A ADIT Brasil utiliza cookies para tornar sua experiência online ainda mais incrível e completa! Ao continuar com a gente nessa página, você concorda com o uso de cookies e com nossa Política de Privacidade! Saiba mais
Recusar CookiesAceitar Cookies
Conectar • Fomentar • Desenvolver
  • fale conosco
  • 82 3327-3465
ÁREA DO ASSOCIADO
ADIT Brasil
  • ADIT Brasil
    • Institucional
    • Estrutura Administrativa
    • Associe-se
  • Eventos
    • ADIT Invest
    • COMPLAN
    • Conexão Flórida
    • IMOBTUR
    • ADIT Juris
    • ADIT Arq
    • ADIT Share
  • Agenda
    • 5 de agostoPlano Diretor como estratégia de desenvolvimento urbano
    • 7 e 8 de agosto de 2025Curso: Inteligência Comercial para Projetos Imobiliários
    • 11 a 13 de agosto de 2025Missão Técnica Balneário Camboriú Vertical
    • Ver todos
  • Cursos e Missões
  • Conteúdos
    • Artigos / Matérias
    • Webinars
    • Podcast Além da Curva
    • Podcast Alta Temporada
    • Podcast Talks
    • Perfil
    • Livros
    • Pesquisas/Estudos
    • Vídeos
  • Associados
    • Diretório de Associados
    • Clube de Benefícios
    • Adit Meets
    • Associe-se
Logo adit ondemand
ADIT Brasil

Artigos / Matérias

Licenciamento de marca e a criação de experiências impactam em empreendimentos de hospitalidade

09/10/2024
  • Compartilhe:

Uso de marcas e personagens contribui para a atratividade e entretenimento em hotéis e propriedades compartilhadas.

O licenciamento de marcas pode representar um diferencial importante em empreendimentos de multipropriedade, timeshare, hotelaria e turismo. A presença de personagens e franquias famosas mundialmente, como Hello Kitty, Minions, Jurassic World, podem atrair e fidelizar clientes e se tornar mais um atrativo.

E com o objetivo de discutir a importância e evolução do uso de marcas em projetos turísticos no país, a ADIT Brasil realizou um webinar gratuito sobre o tema, na semana passada, que reuniu Juliano Macedo, da JAM L&T, Larissa Chiba, da Spectrum Brand Licensing, Marina Fraga, da Oinc Filmes, e Monica Joseph, da Sanrio.

O evento abordou desde os aspectos legais até as oportunidades que marcas de renome levam para empreendimentos de hospitalidade.

Larissa, que atua com marcas como Universal Studios (Velozes e Furiosos, Jurassic World, Trolls), DreamWorks (Shrek, Bee Movie, Megamente) e Illumination (Meu Malvado Favorito, Minions, Pets) no Brasil, contou como essas estratégias de ativação são utilizadas para atração e criação de experiência para o hóspede.

“Não tem nada mais gostoso do que você chegar num lugar e se identificar ali com uma marca que você tanto ama, então aquele sorriso no rosto de criança e adulto, é isso que a gente tá aqui para proporcionar”, comentou.

Licenciamento de marcas na hotelaria brasileira

No Brasil, a proposta ainda está em desenvolvimento, com uma grande promessa para o licenciamento de marcas, especialmente para experiências. A gerente de marketing na empresa japonesa que licencia personagens como a Hello Kitty, Monica falou sobre a importância de entender o público-alvo e adaptar ao tipo de serviço que deve ser oferecido.

“O mercado brasileiro ainda não é tão amadurecido como o americano e europeu. 20 anos atrás, quando eu comecei, era obviamente ainda mais restrito. Avançou muito principalmente para produtos, mas essa parte de experiências é bem diferente. Toda experiência tem que ser positiva”, explicou a executiva.

No entanto, os benefícios de ter uma marca forte e reconhecida no negócio hoteleiro vão além da criação de uma experiência imersiva, como a conexão emocional com o público, a expansão para novos mercados e a possibilidade de usar campanhas de marketing.

