Artigos / Matérias
ADIT Brasil capacita profissionais em curso sobre Metodologia Charrette Imobiliária

Mais de 60 participantes integraram atividades teóricas e práticas em turmas em São Paulo e Porto Alegre
Com o objetivo de capacitar e desenvolver o mercado imobiliário em metodologias participativas, a ADIT Brasil realizou o curso de Metodologia Charrette, abordando conceitos do Novo Urbanismo e processos colaborativos de planejamento em discussões teóricas, técnicas e práticas. A capacitação reuniu mais de 60 participantes em duas turmas, nos dias 20 e 21 de deste mês em São Paulo (SP), e 25 e 26 em Porto Alegre (RS).
O curso contou com a facilitação de especialistas renomados na área, como Andrew Georgiadis (Dover, Kohl & Partners Town Planning), Guilherme Takeda (Takeda Design) e Márcia Mikai (Pentagrama Projetos em Sustentabilidade e Regeneração). Durante a programação, os participantes tiveram acesso a conceitos sobre Charrette Imobiliária, princípios do Novo Urbanismo, adaptação à realidade brasileira, planejamento para mudanças climáticas, formatos de charrette e abordagens práticas.
Marco Azevedo, da Azecyp Hotelaria e Turismo e participante da turma de São Paulo, destacou a experiência como enriquecedora. “Eu frequento as ações da ADIT há bastante tempo, mas nunca tinha participado de um treinamento específico sobre charrette. Sempre ouvia falar, então decidi ver de perto. Foi uma experiência muito gratificante, com professores de altíssimo nível. O curso permitiu abrir a mente para novas experiências e quebrar paradigmas sobre urbanismo”.

Metodologia possibilita integração entre diferentes áreas do projeto
Diferente dos processos tradicionais, nos quais o escritório de projeto organiza reuniões sequenciais com clientes, projetistas complementares e órgãos reguladores, a charrette consolida todas as partes em um único ciclo de trabalho intensivo. Isso reduz os ciclos de feedback e a necessidade de revisões, resultando em redução de tempo e custos.
Por isso, mesmo quem já utiliza práticas consultivas no cotidiano profissional, conta que a abordagem do tema se mostrou relevante e agregadora. “No nosso escritório, já aplicamos metodologias participativas, mas foi interessante ver tudo reunido em uma metodologia específica. E poder ter essa troca com outros participantes, a imersão, sair do escritório e ficar aqui focada no nosso trabalho, pensando com criatividade, foi um momento muito especial da agenda deste ano”, afirmou Paula Perim, sócia-diretora da Urbco.

Para Andrew Georgiadis, um dos facilitadores do curso, a capacitação funciona como uma via de mão dupla, visto que ele também aprende e integra mais elementos em seus projetos, por meio da interação com os demais participantes. “Vim como instrutor, mas me sinto como aluno. Estou aprendendo muito com os participantes e suas experiências. Muitas pessoas já aplicam os conceitos da charrette sem nomeá-los assim, e isso é inspirador”, disse.
Nos dois dias de imersão, os participantes puderam aprender e desenvolver toda a parte conceitual, assim como aplicar de forma prática em projetos profissionais propostos, adaptando à realidade de cada local.
“O Andrew trouxe muita coisa profunda e eu acho muito legal a gente não ficar na superfície, a gente entender a origem semântica das palavras. E entrando na parte prática, é entender como eu posso levar para os meus processos hoje. A visão do [Guilherme] Takeda de tropicalização da Charrettes, entendendo as necessidades do nosso mercado, o timing muito acelerado dos nossos clientes, como utilizar a IA e a tecnologia para conseguir trazer isso na prática e ter resultados mais palpáveis, foi muito rico para mim”, detalhou Sussy Côrtes, da 3s Marketing.

O presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, ressaltou a importância da parceria entre as entidades e a relevância do curso. “Primeiro eu queria agradecer a ADIT por ter confiado nessa parceria com o Sinduscon RS, que comunga de vários os interesses comuns com a associação, que é desenvolver pessoas, relacionamentos e profissionalismo na gestão. E esse curso de Charrette irá trazer também uma nova filosofia que a gente vem aqui trabalhando da cocriação, da ideação, de trazer coisas novas para o nosso associado”.
O sucesso do curso, o primeiro realizado pela ADIT Brasil em 2025, reafirma o compromisso da entidade com a qualificação e a disseminação de boas práticas para o desenvolvimento imobiliário e urbano no país. Ao investir continuamente na capacitação do setor, a ADIT fortalece e consolida seu papel como referência na adoção de metodologias e conceitos inovadores para o mercado.
Mais notícias
-
Conceito, origem do capital, taxas de juros e mais sobre funding para incorporações imobiliárias
-
ADIT Arq 2025 realiza edição inédita em BH com presença da Foster + Partners
-
Estratégias para planejar e estruturar empreendimentos de uso misto no Brasil
-
Desafios e soluções do uso de tecnologia para sustentabilidade em comunidades planejadas