Conectar • Fomentar • Desenvolver
  • fale conosco
  • 82 3327-3465
ÁREA DO ASSOCIADO
ADIT Brasil
  • ADIT Brasil
    • Institucional
    • Estrutura Administrativa
    • Associe-se
  • Eventos
    • ADIT Invest
    • COMPLAN
    • Conexão Flórida
    • IMOBTUR
    • ADIT Juris
    • ADIT Share
  • Agenda
    • 17 de junhoTransição climática: o que já se faz e o que os novos marcos regulatórios vão impulsionar
    • 26 de junhoTendências e oportunidades em Incorporação Imobiliária no Brasil
    • 7 e 8 de agosto de 2025Curso: Inteligência Comercial para Projetos Imobiliários
    • Ver todos
  • Cursos e Missões
  • Conteúdos
    • Artigos / Matérias
    • Webinars
    • Podcast Além da Curva
    • Podcast Alta Temporada
    • Podcast Talks
    • Perfil
    • Livros
    • Pesquisas/Estudos
    • Vídeos
  • Associados
    • Diretório de Associados
    • Clube de Benefícios
    • Adit Meets
    • Associe-se
Logo adit ondemand
ADIT Brasil

Artigos / Matérias

Escalabilidade e consequências: o Blockchain vai acabar com os cartórios?

11/09/2020
  • Compartilhe:

POR ADIT BRASIL

A simples – ou não tão simples assim –  estrutura organizacional que o blockchain possui, evita, naturalmente, falhas e fraudes em sua aplicação. A maneira algorítmica com que essa tecnologia é aplicada reduz erros e lentidão, sendo, atualmente, desejo dos mercados financeiros e administrativos. Sua implantação vai transformar, inevitavelmente, o mercado imobiliário em vários âmbitos – e sua relação com os cartórios é pauta que rende vários desdobramentos: seria o fim da principal instituição de custódia de documentos do país?

Movimentações internas não informatizadas, burocracia e lentidão – os cartórios trabalham de forma isolada e centralizada há muito tempo. Da emissão de uma certidão de nascimento ou imóvel até uma troca de ações ou registro de compra e venda de imóvel, o blockchain está pronto para ressignificar essas experiências. “O desenvolvimento tecnológico tem crescido de forma exponencial e revolucionado negócios em todas as áreas de atuação e não seria diferente com os serviços extrajudiciais”, explica Jonas Jeremias, CEO da TTura e Diretor de Tecnologia do Grup RTSC. 

Segundo ele, atender às novas tendências é inevitável, principalmente quando se trata dos registradores de imóveis. “Eles são os verdadeiros guardiães do direito à propriedade e este é um ponto onde a fé pública tem um valor muito forte. É o estado reconhecendo o direito de um cidadão àquela propriedade”, pontua,

As atividades estritamente operacionais devem ser substituídas por três tendências tecnológicas em especial: Inteligência Artificial (IA), Robotização (RPA) e Orquestração de Processos (BPMS). 

A IA irá auxiliar na análise de dados e confecção de minutas e documentos.

A automação de processos através robotização (RPA) e sistemas baseados em BPMS (sistema de gerenciamento de processos de negócios) trarão eficiência e simplificação – organizando, automatizando e digitalizando as tarefas, inclusive com assinaturas digitais com biometria garantindo autoria, integridade e legitimidade.

O Blockchain terá seu papel como a rede confiável de registro dos dados, sejam eles gerados pelos cartórios ou por alguma organização descentralizada. “O ponto é que os cartórios não têm opção, ou se modernizam e agregam valor, ou serão substituídos pela tecnologia”, defende Jeremias.

O BLOCKCHAIN É MESMO INVIOLÁVEL?

Há quem diga que a tecnologia blockchain é impossível de ser invadida. Por exemplo, é possível ter acesso a vários detalhes de uma transação feita via blockchain, mas não há como modificar os dados contidos ali. É como uma espécie de livro validado, universal e com confiabilidade garantida para ambas as partes envolvidas. “Porém, existem vários tipos de blockchain, com conceitos semelhantes, mas com tecnologias diferentes, criptografias diferentes”, diz o CEO da TTura.

Jonas Jeremias, CEO da TTura e Diretor de Tecnologia do Grup RTSC

Ele cita um exemplo envolvendo o blockchain do Bitcoin, usado para validar as transações na rede.“Nesse caso temos a figura dos mineradores, cujo papel fundamental é fornecer prova de trabalho para com isso conseguirem gravar registros na rede, recebendo como recompensa, alguns bitcoins”, explica. 

Por conceito, para se violar uma rede blockchain, seria necessário possuir 51% da força computacional da rede, de modo a fazer uma alteração de um registro e obter o consenso da maioria da rede.

