Artigos / Matérias
ARTIGO | 5 fundamentos para investir em turismo na América Latina
POR RAMIRO ALEM E DAMIAN HABIB – INVERTUR
Para investir em Turismo na América Latina podemos citar 5 pontos específicos e fundamentais que contemplam a lacuna entre a paralisia de 2020 e a retomada que o setor turístico experimentará nos próximos anos. Este é um bom momento para se posicionar. Atente-se aos direcionamentos abaixo:
- Crescimento sustentado e recuperação de curto prazo
- Boom do turismo nacional
- 6 de 10 avaliam investir
- Apoio dois governos com um portfólio de oportunidades e incentivos
- Oportunidades estratégicas de alto potencial
Crescimento sustentado e recuperação no curto prazo
Até 2019, a indústria cresceu por 9 anos consecutivos acima da economia global, +3.9% versus +3.2% de expansão global do PIB, situado em 2º lugar atrás da Manufatura (4%), acima das indústrias de Saúde (+3,1%), Tecnologias da Informação e Serviços Financeiros (+ 1,7%).
Boom do turismo nacional
Até 2019, 7 em cada 10 dólares de gastos globais com turismo aconteceram em viagens nacionais, ou turismo interno – o verdadeiro motor de economias, mas isso ficava escondido atrás do turismo internacional. A verdade é que, como em todas as crises, enfrentamos um retorno ao básico (back to basics), e é aí que toma importância o rol do turismo interno que supera em várias vezes o internacional.
No Brasil, só as viagens por avião representam 14 vezes mais. O Brasil recebeu 6.3M de viajantes internacionais em 2019 e mais de 97.1M de brasileiros viajaram por avião dentro do Brasil. Na América Latina, 9 de 10 viagens se originam na América Latina, e 8 de 10 são nacionais.
6 de 10 avaliam investir em Turismo na Latam
A cada 10 investidores, 6 avaliam “melhor ou muito melhor” investir em Turismo na América Latina nos próximos 4 anos – essa foi a resposta de 166 investidores, fundos e bancos de investimento, incorporadores, corretores, operadoras, consultores e líderes do setor público, em junho de 2020, no meio da pandemia e das incertezas sobre a evolução do setor. Resposta que chegou a 7, 8 e 9 de 10 em Sessões de Negócios dedicadas a países da América Latina que fizemos em agosto, setembro, outubro e novembro de 2020.
Apoio do governo com carteiras de oportunidades e incentivos
No México e na Espanha, a indústria do turismo contribuiu com 8,7% e 11,7% para o PIB – os demais países latino-americanos tiveram uma média de 2 a 4%. A indústria do Turismo pode dobrar e até triplicar a contribuição econômica, e os governos sabem, por isso trabalham para potencializar os investimentos, desenvolvendo carteiras de oportunidades e incentivos para investir.
Oportunidades estratégicas de alto potencial
Uma pandemia redefiniu nossa relação com o meio ambiente. Surgiram novas tendências de consumo em contato com a natureza, experiências autênticas e destinos sustentáveis. Vetores de investimento como propriedade de férias, multipropriedade, aluguel por temporada, parques, cruzeiros de expedição e tecnologia de viagens possuem agora um alto potencial de investimento.
Uma das questões fundamentais para a América Latina é a paralisia de 2020, que resgata o setor para um novo paradigma de reativação/regeneração, movendo investidores para oportunidades de impacto, investimentos nos quais a indústria do Turismo e a América Latina estão tentadas a vencer.
Nós, da Invertur, estamos felizes em fazer parte da Comunidade ADIT e queremos convidar os associados com interesse em ver as oportunidades na América Latina para participar da 7ª edição do Latam Investment Forum, que acontece 100% online entre os dias 8 a 9 de junho de 2021.
Associados da ADIT Brasil possuem desconto especial para o evento. Basta clicar neste link e garantir sua participação.
Esperamos por você no fórum!
Com 25 anos de experiência na indústria, na iniciativa privada e pública, Ramiro Alem promove investimentos e novos negócios no turismo em toda América Latina pela inverTUR – Comunidade de investimentos em turismo da Latam.
Damian Habib é Founder & Partner da inverTUR, Travel & Tourism Investment e fundador do Guia Tierra Buena, o guia de hotéis boutique da América Latina. Empreendedor com mais de 25 anos de experiência em produtos editoriais, marketing de viagens e investimentos.
Mais notícias
-
Multipropriedade por quem entende: estratégias que funcionam e erros para evitar
-
Complan’24 reúne mais de 700 participantes e amplia discussões sobre o futuro das cidades
-
Criação dos Distritos Turísticos acelera desenvolvimento do setor em localidades do país
-
Artigo – Gestão de Stakeholders em projetos imobiliários: uma abordagem estratégica