Artigos / Matérias
Associada da ADIT Brasil é finalista em 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo
A startup Vivakey – Techospitality (SP) é uma das 10 finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo – que reúne iniciativas com potencial de fazer frente às necessidades de curto prazo do setor no cenário pós-pandemia de Covid-19. Sob o comando de Rony Stefano, CEO da Sanctuary Properties e Diretor Financeiro da ADIT Brasil, o produto foi selecionado entre mais de 790 projetos inscritos na competição, oriundos de 24 estados da federação.
Realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Wakalua Innovation Hub (pólo global de inovação em Turismo), o prêmio anuncia o grande vencedor no dia 29 de setembro, às 15h, durante a Abav Collab. Entusiasta de Tecnologia e Investidor anjo em novas tecnologias, Stefano se diz honrado em figurar no Top 10 do desafio.
“É uma notícia boa em meio a tantas negativas que encontramos nos noticiários. Esse prêmio é uma prova de que nosso esforço, dedicação e trabalho duro está sendo bem avaliado no mercado”, diz. “Vivakey é uma solução completa para hotéis digitais com todas as ferramentas necessárias para operação e gestão de um hotel autônomo.”
Trata-se de uma solução all-in-one que contempla PMS (Property Management System), Channel manager, Motor de Reserva, Meio de Pagamento e Controle de Acesso Exclusivo. “Lembro como se fosse ontem o prêmio que conquistamos em Porto de Galinhas, durante uma edição do ADIT Share, como a melhor startup do evento. Naquela época estávamos ainda em fase de idealização. Hoje temos mais de 80 mil pessoas utilizando nossos serviços na cadeia hoteleira.”
O PRODUTO
O Vivakey é uma joint venture de duas empresas: Vivasuites, empresa de gestão hoteleira que opera diversos hotéis nos estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso, sendo responsável pela gestão de milhares de reservas mensalmente, e Magikey, startup de tecnologia que desenvolveu a primeira plataforma brasileira de transação de credenciais virtuais via smartphone. “Promovemos uma disrupção no mercado de hotelaria tradicional, trazendo mais competitividade ao dono do hotel e uma experiência única ao hóspede”, explica Stefano. Segundo ele, o conjunto de sistemas que compõem a hotelaria tradicional é, hoje, ineficaz, caro e não dialoga entre si.
“Nesse momento de pandemia a nossa solução é muito mais valiosa, já que realmente evita contatos humanos desnecessários. Uma inteligência artificial responde de maneira remota via central de reservas, há aplicativos para check-in e chek-out, evitando assim o front desk, há reconhecimento facial nas portas e cobrança automatizada também. É sensacional para os investidores e para os clientes”, afirma Stefano, que possui MBA pelo Insead na França e Singapura.
Aumento de produtividade, redução de erros e inadimplência são outros pontos positivos do serviço oferecido. Sem um pagamento confirmado no sistema, por exemplo, as portas não serão abertas.
“E eu ainda cito a brutal redução de custos de toda essa operacionalização. Hotéis, e meios de hospedagem no geral, que estão utilizando nosso sistema durante a pandemia, ainda estão com caixa positivo porque a base de custos é muito menor do que a usada na hotelaria tradicional.”
Ele também destaca como exemplo o Airbnb, onde a entrega das chaves acontece, normalmente, de forma presencial e agendada. “É sobre otimizar o tempo. Às vezes o locador precisa se locomover pela cidade inteira para recepcionar o locatário. Com o nosso sistema a chave vai automaticamente via celular e facilita todo esse trâmite”, diz Rony Stefano.
Para o futuro, os planos de expansão existem. “O Vivakey é uma solução global que pretendemos levar para o mundo todo. Estamos em contato com uma série de incorporadoras e é inevitável que isso vá acontecer em breve”, garante. Atualmente, empresas como CVC, Serasa e a Valia já utilizam o serviço no formato corporativo.
A FINAL
As outras 9 startups que concorrem ao Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo são: b2bhotel (PR); Eion Veículos Elétricos (PR); Gear Ventures (SP); iFriend (RJ); Sentimonitor (RS); Sisterwave (DF); Smart Tour / Smart Tracking (SC); Tripbike (SP); e Worldpackers (SP).
O júri será formado por mais de 20 personalidades do Turismo e do ecossistema de inovação – representantes de empresas, governo, incubadoras, aceleradoras e academia.
O prêmio é uma viagem a Madri (Espanha), com programa de formação oferecido pelo Wakalua Innovation Hub, durante a FITUR 2021, a maior feira de Turismo do mundo.
Mais notícias
-
Multipropriedade por quem entende: estratégias que funcionam e erros para evitar
-
Complan’24 reúne mais de 700 participantes e amplia discussões sobre o futuro das cidades
-
Criação dos Distritos Turísticos acelera desenvolvimento do setor em localidades do país
-
Artigo – Gestão de Stakeholders em projetos imobiliários: uma abordagem estratégica