Artigos / Matérias
Maior Complan já realizado amplia discussões sobre o futuro das cidades
Com quase 700 participantes, o evento contou com mais de 40 palestrantres e cases internacionais.
O Complan’24, principal fórum sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do país, encerrou mais uma edição de sucesso, dessa vez em Foz do Iguaçu. Com a participação de centenas de profissionais do mercado, a 14º edição do seminário, realizado pela ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil), proporcionou um ambiente rico em debates sobre soluções práticas para os desafios enfrentados pelas cidades.
Caio Calfat, presidente do Conselho da ADIT Brasil, comentou sobre o crescimento do evento e importância dele para o setor. “O nosso objetivo sempre foi discutir comunidades planejadas de forma inovadora, proporcionando um espaço onde não apenas os loteadores, mas todos os envolvidos no desenvolvimento urbano possam compartilhar experiências e aprender uns com os outros. O Complan cresce ano após ano, e é gratificante ver novos profissionais, principalmente a nova geração, se unindo a nós e trazendo novos temas e ideias para a mesa”, destacou.
Em mais de 20 horas de conteúdo e salas simultâneas, os paineis e palestras focaram em temáticas como placemaking, evolução dos bairros planejados, estratégias inovadoras para loteamentos e o papel das âncoras de lazer em empreendimentos.
Entre os speakers internacionais, Diego Moresco, CEO da Nordelta (Argentina), trouxe reflexões sobre os 25 anos de aprendizado no desenvolvimento de grandes projetos, destacando que o verdadeiro foco deve estar nas pessoas e no modo como elas interagem com os ambientes urbanos. “É mais importante o desenho dos espaços públicos do que o desenho dos prédios, porque é nos espaços públicos que a vida acontece”, afirmou Moresco. A palestra foi anfitriada por Martin Diaz, Presidente Executivo da ADIT Brasil, que também mediou as perguntas.
Outro destaque foi a participação de Erick Brimen, CEO da Próspera, uma cidade privada e zona econômica especial situada em Roatán, Honduras. Concebida como um modelo de urbanismo inovador, Próspera adota uma abordagem de governança privada, permitindo que investidores estabeleçam suas próprias leis e regulamentos. O momento foi conduzido por Hugo Serra, sócio e fundador da Strato Urbanismo, que ajudou a contextualizar a imponência desse modelo inovador para o mercado imobiliário global.
Já Samuele Sordi, diretor de arquitetura da Pininfarina (Miami), enfatizou como o design pode criar cidades mais humanas e acolhedoras. Com Saulo Suassuna, CEO da Molegolar, como anfitrião, Sordi discutiu a importância de integrar harmoniosamente biodiversidade, tecnologia avançada e herança cultural. Ele destacou como esses elementos podem promover espaços urbanos que, além de atender às demandas modernas, também preservam e valorizam a essência natural e histórica das regiões.
O seminário também foi palco de uma homenagem especial com a entrega do Prêmio Legado ADIT, o maior reconhecimento da entidade, que celebra indivíduos cuja trajetória contribui significativamente para o desenvolvimento dos mercados imobiliário e turístico no país. Este ano, o homenageado foi Caio Carmona Cesar Portugal, uma figura visionária e influente no setor de loteamentos.
Conexão e networking qualificado
Networking de alto impacto e a troca de experiências entre os participantes foram marcas registradas desta edição, abrindo portas para novas parcerias e projetos que irão transformar o cenário urbano nacional. Raul Coan, sócio-diretor do Grupo Engter, destacou a importância do evento para a evolução de seus trabalhos, reforçando o impacto positivo das discussões promovidas:
“O Complan já faz parte do calendário anual da nossa empresa, e é incrível acompanhar o crescimento dele. Participamos há alguns anos e sempre trazemos novidades, referências e inspirações para nossos empreendimentos”, ressaltou.
Em mais um ano, o seminário reafirma seu papel essencial para quem busca inovar e contribuir para o desenvolvimento urbano. A ADIT Brasil encerra mais um evento bem sucedido, impulsionando o setor e preparando o terreno para as próximas discussões e transformações que moldarão os projetos no país.
- Por Adler Tavares – Analista de comunicação de seminários nacionais
Mais notícias
-
Como a mudança do Brasil no grau de risco da Moody’s impacta o mercado imobiliário e turístico?
-
As estratégias para encantar e fidelizar clientes no setor de hospedagem
-
Como a arquitetura aplica o papel de sustentabilidade e inclusão social em projetos de retrofit
-
Executivos falam sobre como estruturar a operação hoteleira em projetos de multipropriedade