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Em edição do Longevidade Expo-Fórum, Caio Calfat ressalta oportunidades do mercado sênior
Presidente da ADIT Brasil esteve em painel sobre Moradia e Cidades nessa terça-feira (1); evento reuniu mais de 25 mil pessoas
O número de pessoas acima dos 60 anos é uma realidade crescente no Brasil. Para discutir a atuação de marcas e empresas diante desse novo perfil de consumo, a feira de negócios Longevidade Expo-Fórum reuniu profissionais de vários mercados no Expo Center Norte, em São Paulo. O presidente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil), Caio Calfat, esteve presente no painel “Moradia e Cidades”, nessa terça-feira (1).
“O mercado precisa estar atento às necessidades desse público. O conceito que temos no Brasil de asilo ser um lugar triste está ultrapassado e precisa ser superado. É preciso oferecer lugares para viver e não para morrer”, explica o também Diretor-geral da Caio Calfat Real Estate Consulting. Segundo ele, esses empreendimentos precisam ser espaços com atividades prazerosas, alegres e cheias de vida. “Temos uma grande parte da população envelhecendo muito bem e com condições financeiras de pagar por isso.”
Segundo dados do IBGE, mais de 45% dos consumidores com mais de 50 anos afirmam ter dificuldades para encontrar novidades em relação a serviços e produtos específicos para a terceira idade. Atualmente são 51 milhões de pessoas nessa faixa etária – e a estimativa é de que em 2030 esse número ultrapasse os 70 milhões. Entre as principais preocupações desse grupo estão a saúde e a segurança financeira. “Mais de 60% são os únicos responsáveis por suas decisões de compra e sua renda individual representa 50% da renda bruta familiar”, informa a Comunicação do evento.
O Longevidade Expo-Fórum também apresentou palestras sobre empreendedorismo, entretenimento, comportamento, finanças pessoais e acessibilidade. No painel com Caio Calfat, o mediador foi o ator, autor e diretor de teatro Odilon Wagner.
“Estive presente no evento mediando mesas sobre saúde, bem-estar, economia e tecnologia no espaço Seguros Unimed. Foi genial e muito importante, principalmente para nós que pensamos no próprio futuro e na qualidade de uma vida mais longeva”, afirma o ator. Também participaram a arquiteta e urbanista especializada em gerontologia, Flávia Furlan, e o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência em São Paulo, Cid Torquato.
Em sua fala, Calfat chamou atenção para a necessidade de adaptar novos tipos de moradia para os idosos com menos capacidade financeira. “Eu trabalho planejando empreendimento há mais de duas décadas. Nos últimos 5 temos estudado um modelo diferente daquele que o brasileiro estava acostumado. Identificamos que o primeiro desafio é alcançar aqueles com renda mais baixa. A população está envelhecendo e precisamos pensar nisso. É um novo mercado, um novo nicho para quem quer empreender e investir. É diferente de tudo o que existia até então”, disse.
Sobre a ADIT Brasil:
A Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil – é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo o desenvolvimento dos mercados imobiliário, turístico e urbanístico, dentro das melhores práticas nacionais e internacionais.
Com grande atuação na educação, conscientização e capacitação do mercadão, a ADIT também é reconhecida pelo forte network e geração de negócios que propicia aos seus associados, presentes hoje em 18 estados brasileiros.
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