Artigos / Matérias
Artigo: Durante AMDETUR, Brasil se consolida como potência em propriedade compartilhada no cenário global

Por Alejandro Moreno – Vice-presidente de Turismo da ADIT Brasil e CEO da Trul Hotéis
Nos dias 23 e 24 de junho, tive a oportunidade de representar a ADIT Brasil na 39ª edição do Congresso da Asociación Mexicana de Desarrolladores Turísticos (AMDETUR), que aconteceu na Cidade do México. Estivemos no evento como convidados pela Diretoria da Associação mexicana, com a finalidade de manter uma troca de informações e experiências que sejam de valor para ambas entidades.
Assim, como tivemos no ADIT Share – maior evento de multipropriedade e timeshare da América do Sul – o congresso contou com a posse da nova mesa Diretora da AMDETUR. Marco Agostini, que atualmente ocupa a posição de vice-presidente executivo e diretor-geral da Interval International, passa a presidir também a entidade mexicana. Vale ressaltar que ele conhece bem o mercado brasileiro e também fez menção ao crescimento expressivo do mercado da propriedade compartilhada no país.
Como parte das apresentações, tivemos a do Juan Ignacio Rodriguez, presidente da RCI Worldwide, que ressaltou o mercado brasileiro como o que mais cresce na atualidade e que tem gerado volumes expressivos de vendas. Assim, segundo dados da indústria, se transformou no terceiro mercado mais importante do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do México. Além disso, ele mencionou que o Brasil tem uma das maiores bases atuais de usuários no quesito viagens.
Entre os 250 participantes encontrei representantes das principais operações, desenvolvedores de todo México, prestadores de serviços, clubes de férias e novas tecnologias criadas para a indústria.
Um ponto muito relevante foi a participação dos estudantes do Politécnico Nacional mexicano, que trabalharam durante todo o evento em diferentes áreas, além das turmas completas da Carreira de Turismo e Hotelaria, que tiveram um evento de quatro horas focando só no mercado de negócios e o impacto que esta indústria tem para o país e, evidentemente, na vida de tantas famílias que dependem desse mercado. A impressão que tive foi de algo muito bem feito e os comentários foram muito bons sobre a futura força de trabalho da indústria de turismo local.
Entre os temas abordados tivemos discussões sobre como o mercado mexicano mantém um crescimento constante devido aos compradores principais serem americanos, que continuam utilizando o México como seu principal destino internacional; tudo o que se produz pensando principalmente neste cliente; o que define como são abordados os temas de produto, venda, pós-venda; entre outras temáticas. Os paineis contaram com a presença de cadeias internacionais que atuam no mesmo mercado que empreendedores nacionais, com produtos tanto para estadunidenses como para mexicanos.
Outro tema que chamou a atenção no primeiro dia foi o painel “Panorama Político e Econômico um ano após as eleições no México”, que contou com a participação de Eduardo Suárez Mogollon, vice-presidente de Economia para América Latina e México da Scotiabank. Ele deu um interessante panorama e contexto atual para os negócios em geral.
Já no segundo dia, uma discussão que manteve a quase todos os participantes até o final do evento foi de uma conferencista muito conhecida, a Brigitte seumenicht, CEO Merkatua, que trouxe um ar muito inspirador sobre a cultura, o foco e o tempo que precisamos colocar no nosso processo e na nossa vida, com o painel “The experience that leaves a mark is you”. Realmente impactou a todos os participantes.
Por fim, ressalto a organização impecável do evento, que contou com um serviço muito bom, em que as salas de eventos do Hotel Camino Real Polanco foram muito bem escolhidas para sediar o congresso.
Experiências como essas são muito importantes para conectar a ADIT e o setor turístico brasileiro com grandes potências do mercado de desenvolvedores do mundo inteiro, além de levar aprendizados e ideias que podem ser replicados no país.
Alejandro Moreno é CEO da Trul Hotéis e vice-presidente de Turismo da ADIT Brasil. Atua há mais de 20 anos no turismo brasileiro e é formado em Marketing e Comunicação na Universidade Nacional Autônoma do México.

Mais notícias
-
Como a Serra Gaúcha construiu uma identidade e se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasil
-
Retrofit impulsiona preservação histórica e revitalização urbana nas cidades brasileiras
-
Bleisure ganha força e transforma desenho e rentabilidade da hotelaria brasileira
-
Artigo – Meio cheio ou meio vazio?