Artigos / Matérias
Com recorde de público, ADIT Arq 2024 celebra a inovação e o futuro da arquitetura no Brasil
Seminário marca um novo capítulo na discussão sobre o futuro urbano, com destaque para projetos inovadores e oportunidades de conexão
A cidade de São Paulo foi palco de um dos maiores eventos do setor de arquitetura e design do país, a terceira edição do ADIT Arq. Realizado pela ADIT Brasil, no Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia, o seminário contou com a curadoria da ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), proporcionando um encontro exclusivo entre desenvolvedores e arquitetos.
Kardec Borges, diretor-executivo da UNYT Arquitetura, é coordenador da comissão de Arquitetura da ADIT Brasil e reforça que o caráter diverso do evento é um espelho do que já é contemplado na associação. Além disso, o arquiteto falou sobre o sucesso e amadurecimento do seminário.
“A gente vê que, apesar de ser o filho mais novo da entidade, o ADIT Arq está crescendo. Este ano a gente teve uma diversidade grande nos cases. E a resposta do público tem sido colocar que a gente acertou na fórmula: o projeto como protagonista entre incorporador e arquiteto. Esta é a grande estrela do palco. É um formato inédito, a gente não vê nada paralelo, é um evento da arquitetura para o mercado, não é de arquiteto para arquiteto”, disse.
Com uma programação rica e variada, o evento atraiu profissionais e desenvolvedores de vários lugares do país, evidenciando sua relevância e crescimento. Durante todo o dia, foram apresentados projetos que impulsionaram discussões sobre o futuro da arquitetura e do design urbano.
Entre os cases, o HY Pinheiros (São Paulo – SP) se destacou por sua abordagem sustentável e inovadora no mercado imobiliário paulistano; o Viva! (São Paulo – SP) propôs uma nova perspectiva para espaços urbanos multifuncionais, enquanto o Botânica Office (Manaus – AM) exemplificou a integração harmoniosa entre arquitetura e natureza, redefinindo o conceito de espaços corporativos na região amazônica.
Laurent Troost, sócio da Troost + Pessoa Arch, falou sobre o Botânica Office, destacando seu impacto inovador em Manaus. “O empreendimento é um marco na arquitetura corporativa de Manaus. Sua fachada 100% vegetal não só se destaca esteticamente, mas também oferece benefícios reais para a qualidade de vida e produtividade. Ao contrário dos edifícios corporativos tradicionais, com fachadas espelhadas e materiais brilhantes, nosso projeto proporciona varandas públicas em todos os andares, criando espaços para encontros e parcerias entre empresas. Essa abordagem inovadora não só melhora o bem-estar dos ocupantes, mas também reduz o estresse e aumenta a produtividade”.
A programação contou ainda com a apresentação de projetos como Porto 1820 (Porto Alegre – RS), Cap. 1 Três Figueiras (Porto Alegre – RS), Valente (São Paulo – SP), Vila Carnaúba (Preá – CE), Casa Una Uberlândia (Uberlândia – MG), Pace (Curitiba – PR), Parque Ibirapuera (São Paulo – SP), Passeio Sapiens (Florianópolis – SC) e os Edifícios Highlight e Spotlight (Rio de Janeiro – RJ).
Durante o ADIT Arq também aconteceu o lançamento do livro “Férias Compartilhadas – Volume 2”, que explora as últimas tendências e desafios do mercado de multipropriedade e timeshare.
Encerrando o evento, o Prêmio Arquitetura Contemporânea – Somos Cidade reconheceu os projetos que mais se destacaram por sua inovação e contribuição para o desenvolvimento urbano sustentável.
- Por Adler Tavares – Analista de comunicação na ADIT Brasil
Mais notícias
-
Novas regras de financiamento da Caixa Econômica Federal devem impactar viabilidade do mercado imobiliário
-
Maior edição do Imobtur fortalece a inovação no mercado imobiliário-turístico
-
Tecnologia e o impacto na eficiência e experiência no aluguel de curta temporada
-
Como os novos hábitos de consumo e estilo de vida transformam os espaços residenciais