Artigos / Matérias
Ministério do Turismo divulga lista de destinos mais desejados para 2024; Confira o ranking
Turismo de sol e praia lidera preferência dos viajantes
O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), divulgou recentemente uma pesquisa realizada no mês de dezembro de 2023 sobre tendências de turismo para o ano atual.
O levantamento engloba comportamentos, preferências e visões de economia — todos atrelados ao turismo — que revelam uma parte do padrão de consumo dos viajantes brasileiros. O destaque vai para o ranking de destinos mais desejados em 2024.
São Paulo e Rio de Janeiro dividem o pódio dos estados mais cogitados pelos entrevistados para viajar nos próximos meses. A lista é seguida por Bahia, Ceará e Santa Catarina.
TOP 10 – estados brasileiros mais cogitados para viajar nos próximos meses
1- São Paulo – 15%
2- Rio de Janeiro – 15%
3- Bahia – 11%
4- Ceará – 9%
5- Santa Catarina – 7%
6- Pernambuco – 7%
7- Minas Gerais – 6%
8- Rio Grande do Sul – 5%
9- Paraná – 4%
10- Alagoas – 4%
Considerando o mesmo intervalo, a região Nordeste é o destino brasileiro mais cogitado para viagens, e internacionalmente Argentina, Paraguai e Estados Unidos são os países mais procurados pelos brasileiros em 2024.
(Infográfico: Arthur Malta/ADIT Brasil)
A pesquisa também revelou os locais nacionais que os brasileiros mais têm vontade de conhecer em algum momento. Em uma escala de interesse que varia de 0 a 10, Salvador foi a campeã, com a média de 7,1. Os colocados na sequência ainda deixam claro a preferência dos brasileiros pelo turismo de sol e praia.
TOP 5 – Locais que brasileiros mais têm vontade de conhecer em algum momento (0 a 10)
1- Salvador – 7.1
2- Fernando de Noronha – 6.9
3- Rio de Janeiro – 6.7
4- Lençóis Maranhenses – 6.5
5- Florianópolis – 6.4
Falando sobre tipos de hospedagem, 48% dos entrevistados que pretendem viajar neste ano deverão utilizar casa de amigo ou parente. 39% dizem se hospedar em hotéis e 32% optam pelas pousadas. Por outro lado, 5% prefere reservar uma hospedagem por Airbnb ou similar e 4% escolhem os resorts.
Outras duas informações interessantes para o segmento é que 74% dos brasileiros começam a planejar uma viagem a lazer com até 6 meses de antecedência e 48% prefere fazer as compras e reservas pela internet, como em sites e lojas virtuais de agências e empresas de viagens.
Turismo e economia
A pesquisa também considerou quais os setores vistos como mais importantes para os entrevistados. O turismo aparece em terceiro lugar, ficando atrás apenas do setor de tecnologia e comércio. O top 5 foi seguido pela indústria e agropecuária.
De forma mais específica, 88% dos participantes da pesquisa afirmam que o turismo é importante ou muito importante para a geração de emprego e renda. A mesma porcentagem também diz que o setor é importante ou muito importante para a economia do país e 84% defende também a importância turística para o desenvolvimento local e regional.
Quando questionados sobre o potencial para exploração do turismo como atividade econômica, 33% dos entrevistados responderam que o Brasil tem um potencial alto e 30% acreditam em um potencial muito alto. Somente 11% somam os que responderam potencial baixo ou muito baixo.
Além disso, 47% das pessoas entrevistadas acreditam que a exploração do turismo como atividade econômica nas cidades oferece mais benefícios que prejuízos.
Os resultados do levantamento deverão servir não apenas para a construção de políticas públicas de incentivo ao turismo — uma vez que está provada sua relevância na economia brasileira —, mas também para o planejamento estratégico dos players e investidores do setor.
O IPRI realizou 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A pesquisa completa pode ser vista clicando aqui.
- Por Maíra Sobral – Analista de conteúdo da ADIT Brasil
Mais notícias
-
Condomínios do Litoral Norte do RS serão visitados durante Missão da ADIT Brasil
-
ADIT Brasil lança cursos de Charrete Imobiliária em São Paulo e Porto Alegre
-
Turismo brasileiro em alta impulsionou economia do país em 2024
-
Mercado imobiliário em 2024 tem resultados acima das expectativas e projeções promissoras para 2025