Artigos / Matérias
ADIT Entrevista: João Paulo Pacífico, sócio-fundador do Grupo Gaia
Durante dois dias São Paulo (SP), será palco de grandes discussões acerca do mercado imobiliário. O ADIT Invest, que está em sua 11ª edição, irá receber os principais empresários e investidores do país para apresentarem soluções e debaterem amplamente sobre o atual cenário econômico. Diante disto, realizamos uma breve entrevista com um dos painelistas do Seminário, João Paulo Pacífico, sócio-fundador do Grupo Gaia (SP).
O que você espera do ADIT Invest 2016?
O ADIT Invest é um dos poucos eventos que todos os anos eu faço questão de participar. Neste ano, por conta da turbulência política e econômica será muito proveitoso ouvir e conversar com alguns dos principais executivos do mercado imobiliário e financeiro para podermos tomar decisões mais acertadas nos próximos meses.
Em relação ao painel, qual é a sua visão acerca do Mercado Imobiliário, levando em consideração o cenário econômico atual?
O Mercado Imobiliário passa por um grande desafio. A restrição de crédito e os fracos indicadores econômicos têm testado a resistência das empresas do setor. A nossa maior preocupação é evitar um problema de credibilidade, ocasionado, por exemplo, por quebra de empresas. Como o nosso sistema é fortemente baseado em vendas na planta e durante o período de obras, a falta de credibilidade prejudicaria muito o setor.
Quais seriam as possíveis saídas para quem, apesar da crise, pensa em investir?
Os investidores ainda estão muito avessos a riscos e têm motivos de sobra para isso. O mais importante neste momento é prezar pelas garantias, tanto imobiliárias, como alienação fiduciária, quando as garantias mais líquidas, como fluxos de recebíveis.
Quais são os impactos sociais ocasionados pela retomada de investimentos no Setor Imobiliário?
Uma eventual retomada de investimentos tem um impacto direto na retomada dos empregos do setor imobiliário. A crise do setor causa fortes impactos sociais. Estamos esperançosos que esse cenário vai mudar e voltaremos a gerar empregos e moradia para o nosso país!
Jéssica Leite – Comunicação ADIT Brasil
Mais notícias
-
Multipropriedade por quem entende: estratégias que funcionam e erros para evitar
-
Complan’24 reúne mais de 700 participantes e amplia discussões sobre o futuro das cidades
-
Criação dos Distritos Turísticos acelera desenvolvimento do setor em localidades do país
-
Artigo – Gestão de Stakeholders em projetos imobiliários: uma abordagem estratégica