Artigos / Matérias
Com palestras internacionais e mais de 650 participantes de todo o Brasil, COMPLAN 2023 é a maior edição da história
Em mais de 20 horas de atividades, evento foi colocado por participantes e speakers como um dos encontros mais relevantes do setor no país.
Realizado entre os dias 25 e 26 de outubro, no Bourbon Atibaia Resort, o Complan 2023 reuniu mais de 650 pessoas para discutir e fomentar o desenvolvimento de comunidades planejadas no país. Este foi o maior seminário já feito pela ADIT Brasil, movimentando loteadores, incorporadores, construtores, arquitetos, investidores e muitos outros profissionais do setor.
Para o Presidente Executivo da entidade, Martín Diaz, o público altamente competente é a peça-chave para o sucesso do seminário, uma vez que conecta grandes players do mercado, que estão interessados não apenas na aquisição de conhecimentos, mas também no networking qualificado.
“O COMPLAN está mais que consolidado como o principal ponto de encontro anual entre o setor de bairros planejados e desenvolvimento imobiliário horizontal do país. Foram mais de 650 executivos, investidores e C-Level das principais companhias do Brasil durante dois dias completos com uma série de painéis, palestras e debates de altíssimo nível. Os participantes saíram inspirados pelas melhores práticas nacionais e internacionais”, afirma Martín.
Um dos pontos de maior destaque do evento aconteceu logo no painel de abertura, com a participação de Esben Neander Kristensen, sócio e diretor da Gehl, escritório dinarmarques de consultoria e pesquisa em design urbano, considerado um dos maiores do mundo. Com a sala lotada e ouvintes bem atentos, Esben deu início às discussões que repercutiram por todo o evento.
“Tivemos conversas muito boas, ótimas questões sobre como criar cidades para pessoas e como nós, enquanto comunidade relacionada ao desenvolvimento urbano e real estate, podemos avançar ainda mais e criar ambientes melhores para todas as pessoas que são clientes e usuários. Este é um ótimo evento e tem sido ótimo ouvir as questões e discussões sobre o assunto”, destacou o sócio da Gehl.
Outras participações internacionais
O segundo dia do evento contou com mais dois palestrantes internacionais, sendo o primeiro deles Elger Blitz, fundador e designer da Carve, estúdio holandes de design e engenharia especializado na criação de espaços públicos que conectam a sociedade de forma lúdica.
No Brasil, a Carve atuou no playground do Bairro Planejado Parque Una Pelotas, empreendimento da Idealiza Cidades — que também esteve no palco do Complan 2023, com a participação de Fabiano de Marco, sócio da Idealiza —, representando como a proposta da empresa é adaptável e versátil para todas as culturas e estilos de vida.
O terceiro e último speaker internacional foi o francês Alain Bertaud, pesquisador sênior do Marron Institute of Urban Management da Universidade de Nova York. Ele é autor do livro “Ordem sem Design: Como os Mercados Moldam as Cidades”, sobre planejamento urbano e mercados, publicado pela MIT Press em dezembro de 2018 e tido como um dos mais relevantes para o urbanismo da última década.
A palestra do pesquisador, que defende a aplicação das teorias de economia urbana com a prática de planejamento urbano para transformar a qualidade de vida, melhorar a produtividade das cidades e o bem-estar dos cidadãos, manteve a sala cheia e a atenção de todos para o palco até o último minuto.
“Essa foi a minha primeira vez no Complan e eu achei o público extremamente receptivo, interessado e engajado. Estou ansioso para continuar esse debate com as pessoas, porque isso é muito raro, poder atingir um público tão grande durante algumas horas para falar sobre urbanismo. Então agradeço muito por terem me convidado, e é sempre um prazer voltar ao Brasil”, enfatizou Bertaud.
Alguns dos destaques nacionais no palco
Falando de palestrantes nacionais, entre principais nomes tivemos Fernando Amorim, Diretor Estatutário da Moura Dubeux, com o painel “Lições dos Bairros Planejados ancorados em Shoppings Centers”. A Moura Dubeux é atualmente uma das maiores empresas do mercado de Incorporação e Construção Civil brasileiro, com sede em Pernambuco e em expansão para o Nordeste desde 2007.
Erika Matsumoto, CEO da Urba Desenvolvimento Urbano, também esteve entre os destaques. A Urba é uma empresa do grupo MRV&CO, que tem o objetivo de desenvolver áreas urbanas de forma sustentável, combinando, em seus empreendimentos, lotes residenciais, comerciais e espaços compartilhados de convivência, a fim de promover a democratização da qualidade de vida.
O tema do painel de Erika foi “Como viabilizar Bairros Planejados Econômicos”. A executiva contou os detalhes de realização de alguns de seus projetos médio econômicos e ressaltou a necessidade de discutir e aprimorar as técnicas do setor no Brasil, ampliando a conversa para os demais desenvolvedores.
“A nata dos desenvolvedores urbanos está aqui, o evento está cada vez melhor e eu fico muito honrada pelo convite para participar do painel. O legal é isso, a ADIT e o Complan reunir cabeças que desenvolvem e fazem acontecer, trocando ideias por três ou quatro dias, contando desde o primeiro coquetel até a visita técnica, curso e tudo mais, em um ambiente onde a gente discute o desenvolvimento do país e da urbanização”, pontuou Erika.
Atividades complementares foram atrações excepcionais
Mais do que os dois dias de painéis e palestras, o Complan também teve uma série de programações complementares, começando pelo coquetel de “Boas-Vindas”, realizado no dia 24, no Bourbon Atibaia Resort, proporcionando um primeiro contato descontraído entre os participantes do seminário.
Antecedendo as manhãs de evento, aconteceram ainda as atividades de comunidade, com corrida, tênis e beach tennis, no Sports Park do resort. Mais do que a prática de esportes, o momento facilitou a integração e a concretização da essência de comunidade proposta pela ADIT Brasil.
Ao final do dia 25, o coquetel oficial do Complan’23 teve vagas esgotadas e cerca de 250 players reunidos no Pavilhão Castelatto. Todos os presentes puderam conhecer o espaço desenvolvido pela marca homônima, pertencente ao Grupo Dexco e fortalecer conexões já estabelecidas ao longo do evento em uma ocasião mais exclusiva.
Também com vagas esgotadas, no dia 27 de outubro, a Visita Técnica ao Swiss Park Campinas levou 40 executivos para ver de perto o bairro planejado, que conta com 17 residenciais fechados, cerca de 212 estabelecimentos comerciais, sendo 120 já ativos, um condomínio empresarial com mais de 570 salas comerciais e uma área verde preservada mais de 1 milhão de m².
Simultaneamente, encerrando as atividades do Complan’23, aconteceu o workshop ESG na Prática – Definição da jornada ESG de projetos e oficina para a aplicações de soluções baseadas na natureza (SbN), ministrado por Myriam Tschiptschin, da CTE, e Raquel Cruz da Geasa Engenharia.