Artigos / Matérias
Complan 2025 traz debate internacional sobre cidades de 15 minutos, urbanismo sustentável e novos modelos de desenvolvimento
Seminário acontece de 24 a 25 de setembro, em Atibaia(SP), e reúne especialistas para discutir bairros planejados e a evolução das cidades brasileiras
De 24 a 25 de setembro, a ADIT Brasil realiza a 15ª edição do Complan, principal seminário do país sobre comunidades planejadas, loteamentos e desenvolvimento urbano. O encontro, que acontecerá no Tauá Resort Atibaia (SP), reunirá nomes de destaque, nacional e internacional, para atualizar os players e discutir sobre os modelos urbanos e estratégias de desenvolvimento alinhadas ao novo urbanismo.
Mais de 30 profissionais passarão pelo palco, trazendo reflexões sobre como pensar cidades mais humanas, eficientes e sustentáveis. Entre os keynotes confirmados estão a arquiteta e urbanista Milena Bingre, da DPZ CoDesign em Miami, o escritório de Andrés Duany, que falará sobre como o desenho urbano pode ser um agente de inclusão, reduzindo barreiras físicas e sociais e promovendo espaços acessíveis a diferentes perfis de moradores. Também está confirmado Caio Portugal, presidente da AELO, que abordará contrapartidas públicas e limites regulatórios.
Entre os destaques desta edição do Complan, Carlos Moreno, professor da Universidade de Paris e criador do conceito de “cidade de 15 minutos”, abodará sobre o modelo que ganhou projeção internacional nos últimos anos. A proposta busca estruturar comunidades em que serviços essenciais como trabalho, lazer, educação e saúde estejam acessíveis em um raio de curta distância. Para Moreno, esta é uma abordagem capaz de transformar a experiência urbana, reduzir deslocamentos e reforçar vínculos comunitários.
A programação inclui ainda debates sobre geração de valor em comunidades planejadas, estratégias comerciais diferenciadas, projetos de uso misto, ESG aplicado ao desenvolvimento, novos modelos de financiamento e legislação de loteamentos, além da análise sobre o amadurecimento de bairros implantados no Brasil. Serão apresentados também cases como o Parc Autódromo (PR), Parque UNA São José dos Campos (SP), All Resort (SC), Lagoa dos Ingleses (MG), Pedra Branca (SC) e empreendimentos residenciais voltados ao lazer, que ilustram novas formas de viver e ocupar o território urbano.
Além das plenárias e painéis, o seminário contará com atividades práticas no dia 26. Dois workshops simultâneos vão aprofundar temas centrais: “Como Desenvolver Bairros Planejados”, com Felipe Cavalcante (Matx/ADIT Brasil), Fabiano de Marco (Idealiza Cidades) e Richard Schwambach (All Wert), voltado à execução de projetos urbanos de longo prazo; e “Placemaking na Prática – como criar espaços vivos e desejados”, conduzido por Patrícia Philippi (Hurbana), Juliana Castro (JA8 Arquitetura Viva), Moira Toledo (Lello Imóveis) e Paulo Toledo (CIA Multiplataforma), mostrando como o urbanismo pode gerar identidade, conexão e qualidade de vida.
Interessados podem conferir a programação detalhada e realizar a inscrição diretamente no site oficial do evento.
Mais notícias
-
Como o turismo e a hotelaria estão se reconfigurando para o futuro próximo
-
ADIT Brasil lança missão para Emirados Árabes Unidos com foco em desenvolvimento urbano e cidades do futuro
-
Presença de lideranças femininas está redesenhando mercado imobiliário brasileiro
-
Artigo – Hotéis e empreendimentos imobiliários ancorados em Vinícolas: o Vinho como estratégia de destino e valor territorial