“Hoje a rede do bitcoin é a mais segura, pois os mineradores estão localizados em pontos estratégicos do globo onde a energia elétrica é mais barata e, por isso, seria praticamente impossível um player único conseguir atingir mais da metade da força computacional e corromper a rede.”

CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS DA ASCENSÃO DO BLOCKCHAIN

Com o advento e popularização da tokenização de ativos imobiliários, o movimento natural de mercado é o surgimento de agentes aplicando golpes. “Caberá aos órgãos reguladores e empresas sérias do mercado, criarem dispositivos e mecanismos para coibir tais atuações”, explica. Assim como no mercado de Bitcoins, as pirâmides financeiras serão uma realidade.

“Ainda hoje existem muitas pessoas e empresas mal intencionadas, que se utilizam da popularidade das criptomoedas para ludibriar as pessoas, prometendo ganhos altos quando na verdade são esquemas financeiros”, diz.  “Muitas vezes, inclusive, utilizando-se de figuras famosas e propagandas em redes de televisão.”

ESCALABILIDADE DO BLOCKCHAIN 

Um dos principais benefícios do blockchain é a estabilização de uma camada de confiança na internet onde o registro de documentos e eventos – função hoje dos cartórios –  será tão fácil quanto uma assinatura eletrônica. Um dos principais entraves para isso é a escalabilidade e performance dos protocolos de blockchain. 

“A rede do Bitcoin é capaz de processar apenas 7 transações por segundo (TPS), já a rede do Ethereum, processa 20 TPS, porém, já existem projetos em estágio avançado registrando até 10.000 TPS. A título de comparação, a rede da Visanet é capaz de processar 25.000 TPS”, exemplifica Jeremias.

Com tal característica de registro imutável, o blockchain agregado à alta capacidade de TPS garantirá a segurança da  informação mesmo na hipótese de uma catástrofe.

“Seria praticamente impossível a perda desses dados, e isso é realmente inovador. Vale a pena lembrar que no Haiti, em 2010, um terremoto devastou grande parte do país, deixando mais de 1,5 milhão de pessoas desabrigadas.”

O terremoto em questão acabou com cidades e destruiu 60 anos de arquivos do governo, incluindo registros de imóveis. “Hoje milhares de pessoas reconstruíram suas casas mas não possuem o registro legal da propriedade.”

  • Compartilhe:

Mais notícias

  • Multiproprietários brasileiros gastam mais e ficam mais tempo nos destinos na comparação com viajantes convencionais

  • Multipropriedade cresce 16,6% e alcança R$ 92,7 bilhões em VGV

  • Prêmio Legado ADIT homenageia contribuição de Caio Calfat à entidade e aos setores imobiliário e turístico

  • ADIT Brasil elege nova Diretoria Executiva, Conselhos de Administração, Jurídico e Fiscal para biênio 2025-2027

Insights

Receba conteúdo útil e relevante sobre os mercados imobiliário e turístico.

ADIT Brasil
  • Página Inicial
  • Institucional
  • Estrutura Administrativa
  • Eventos
  • Agenda
  • Cursos e Missões
  • Webinars
  • Artigos / Matérias
  • Podcast Além da Curva
  • Podcast Alta Temporada
  • Podcast Talks
  • Pesquisas / Estudos
  • Livros
  • Vídeos
  • Associados
  • Fale Conosco

ADIT Brasil

  • Institucional
  • Estrutura Administrativa
  • Associe-se

Eventos

  • ADIT Invest
  • COMPLAN
  • Conexão Flórida
  • IMOBTUR
  • ADIT Juris
  • ADIT Share

Cursos e Missões

  • Curso: Associação como ativo de valor para projetos imobiliários com etapa prática na Riviera de São Lourenço
  • Curso viabilidade para loteamentos urbanos
  • Missão Técnica China
  • Missão Técnica Hotelaria de Luxo em São Paulo
  • ESCRITÓRIO:
    Av Paulo Falcão, 525 - Jatiúca, Maceió - AL | CEP: 57036-390

    Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 8h às 12h / 13h às 17h

    ASSOCIACAO PARA O DESENVOLVIMENTO IMOBILIARIO E TURISTICO DO BRASIL
    CNPJ: 08.116.783/0001-85
    comunidade@adit.com.br

Great Place To Work

Copyright © 2019

  • 82 3327-3465

Copyright © 2021

Desenvolvido por Yooh

Menu

  • Página Inicial
  • ADIT Brasil
    • Institucional
    • Estrutura Administrativa
    • Associe-se
  • Seminários
  • Agenda
  • Cursos e Missões
  • Conteúdos
    • Artigos / Matérias
    • Webinars
    • Podcast Além da Curva
    • Podcast Alta Temporada
    • Podcast Talks
    • Perfil
    • Livros
    • Pesquisas/Estudos
    • Vídeos
  • Associados
    • Diretório de Associados
    • Clube de Benefícios
    • Adit Meets
    • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Logo adit ondemand