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Artigos / Matérias

Vacation clubs são alternativa para fidelizar clientes e driblar sazonalidade

13/09/2024
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Opção de hospedagem se mostra efetiva para garantir maior ocupação na baixa temporada

Os Vacation Clubs no Brasil têm evoluído para oferecer uma combinação de ocupação contínua, experiências personalizadas e inovação, criando um modelo de negócio robusto que atende tanto às necessidades dos clientes quanto aos objetivos dos resorts.

Com estratégias focadas em maximizar a ocupação durante a baixa temporada, fidelizar clientes por meio de experiências diferenciadas e oferecer flexibilidade e exclusividade, Felippe Wildhagen, diretor de vacation ownership e projetos do Bourbon Hospitalidade, explica como Vacation Clubs estão fomentando o futuro do turismo no Brasil.

“O papel principal é fidelizar o cliente que já faz um uso recorrente conosco. Só que a gente tem um desafio maior de encantá-lo cada vez mais. Então, é dar continuidade nessa relação já fidelizada, mas com uma experiência diferenciada, focando sempre na excelência na prestação de serviço”, destaca Felippe.

Já Carlos Eduardo Gonçalves, diretor de Marketing & Experiência do Cliente na WAM Group, acredita que o Vacation Club democratiza o turismo, por permitir que clientes tenham acesso a resorts, hotéis e parques em vários destinos, com condições exclusivas, por exemplo.

Carlos cita também que essa opção de hospedagem oferece ainda benefícios exclusivos que a diferencia de outros modelos pela flexibilidade de uso, padrão das acomodações e clube de vantagens.

“Os membros podem usar pontos ou semanas em uma ampla variedade de destinos ao redor do Brasil, permitindo personalização e flexibilidade de acordo com as suas preferências. Os resorts, hotéis e parques têm amenidades e atendimento diferenciado que superam as de hotéis comuns, além de descontos e vantagens exclusivas para proprietários e associados”, elucida o diretor da WAM.

A estratégia contínua de gerenciamento da sazonalidade

Dainara Warken da Rosa, gerente de Operações de Vacation Club e Multipropriedade

no Costao Vacation Club e Costao Estaleirinho, conta que apesar das temporadas mais altas apresentarem uma procura maior, seja de forma particular ou de Vacation Club, os valores no contrato são ajustados para manter o faturamento de diária média do resort.

“Inclusive, este é um dos mecanismos que mantém o Vacation Club fazendo tanto sentido. É papel do empreendedor, na construção do produto, pensar na oferta e demanda de cada período, construindo um calendário e tabela de pontuação que faça sentido”, enfatiza Dainara.

Costao do Santinho Resort. Foto: Divulgação.

Carlos Eduardo revela as estratégias para maximizar a utilização das propriedades durante os períodos de baixa temporada, que vão de pacotes promocionais a shows e eventos, como atividades gastronômicas e de esporte e lazer.

“Além da nossa rede própria de hotéis, resorts e parques, colaboramos com agências de viagens e operadoras, promovendo pacotes especiais em baixa temporada. Incentivamos a troca de semanas oferecendo benefícios como pontos adicionais, mais dias de estadia ou late check-out, aumentando o tempo de permanência e consumo de A&B”, diz.

Dainara também destaca que mais do que descontos atrativos, a qualidade da entrega dos serviços e instalações precisa estar entre os pontos altos dos benefícios da baixa temporada, mantendo o padrão da marca. 

“Na baixa temporada, o sócio deve encontrar a mesma qualidade de serviço e a mesma entrega de todas as atrações e equipamentos do resort. Isso ajuda, inclusive, a segurar a redução de preço de diárias, mantendo uma diária média com resultado positivo”.

Alinhamento entre fidelidade e satisfação do cliente

Felippe Wildhagen explica como o sistema de pontos e valores do vacation são estruturados, uma vez que as condições diferenciadas são um grande atrativo para o produto e têm grande influência na satisfação do cliente.

“No timeshare a gente trabalha com a fixação das condições de contrato. A gente tem produto que varia de cinco anos de uso até 13 anos de uso então no ato firmado aquelas condições, estão congeladas. A gente tem uma taxa de manutenção e tem outras estratégias para fazer a compensação do efeito inflacionário”, expõe.

“Mas uma vez firmado o contrato não tem alteração nas condições estabelecidas e todo ano no fechamento do exercício e do orçamento a gente faz atualização do produto como um todo, mas aí são para novos contratos”, complementa Felippe.

Para garantir a satisfação dos membros e promover a fidelidade à marca, Dainara alerta para o tratamento que é disponibilizado ao hóspede, exigindo um encantamento constante desde o atendimento à gastronomia.

“Nem todo sócio entra no Vacation Club pelo valor das diárias, vantajoso no longo prazo. Muitos chegam e ficam pelos diferenciais, pela forma como são tratados e porque enxergam o valor da marca em todos os detalhes”, reforça.

“O sócio de Vacation Club espera ser membro vip do resort, ter acesso a produtos exclusivos e ser enxergado como alguém que é prioridade. É exatamente o que entregamos, com mimos e diferenciais ao longo da estadia”, relata Dainara.

Demandas e expectativas do vacation club

Para Dainara, as experiências de viagem em família são demandas urgentes e crescentes nas famílias brasileiras, o que incentiva a busca por formas de viajar mais inteligentes e econômicas, o que coloca o Vacation Club como solução.

Dessa forma, compreender as aspirações dos clientes e oferecer um serviço que vá além das expectativas se torna uma tarefa indispensável, como afirma Felippe.

“As estratégias para garantir a satisfação dos membros e promover fidelidade é um trabalho infinito. O cliente está sempre trazendo novas aspirações para nós e é um Desafio constante, ainda mais para Bourbon que tem excelência na hospitalidade, entender a aspiração do cliente e ofertar um bom serviço”, destaca.

“O cliente tem muita informação, tem acesso a vários canais onde ele se posiciona e a gente fica atento nesses canais para entender a aspiração do cliente e fazer algo que vai de encontro com a expectativa dele”, enfatiza o executivo.

Já Carlos Eduardo, da WAM, reforça a importância do pós-venda na fidelização dos clientes e de processos bem definidos para dar o suporte necessário ao usuário em qualquer momento do seu contrato e de sua estadia.

“Além de um serviço de pós-venda de excelência, com apoio constante para garantir o sucesso do cliente, implementamos sistemas de comunicação contextual, como envio de mensagens com informações importantes e dicas sobre o destino, regras de uso, pesquisas de satisfação de atendimento e pós-estadia e, principalmente, agindo rapidamente para resolver problemas ou melhorar a experiência do cliente a cada feedback”, finaliza Carlos.

Dom Pedro Laguna Beach Resort, da WAM, em Aquiraz (CE). Foto: Divulgação.
  • Por Maíra Sobral – Analista de conteúdo na ADIT Brasil
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