“Eu acho que ainda existe uma lição para gente como profissionais, talvez de divulgar como o licenciamento pode ser uma uma ferramenta bem bacana de marketing para atrair mais visitantes”, enfatizou Monica.

Alternativas para incorporação das marcas

Existem diversas formas de integrar marcas a projetos hoteleiros, desde a criação de quartos temáticos, restaurantes e eventos até a organização de Meet & Greets, oficinas e corridas temáticas. Para isso, o empreendimento deve entender qual o público a quem a marca se dirige e como ela se encaixa no seu projeto.

“O Três Palavrinhas hoje fala com 87% da população brasileira, porque é uma população cristã. O que essa população consome? O que que a gente entrega para ela?”, exemplificou Marina sobre a marca infantil produzida pela Oinc Filmes.

“A gente mostra que através do público, da necessidade e do consumo, a gente agrega na experiência que aquele empreendimento vai oferecer. Então a gente consegue entender o padrão de consumo e o porque escolher determinada marca para agregar no seu negócio”, completou ela.

O licenciamento de marcas costuma envolver um contrato que define o valor fixo e royalties sobre as vendas de produtos relacionados à marca. Além disso, as empresas de licenciamento oferecem apoio na divulgação e no marketing, auxiliando na construção dos cases de sucesso.

Para aprender mais sobre o licenciamento de marcas em projetos de hospitalidade, assista ao webinar a seguir:

  • Por Maíra Sobral – Coordenadora de conteúdo na ADIT Brasil
  • Compartilhe:

Mais notícias

  • O que cidades europeias ensinam sobre planejamento urbano e como Brasil pode se inspirar

  • Como a Serra Gaúcha construiu uma identidade e se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasil

  • Retrofit impulsiona preservação histórica e revitalização urbana nas cidades brasileiras

  • Bleisure ganha força e transforma desenho e rentabilidade da hotelaria brasileira

Insights

Receba conteúdo útil e relevante sobre os mercados imobiliário e turístico.

ADIT Brasil
  • Página Inicial
  • Institucional
  • Estrutura Administrativa
  • Eventos
  • Agenda
  • Cursos e Missões
  • Webinars
  • Artigos / Matérias
  • Podcast Além da Curva
  • Podcast Alta Temporada
  • Podcast Talks
  • Pesquisas / Estudos
  • Livros
  • Vídeos
  • Associados
  • Fale Conosco

ADIT Brasil

  • Institucional
  • Estrutura Administrativa
  • Associe-se

Eventos

  • ADIT Invest
  • COMPLAN
  • Conexão Flórida
  • IMOBTUR
  • ADIT Juris
  • ADIT Arq
  • ADIT Share

Cursos e Missões

  • Curso: Associação como ativo de valor para projetos imobiliários com etapa prática na Riviera de São Lourenço
  • Curso viabilidade para loteamentos urbanos
  • Missão Técnica China
  • Missão Técnica Hotelaria de Luxo em São Paulo
  • ESCRITÓRIO:
    Av Paulo Falcão, 525 - Jatiúca, Maceió - AL | CEP: 57036-390

    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 8h às 12h / 13h às 17h

    ASSOCIACAO PARA O DESENVOLVIMENTO IMOBILIARIO E TURISTICO DO BRASIL
    CNPJ: 08.116.783/0001-85
    comunidade@adit.com.br

Great Place To Work

Copyright © 2019

  • 82 3327-3465

Copyright © 2021

Desenvolvido por Yooh

Menu

  • Página Inicial
  • ADIT Brasil
    • Institucional
    • Estrutura Administrativa
    • Associe-se
  • Seminários
  • Agenda
  • Cursos e Missões
  • Conteúdos
    • Artigos / Matérias
    • Webinars
    • Podcast Além da Curva
    • Podcast Alta Temporada
    • Podcast Talks
    • Perfil
    • Livros
    • Pesquisas/Estudos
    • Vídeos
  • Associados
    • Diretório de Associados
    • Clube de Benefícios
    • Adit Meets
    • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Logo adit ondemand
Botão do Whatsapp