Artigos / Matérias
ADIT Brasil encerra Missão Técnica em comunidades planejadas nos EUA com resultados positivos e preparativos para nova atividade em Portugal
29 empresários de todo o Brasil conheceram grandes projetos na Geórgia, Alabama e Carolina do Sul, participando também do renomado CNU – Congress for the New Urbanism
São Paulo, maio de 2018 – Um total de 29 empresários que atuam no mercado urbanístico participaram da Missão Técnica aos Estados Unidos promovida pela ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil. A atividade, sob supervisão de experts mundiais do setor, iniciou em 10 de maio e, após passar por várias comunidades planejadas na Geórgia, Alabama e Carolina do Sul, encerrou neste fim de semana (sábado, 19 de maio) durante o renomado CNU – Congress for the New Urbanism.Devido ao sucesso da atividade, uma nova missão a Portugal já está sendo planejada.
Participaram da Missão Técnica mais de duas dezenas de empresas brasileiras, incluindo Ábaco, Conviver Urbanismo, Biossplena Projetos Ecodinâmicos, Ecocil e Captalys. Combinadas, têm atuação no Ceará, Goiás, Maranhão, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, estados onde devem implementar suas novas expertises em comunidades com enfoque em qualidade de vida, construções ecológicas e eficiência energética.
“Os participantes ficaram muito felizes com os resultados e com as interações que puderam realizar em cada parada do roteiro. A missão superou nossas expectativas e demonstrou, por um lado, a sede por conhecimento de nossos empresários e, por outro, o reaquecimento do setor de comunidades planejadas no país”, destaca Felipe Cavalcante, presidente da ADIT Brasil.
Resultados práticos de eventuais parcerias ou acordos de colaboração com urbanistas de diferentes partes do mundo devem se materializar apenas nos próximos meses. Independente disso, Cavalcante explica que o grande motivo da existência da ADIT Brasil é a educação do mercado, a transferência de tecnologia. “Não apenas tecnologia propriamente dita, mas conhecimento de uma forma geral. Com esta ação, nós fortalecemos nossa posição enquanto entidade que prioriza a disseminação de novos métodos e técnicas no setor imobiliário e turístico brasileiro”.
Sílvio Bezerra, presidente da Ecocil, afirma que a viagem foi muito produtiva, pois envolveu um grupo formado por empresários das mais diferentes partes do Brasil, todos interessados em saber mais sobre os empreendimentos de alta categoria visitados que são uma indicação de um novo urbanismo que precisa estar incluído nos projetos do futuro. “Alguns tinham enfoque na preservação de florestas dentro das comunidades, outros em mais locais com água – cada um tinha um estilo, o fator comum era a sustentabilidade”.
Bezerra também participou da CNU e ressalta o impacto que as palestras sobre cidades feitas para caminhar tiveram no grupo. “Vimos os problemas das cidades muito voltadas aos carros e como a qualidade de vida dos moradores pode melhorar com simples adaptações nas ruas, tornando-as mais voltadas aos pedestres, o que beneficia a todos, até mesmo os comércios locais. Também iniciamos importantes contatos com incorporadores, financiadores e funcionários públicos”, comenta.
Já Rafael Andrade, analista de investimentos da Captalys, diz que a imersão foi muito satisfatória, “conseguimos perceber a maturidade dos projetos visitados, nos quais as comunidades já nascem com uma demanda induzida. Esta característica é permitida por um mercado de financiamento mais maduro e que consegue enxergar as nuances do setor”. Segundo o executivo, o Brasil precisará passar por essa trajetória para que possa criar comunidades mais inteligentes e socialmente integradas. A Missão Técnica aos EUA foi voltada a arquitetos, urbanistas, agentes públicos, construtoras, incorporadoras, loteadoras, escritórios jurídicos, instituições financeiras, redes hoteleiras, investidores, proprietários de terrenos, entre outros.
Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Marcos Coelho – marcos.coelho@2pro.com.br
Tels. +55 (11) 3030.9463 / 3030.9403
Mais notícias
-
Multipropriedade por quem entende: estratégias que funcionam e erros para evitar
-
Complan’24 reúne mais de 700 participantes e amplia discussões sobre o futuro das cidades
-
Criação dos Distritos Turísticos acelera desenvolvimento do setor em localidades do país
-
Artigo – Gestão de Stakeholders em projetos imobiliários: uma abordagem estratégica