Artigos / Matérias
ADIT Entrevista: Saulo Suassuna Fernandes Filho, Engenheiro Civil, Arquiteto e Urbanista
Um conceito inovador e versátil que permite que o cliente escolha o tamanho do espaço que deseja morar. É sobre este assunto que conversamos com o Engenheiro Civil, Arquiteto e Urbanista, Saulo Suassuna Fernandes Filho, Acionista do Grupo Suassuna Fernandes e membro do Conselho de Administração da ADIT Brasil
O que é um prédio modulado?
O prédio modulado possui os apartamentos combinados em um mesmo pavimento ou em pavimentos diferentes.
Como o projeto foi pensado?
Após o lançamento de um apartamento de cinco suítes, que obteve grande sucesso de comercialização, observamos que havia clientes em potencial que não precisavam de tanto espaço ou que não queriam investir muito em um imóvel. A partir daí, optamos por não escolher um perfil de cliente, tornando o produto mais abrangente. Por este motivo, desenvolvemos o projeto.
Como funciona?
Todos os componentes estruturais funcionam para plantas distintas permitindo a combinação dos módulos, criando vários tamanhos e modelos de apartamentos.
Quais são os aspectos positivos?
Existem clientes que não compram por medo de não conseguir pagar o imóvel, porém, quando ele sabe que existe a possibilidade de devolver parcialmente o apartamento, deixa-o mais corajoso na hora de fechar a compra. Outro fator positivo é em casos de herança. Com o Sistema Molecular, cada módulo pode ficar em nome de um herdeiro, extinguindo o tempo e a despesa do inventário.
De que forma este modelo reduz os Distratos?
Quando alguém compra um apartamento e perde parte da renda, o compromisso desta pessoa acaba ficando pesado ou até mesmo inviável. A partir daí, o cliente devolve o apartamento para a construtora, que por sua vez já havia investido o capital na obra, e ao devolver este valor fica descapitalizada. Porém, quando você adota o Sistema Molecular o cliente pode devolver apenas uma parte dos módulos comprados e com isso a construtora tem menos perda com as despesas de venda.
E em relação ao Financiamento?
Como os juros são calculados pelo risco, com o Sistema Molecular o risco é reduzido, consequentemente o banco pode diminuir os juros na hora do financiamento, tornando a parcela menor.
Poderia esta, ser uma solução para enfrentar o momento de instabilidade econômica atual?
Se voltássemos no tempo e todas as construtoras do país só fizessem edifícios modulados, a quantidade de Distratos no mercado imobiliário não teria impactado tanto. Os clientes devolveriam apenas uma parte do imóvel e as construtoras teriam menos prejuízo.
Jéssica Leite – Comunicação ADIT Brasil
Mais notícias
-
Multipropriedade por quem entende: estratégias que funcionam e erros para evitar
-
Complan’24 reúne mais de 700 participantes e amplia discussões sobre o futuro das cidades
-
Criação dos Distritos Turísticos acelera desenvolvimento do setor em localidades do país
-
Artigo – Gestão de Stakeholders em projetos imobiliários: uma abordagem estratégica