Artigos / Matérias
Comitiva da ADIT visita 15 empreendimentos em missão no litoral do Rio Grande do Sul

Durante cinco dias, grupo formado por incorporadores, desenvolvedores e executivos do setor imobiliário percorreu empreendimentos em Xangri-lá
Conhecida como a capital dos condomínios, a cidade de Xangri-lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, recebeu nesta semana uma missão técnica realizada pela ADIT Brasil. De 7 a 11 de abril, um grupo de 40 participantes, entre executivos, incorporadores e desenvolvedores, visitou 15 empreendimentos imobiliários na região, em uma intensa programação voltada ao aprendizado, networking e troca de experiências.
O grupo conheceu de perto os empreendimentos Marina Del Faro, Prado Bairro-Cidade, Ventura Club, Los Cobos, Las Dunas, Santorini, Enseada Lagos, Rossi Atlântida, Atlântida Lagos Park, Condomínio Sunset Live, Condomínio Murano, Amaná Atlântida, Green Village Golf Club, Zen Concept e Isla, todos localizados em uma das áreas mais valorizadas do litoral gaúcho.
De acordo com a superintendente de Mercado Imobiliário da ADIT Brasil, Camila Oliveira, essa foi uma das missões mais enriquecedoras já realizadas pela entidade, que tem aperfeiçoado cada vez mais os produtos desenvolvidos para o mercado. “Ter uma concentração tão grande de condomínios numa só região nos permitiu imergir nesse cenário, conhecer o produto ‘condomínio com lagos’ em suas distintas possibilidades, com diferentes dimensões, momentos de execução e padrões construtivos. Tudo isso proporcionou à toda a delegação um aprendizado amplo e que, com certeza, gerará ótimos frutos. A missão reforça o papel ao qual a ADIT se propõe: fomentar conhecimento e desenvolver o mercado da melhor forma possível, com as melhores práticas e buscando as mais eficazes soluções”, enfatizou.
Um dos coordenadores da missão, Rodolfo Fork, CEO e fundador da Peatonal Inteligência Urbana, aprovou a experiência e reforçou que deseja participar em mais oportunidades. “Fomos a diversos empreendimentos, conversamos com incorporadores e tivemos uma troca muito rica com todo o grupo. Visitamos 15 empreendimentos em cinco dias e a missão foi um sucesso, todo mundo saiu muito satisfeito. Foi uma oportunidade de compartilhar experiências, aprender muito e já pensar na próxima missão. Tivemos até lista de espera, então quem sabe no ano que vem estejamos de volta para conhecer ainda mais projetos do litoral norte do RS”, completou.
Além do alto nível dos projetos urbanísticos, a missão destacou o uso de recursos naturais e a valorização da paisagem nos empreendimentos, muitos dos quais estabeleceram novas dinâmicas na região, inclusive nas áreas próximas à faixa de areia.
Para Juliano Souto, sócio-fundador e diretor do Grupo Sólido, a missão foi uma chance de mostrar a força do mercado local a profissionais de todo o Brasil. “Foi um prazer fazer parte como cicerone dessa missão, recebendo empreendedores e desenvolvedores do Brasil todos, para realmente ter essa imersão nos condomínios, nos empreendimentos, que a gente tem feito no Litoral Norte e esse reconhecimento das técnicas, das tipologias e das possibilidades que o mercado imobiliário vem trazer para esse desenvolvimento”, afirmou.
“Cada um trouxe a riqueza da sua localidade e pode perceber o quanto a água está presente nesses empreendimentos e o quanto o Rio Grande do Sul, através do litoral norte, tem criado endereço à nível Brasil como um dos lugares que consegue agregar maior valor no traçado urbanístico e na ambiência”, acrescentou.

Para Jorge Barros, superintendente de engenharia da Plaenge Urbanismo, também destacou os aprendizados proporcionados pela intensa agenda da missão. “Entendo que foi um sucesso e uma experiência muito proveitosa. Visitamos diversos projetos e empreendimentos e saímos com muitos insights importantes para aplicar em nossa operação. Estou muito satisfeito com o resultado e já esperando uma nova oportunidade no futuro”, destacou.
Giulia Tolotti, CEO na GT Participações, também integrou o grupo e ressaltou o valor das conexões criadas durante a missão. “O aprendizado foi tremendo, não apenas nas visitas técnicas, mas principalmente nas conexões com esse grupo altamente qualificado de participantes. A principal lição que levo é que a qualidade dos produtos sobrevive ao tempo. Vimos lançamentos recentes e também empreendimentos consolidados há anos que continuam sendo objetos de desejo pelas pessoas, por sua boa arquitetura, urbanismo e concepção. Foi uma semana de muito aprendizado”, concluiu.
- Graziela França – Head de Conteúdo da ADIT Brasil
Mais notícias
-
ADIT Arq 2025 realiza edição inédita em BH com presença da Foster + Partners
-
Estratégias para planejar e estruturar empreendimentos de uso misto no Brasil
-
Desafios e soluções do uso de tecnologia para sustentabilidade em comunidades planejadas
-
Caio Calfat, da ADIT Brasil, fala sobre impactos da pandemia em documentário da Brain