Artigos / Matérias
Planejamento e inovação são destaque nos aprendizados da Missão China da ADIT Brasil
Iniciativa incluiu visitas a empresas, grupos econômicos,, obras de infraestrutura, encontros institucionais com autoridades locais, entre outros
Ao longo de 12 dias, 21 executivos brasileiros visitaram Pequim, Xangai e Xiamen, três cidades que são referência mundial em desenvolvimento urbano, inovação e tecnologia. A experiência fez parte da 1ª edição da Missão China, iniciativa promovida pela Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil), com curadoria do LIDE China, e aconteceu entre os dias 25 de maio e 6 de junho de 2025.
Em um mercado complexo, mas surpreendente, os participantes da Missão China vivenciaram uma programação intensa e multissetorial, reunindo visitas técnicas a empresas, escritórios de arquitetura, grupos econômicos, centros de inovação, obras de infraestrutura, experiências públicas de habitação e planejamento urbano, além de encontros institucionais com autoridades locais.
Para o presidente do Conselho da ADIT Brasil, Sérgio Villas Bôas, a Missão China representou mais um importante passo na ampliação da abrangência geográfica e dos mercados impactados pelas Missões Técnicas promovidas pela entidade. “O que inicialmente parecia um grande desafio transformou-se em mais um case de sucesso, altamente elogiado por todos os participantes que integraram a missão”, destacou.

Para Villas Bôas, a missão possibilitou, ainda, uma imersão em um contexto cultural, político, tecnológico e de infraestrutura diverso. “[A China] tem muito a nos ensinar quanto aos avanços tecnológicos, sua extrema capacidade de planejamento e execução, em um ambiente previsível, fator imprescindível para se alcançar um crescimento econômico sustentável”, contou. “Vale igualmente a menção acerca da sensação extrema de segurança, uma vez que o País é monitorado através de moderna tecnologia aplicada. Há também a qualidade da infraestrutura dos bairros e das cidades, já que questões como mobilidade e sustentabilidade são pilares do desenvolvimento urbano naquele País”, completou.
Em Pequim, os participantes foram recepcionados com um jantar de boas-vindas. Nos dias seguintes, a programação incluiu visitas institucionais e encontros estratégicos à Embaixada do Brasil, à sede da gigante de tecnologia Huawei e ainda teve a oportunidade de dialogar com autoridades e executivos locais. Uma das paradas de destaque foi a visita à Wan Bridge.
Visitas a ícones culturais da capital chinesa também integraram a programação, como à histórica Cidade Proibida, Praça da Paz Celestial e Complexo Olímpico de Pequim, símbolo da modernização recente do país.
Em seguida, a missão técnica seguiu para Xangai, que incluiu visitas a empreendimentos emblemáticos como o Hongtong Kong Land e o inovador Heatherwick Studio. Os participantes também conheceram a atuação da Fundação Fuzan e visitaram o icônico edifício 1000 Trees, conhecido por sua integração entre arquitetura e natureza. Houve também visita ao Civic Center, The Bund, escritório de advocacia East & Concord Partners e o Shanghai Urban Planning Exhibition Hall.
Já em Xiamen, a comitiva da ADIT Brasil conheceu a vila Weili Shan, ITG, CID (Construtora Comercial D) e o Centro de Convenções de Xiamen.
Missão revelou experiências contrastantes, mas complementares
Paulo Toledo, sócio-diretor na CIA Multiplataforma Imobiliária, ressaltou que apesar da alta expectativa para vivenciar essa experiência, a missão técnica conseguiu superá-la.
“Além do acesso a lugares espetaculares, que a gente aprendeu muito, é também a curadoria e experiência que a ADIT e o Lide propiciaram pra gente. Estou absolutamente encantado! Eu acredito que a gente está também trazendo muito disso pra aplicar no Brasil”, enfatizou Toledo.
“Já tive insights, como, por exemplo, a questão das maquetes, a loja de experiência, que é uma coisa que a CIA aplica em todos os projetos. Eu aprendi muito e vai fazer muita diferença. Só tenho a agradecer a ADIT por tudo e dizer que em cada missão a gente aprende muito, além do networking e da troca de experiência entre os associados”, disse o sócio-diretor da CIA Multiplataforma Imobiliária.

Para Richard Schwambach, CEO da All Wert, o contraste entre Pequim e Xangai também foi um elemento interessante que proporcionou entender um pouco mais a complexidade da China.
“A gente teve uma primeira experiência em Pequim, que é uma cidade mais antiga, histórica, governamental, burocrata e não tão contemporânea, como Xangai, que foi uma surpresa espetacular. Já sentimos desde o primeiro momento que a cidade é outra, tem outra pulsação, informação, diversidade de prédios. Foi uma experiência incrível e a parte de arquitetura é impressionante”, destacou.
O planejamento das cidades e a forma estratégica como os chineses agem foram alguns dos principais pontos observados por Roque Almeida, CEO na Matter&Co. “A gente chega aqui e vê uma potência de planejamento, de pensamento, vê de fato cidades sendo planejadas e há toda uma lógica de pensamento acompanhando isso[…] Tem me instigado muito a pensar em como a gente consegue fazer essa mesma lógica de planejamento de cidades, estados, empresas no Brasil”, comentou.
Com o sucesso da 1ª edição da Missão China, a ADIT já abriu um formulário para os interessados em integrar a próxima edição, prevista para acontecer em 2026. Para se cadastrar ou saber mais informações, acesse o formulário.
- Graziela França – Head de Conteúdo da ADIT Brasil
Mais notícias
-
Como o turismo e a hotelaria estão se reconfigurando para o futuro próximo
-
ADIT Brasil lança missão para Emirados Árabes Unidos com foco em desenvolvimento urbano e cidades do futuro
-
Presença de lideranças femininas está redesenhando mercado imobiliário brasileiro
-
Artigo – Hotéis e empreendimentos imobiliários ancorados em Vinícolas: o Vinho como estratégia de destino e valor territorial