mundo em consultoria de gerenciamento da política de uso do solo, fundada em 1983, no estado de Massachusetts, Estados Unidos. Ele é o coautor do livro NIMBY Wars – The Politics of Land Use (em tradução livre, Guerras NIMBY- As Políticas de Uso da Terra), publicado em 2009. Hoje, sua empresa atende a clientes em seus quatro escritórios nos Estados Unidos e afiliadas internacionais em Toronto, Vancouver, Londres e Berlim.
Especialistas nacionais
O COMPLAN 2014 reunirá os principais profissionais que atuam no desenvolvimento de projetos de comunidades planejadas no Brasil, dentre os quais: Paulo Cesar Sampaio de Toledo – Cia Inteligência e Coordenação; Hélio Mítica – Terra Urbanismo; Luiz Augusto Pereira de Almeida – Sobloco Construtora S/A; Maria Elisa Mercer – Neourbix; Juliana Marques Awad e Arthur Parkinson – Parkinson Desenvolvimento Imobiliário; Thomaz Assumpção- Urbam Systems; Rodrigo Rinaldi de Mattos – De fournier; Saulo Suassuna – Nova Urbanismo; José Rocha Filho – Núcleo Urbano; José Jandson Cândido de Queiroz – Aria Empreendimentos Sustentáveis; Valério Gomes – Pedra Branca Empreendimentos Imobiliários; Alberto Silva – Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP); Caio Portugal – AELO e Claudio Bernardes – Secovi-SP.
*A Programação do COMPLAN está sujeita à alteração
Por: Daniela Sampaio
Assessora de Imprensa da ADIT Brasil
Mais notícias
-
Novas regras de financiamento da Caixa Econômica Federal devem impactar viabilidade do mercado imobiliário
-
Maior edição do Imobtur fortalece a inovação no mercado imobiliário-turístico
-
Tecnologia e o impacto na eficiência e experiência no aluguel de curta temporada
-
Como os novos hábitos de consumo e estilo de vida transformam os espaços residenciais